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P-37 CASE PREF. SP: Os Desafios do Levantamento de Necessidades de Treinamento Apresentadora: Hilda Lititanskas –

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1 P-37 CASE PREF. SP: Os Desafios do Levantamento de Necessidades de Treinamento Apresentadora: Hilda Lititanskas – Telefone – (11)

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3 ANO ADM. INDIRETA ADM. DIRETA TOTAL Evolução Anual do Orçamento – R$ Bil Administração Direta: Secretarias, CMSP, TCM e Fundos Administração Indireta: AHM, IPREM, Serviço Funerário, HSPM Recursos orçados para capacitação: R$ ,00 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA

4 DISTRIBUIÇÃO ADMINISTRATIVA - SECRETARIAS SIGLASECRETARIAÁREA DE ATUAÇÃO SEHABHABITAÇÃO SEMDETDESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DO TRABALHOTRABALHO E GERAÇÃO DE RENDA SEMEESPORTESESPORTES E LAZER SEMPLAPLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃOPLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO SESSERVIÇOS SFFINANÇAS SGMGOVERNO MUNICIPALGOVERNO SIURBINFRAESTRUTURA URBANAOBRAS SMADSASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIALASSISTÊNCIA SOCIAL SMCCULTURA SMDUDESENVOLVIMENTO URBANO SMEEDUCAÇÃO SMPEDPESSOA COM DEFICIÊNCIAINCLUSÃO E ACESSIBILIDADE SMPPPARTICIPAÇÃO E PARCERIAPARCERIAS SMRIRELAÇÕES INTERNACIONAIS SMSPCOORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS SMSSAÚDE SMSUSEGURANÇA URBANAGUARDA CIVIL METROPOLITANA SMTTRANSPORTESTRANSPORTES E TRÂNSITO SNJNEGÓCIOS JURÍDICOSPROCURADORIA SVMA VERDE E MEIO AMBIENTE MEIO AMBIENTE, PARQUES

5 DISTRIBUIÇÃO ADMINISTRATIVA SUBPREFEITURAS 31 SUBPREFEITURAS ZELADORIA DA CIDADE, AÇÃO REGIONAL ABRANGENDO OS 96 DISTRITOS DA CIDADE

6 CARREIRAS PMSP CARREIRASCARGOSDISCIPLINAS/ SEGMENTOS/ ÁREAS NÍVEL SUPERIOR Especialista em Administração, Orçamento e Finanças Públicas Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Estatística Especialista em Desenvolvimento Urbano Engenharia; Agronomia; Geologia; Geografia; Sociologia; Tecnologia (modalidades de Construção Civil, Eletricidade e Mecânica) Especialista em Meio Ambiente Superior Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social Serviço Social; Pedagogia; Diretor Equipamento Social Especialista em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas Museologia; Arquivologia; Biblioteconomia; História; Astronomia; Física; Matemática; Geologia; Geografia; Educação Física e Esportes Auditor Tributário Fiscal Municipal Graduação Nível Superior Agente Vistor e Agente de Apoio Fiscal Graduação Nível Superior Procurador do Município Direito Especialista em Saúde Médico Medicina Especialista em Saúde Biologia; Biomedicina; Cirurgião Dentista; Educação em Saúde Pública; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Nutrição; Ortóptica; Psicologia; Química; Terapia Ocupacional Gestores Educacionais Coordenador Pedagógico; Diretor de Escola; Supervisor Escolar Docentes Professor de Ensino Fundamental II e Médio

7 CARREIRAS PMSP CARREIRASCARGOSDISCIPLINAS/ SEGMENTOS/ ÁREAS NÍVEL MÉDIO Assistente de Gestão de Políticas Públicas Sócio-Educativo; Gestão Administrativa; Atendimento; Políticas Públicas; Gestão Urbana Assistente de Suporte Técnico Suporte Técnico e Infra-estrutura; Suporte Técnico à Gestão Pública; Suporte Técnico Especializado Auxiliar Técnico de Educação Quadro de Apoio da Educação Guarda Civil Metropolitana Guarda Civil Metropolitano; Inspetor Auxiliar Técnico em Saúde Eletrocardiografia; Eletroencefalografia; Gasoterapia; Hemoterapia; Histologia e Citologia; Autópsia; Auxiliar de Consultório Dentário; Auxiliar de Enfermagem Técnico em Saúde Farmácia; Laboratório; Prótese Dentária; Nutrição e Dietética; Higiene Dental; Radiologia Docentes Professor de Educação Infantil; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I NÍVEL BÁSICO Agente de Apoio Cozinha e Copa; Portaria, Zeladoria e Vigilância; Transporte e Manutenção de Automotores; Obras, Conservação e Construção de Áreas Públicas; Auxiliar em Saúde; Apoio Administrativo; Serviços Auxiliares em Primeiros Socorros; Serviços Gerais Agente Escolar Quadro de Apoio da Educação

8 QUADRO DE PESSOAL – ADMINISTRAÇÃO DIRETA Situação ServidorFrequênciaPercentual Ativo % Inativo % Total ,00% Servidores por áreaFrequênciaPercentual SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO % SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE % Demais Secretarias e Subprefeituras % Base ,00% SexoFrequênciaPercentual Feminino % Masculino % Base ,00% Faixa EtáriaFrequênciaPercentual Até 30 anos % Acima de 30 anos até 40 anos % Acima de 40 anos até 60 anos % Acima de 60 anos % Base ,00% Fonte: SIGPEC, agosto 2012 – DERH/ COGEP/ SEMPLA

9 ESCOLARIDADE – SERVIDORES ATIVOS Fonte: SIGPEC, agosto 2012 – DERH/ COGEP/ SEMPLA Nível de escolaridadeNúmero de servidores ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO9.583 ENSINO MÉDIO SUPERIOR PÓS-GRADUAÇÃO2.129 OUTROS8 TOTAL

10 Gestão de Pessoas

11 ESTRUTURA DA COGEP DENTRO DE SEMPLA COGEP GAB 4 servidores DERH 124 servidores DESS 215 servidores DDEP 18 servidores EFSPM 7 servidores 368 servidores responsáveis pela definição, orientação e execução das ações relacionadas a Gestão de Pessoas

12 Consolidação da área de gestão de pessoas com foco no desenvolvimento, processos e gestão integrados Recrutamento e seleção Eventos funcionais Formação, desenvolvimento e capacitação dos profissionais da Prefeitura do Município de São Paulo Participação do servidor Avaliação dos servidores Reconhecimento e valorização do servidor público municipal Promoção à saúde e qualidade de vida Sistema municipal de estágios Eixos da Política de Gestão de Pessoas

13 CENÁRIO GESTÃO DE PESSOAS NA PMSP profissionais – 74 unidades de referência 70% - administração e controle 25% - desenvolvimento 5% - promoção à saúde Departamento de Desenvolvimento Profissional – DDEP: responsável pelas diretrizes e orientações nas áreas: Gestão de Carreiras Avaliação de Desempenho Crescimento nas Carreiras Gratificações Gestão de Capacitação Gerenciamento de recursos/ Contrapartidas LNT / Plano Anual de Capacitação Validação de cursos Gestão de Estágios e Convênios Gestão de Estágios Convênios

14 LNT NA PMSP – ALGUMAS DEFINIÇÕES Decreto nº , de 30 de Março de Institui a Política Municipal de Capacitação no âmbito da Administração Direta do Município de São Paulo. TREINAMENTO - base primordial para o alcance dos objetivos de uma instituição, começa pelo treinamento e desenvolvimento das pessoas. Não é uma simples despesa, mas um precioso investimento, seja na organização ou nas pessoas. Isto é, traz benefícios diretos para a clientela (Chiavenato). - Está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem-sucedidos (Ivancevich). CAPACITAÇÃO - processo permanente, contínuo e deliberado de aprendizagem com a finalidade de produzir e difundir conhecimentos, desenvolver habilidades e capacidades técnicas e gerenciais, inovando a atuação das ações dos profissionais, buscando propiciar um ambiente de trabalho saudável e resultados condizentes com os processos adotados.

15 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO – organização das necessidades de capacitação com base nos serviços prestados pelas Unidades e na Avaliação de Desempenho dos servidores, com vistas a contribuir: -para a execução dos serviços com maior qualidade -na modernização dos fluxos de trabalho -no alcance das metas das unidades -na otimização de recursos humanos, físicos e materiais nas demandas de capacitação - na formulação de indicadores para o acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados por meio das capacitações LNT NA PMSP – OBJETIVOS

16 DESAFIOS BANCO DE DADOS – SIGPEC NÚMERO DE SERVIDORES X CARGOS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO NAS SECRETARIAS E SUBPREFEITURAS DESCENTRALIZAÇÃO DAS UNIDADES DE GESTÃO DE PESSOAS / ROTATIVIDADE DE PESSOAL ESCOLHA DE FERRAMENTA E CRIAÇÃO DE INSTRUMENTAL REGISTRO DE DADOS RELACIONADOS À ÁREA DE ATUAÇÃO DE CADA UNIDADE DAS SECRETARIAS/ SUBPREFEITURAS ORIENTAÇÕES SISTEMÁTICAS, ELABORAÇÃO DE MANUAIS, ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES, FLUXOS E PRAZOS, TABULAÇÃO E GERENCIAMENTO DAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO. LNT NA PMSP - PLANO DE CAPACITAÇÃO AÇÕES

17 Aponte o nome dos cursos realizados pela EFSPM, que são essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos e alcance das Metas: Cursos nº servidores NB nº servidores NM nº servidores NU Total servidoresSec/ SubUnidades PLANILHA CURSOS EFSPM - Considerando a atuação dos servidores de Níveis: Básico, Médio e Universitário em sua unidade de trabalho, aponte a qualificação necessária que poderia ser realizada pela EFSPM, de acordo com o combo. MANUAL - MODELO DE PLANILHA PARA APONTAMENTO DE DADOS

18 PARCERIA - ESCOLAS DE FORMAÇÃO INSTITUIÇÃOVINCULAÇÃO CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS - CEJURSECRETARIA MUNICIPAL DE NEGÓCIOS JURÍDICOS - SNJ ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO PÚBLICO MUNICIPAL - ESDMSECRETARIA MUNICIPAL DE NEGÓCIOS JURÍDICOS - SNJ CENTRO DE FORMAÇÃO EM SEGURANÇA URBANA - CSFUSECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA - SMSU DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DOTSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME ESCOLA MUNICIPAL DA SAÚDESECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SMS ESCOLA DE FORMAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL - EFSPM SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO - SEMPLA ESPAÇO PÚBLICO DO APRENDER SOCIAL - ESPASO SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SMADS UNIVERSIDADE LIVRE DE MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ - UMA PAZ SECRETARIA MUNICIPAL DE VERDE E MEIO AMBIENTE - SVMA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICASTRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - TCMSP ESCOLA DO PARLAMENTO PAULISTANOCÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - CMSP

19 PARCERIA - CONTRAPARTIDAS E CONVÊNIOS CONTRAPARTIDAS INSTITUTO GOETHE - Oferece 14 bolsas de estudos no curso de língua alemã em contrapartida a ocupação de área Municipal. Desde 2001 é realizado processo seletivo para servidores da administração direta, a partir de 2008 realizado de 2 em 2 anos, para preenchimento das referidas bolsas e formação de quadro reserva. INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA - Oferece o total de 10 bolsas de estudos nos cursos de MBA em contrapartida a ocupação de área Municipal. Desde 2001 é realizado processo seletivo, anualmente entre os meses de janeiro/ fevereiro para preenchimento das referidas bolsas por servidores da administração direta municipal. SENAI – Oferece vagas nos cursos de construção civil, AutoCAD e manutenção de microcomputadores em contrapartida a ocupação de área Municipal. Desde 2011 a contrapartida vem sendo cumprida, com base no levantamento de necessidades de capacitação – LNT, quando as áreas informam a necessidade de capacitação de servidores e o Departamento de Desenvolvimento Profissional solicita as vagas ao SENAI e promove a distribuição. Foram 192 servidores capacitados em CONVÊNIOS Atualmente, constam 22 instituições de ensino conveniadas, proporcionando aos servidores e dependentes descontos de 15% a 55% nas mensalidades de cursos, que englobam desde a educação infantil à pós-graduação, bem como cursos técnicos e de idiomas beneficiados em 2011.

20 Resultados Capacitação PMSP 2011

21 DISTRIBUIÇÃO CURSOS VALIDADOS 2011 Fonte: DGEC, abril 2012 – DERH/ COGEP/ SEMPLA UNIDADENº DE CURSOS VALIDADOSUNIVERSO SERVIDORES PRODAM19PMSP SEHAB2 SEMDET9 SEME13SEME SEMPLA71PMSP SF39SF SGM16SGM SFMS1SFMSP SIURB3 SMADS56SMADS SMC8 SMDU1 SME85SME SMPED3 SMPP16PMSP SMS255SMS SMSP122SMSP SMSU27SMSU SNJ12SNJ SVMA23SVMA TOTAL GERAL

22 DISTRIBUIÇÃO CURSOS POR ÁREA (*) EFSPM - COGEP/ SEMPLA (**) SENAI/ GOETHE/ MAUÁ (***) EAD – ESAF/ COGEP Á REA CAPACITA Ç ÃON º SERVIDORES SA Ú DE9.180 EDUCA Ç ÃO6.620 ASSISTENCIA SOCIAL1.710 ZELADORIA DA CIDADE3.613 MEIO AMBIENTE1.270 INFORM Á TICA (*)2.659 ATENDIMENTO - EAC423 ATENDIMENTO - EAC ATUALIZA Ç ÃO500 GESTÃO/ ADM - EQUIPES/ PROJETOS60 INTEGRA Ç ÃO200 PLANEJAMENTO FINAN Ç AS PESSOAIS856 GESTÃO FINANCEIRA/ OR Ç AMENT Á RIA785 PREGOEIROS/ LICITA Ç ÕES30 FORMA Ç ÃO DE INSTRUTORES60 CULTURA1.080 CURSOS EAD (***)1.120 SENAI/ CONTRAPARTIDAS (**)216 OUTROS3.818 TOTAL34.200

23 INVESTIMENTOS EM CAPACITAÇÃO 2011 Orçamento para Capacitação 2011 – R$ ,00 SecretariasNº Servidores Valor Tipo SEHAB76R$ ,00curso SEMDET1R$ 1.720,00curso SEME3R$ 1.480,00 evento SEMPLA421R$ ,00 evento SEMPLA6R$ 5.365,19curso SF29R$ ,00 evento SF38R$ ,00curso SF, SIURB, SVMA, SEMPLA17R$ 5.950,00 evento SGM7R$ 3.780,00 evento SIURB11R$ ,00 evento SIURB2R$ 2.380,00curso SMDU15R$ ,00curso SMPED6R$ 2.890,00 evento SMSP6R$ 5.000,00 evento SMSP110R$ ,00curso SVMA22R$ 9.230,00 evento SVMA12R$ ,00curso VÁRIAS (CONARH)28R$ ,00 evento TOTAL810R$ ,19

24 Utilização dos insumos de Capacitação : Crescimento nas Carreiras e Gratificações

25 Carreiras: Formas de crescimento CARREIRAS FORMAS DE CRESCIMENTO DEFINIÇÕES QP: Educação, Fiscalização, Auditoria Fiscal, Procuradoria e GCM PROMOÇÃO POR MERECIMENTO Movimento horizontal do servidor dentro da carreira, consistindo na passagem de um grau para outro imediatamente superior, dentro de uma mesma classe, em razão do resultado obtido no processo de avaliação de desempenho, associado ao tempo de permanência no grau, títulos e atividades PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE Movimento horizontal do servidor dentro da carreira, consistindo na passagem de um grau para outro imediatamente superior, dentro de uma mesma classe considerando o tempo mínimo de 3 anos de permanência no grau EVOLUÇÃO FUNCIONAL Educação, Fiscalização, Auditor Fiscal e GCM: concurso de acesso. Procurador: enquadramento por tempo PCCS: Nível Básico, Nível Médio, Nível Superior, Nível Médio Saúde, Nível Superior Saúde PROGRESSÃO FUNCIONAL Movimento vertical do servidor dentro da carreira, consistindo na passagem de uma categoria para outra imediatamente superior, dentro de um mesmo nível, em razão do resultado obtido no processo de avaliação de desempenho, associado ao tempo de permanência na categoria, títulos e atividades PROMOÇÃO FUNCIONAL Elevação vertical do servidor na carreira, como na progressão, mas de um nível para outro, em razão do resultado obtido no processo de avaliação de desempenho, associado a títulos e atividades, considerando-se ainda o tempo de efetivo exercício na última categoria de um determinado nível. Nas carreiras de nível básico e médio, na mudança do nível I para o nível II, exige- se 90 horas em cursos nas áreas afins ao cargo exercido. Nas carreiras de nível superior, na mudança do nível I para o nível II, exige-se 360 horas em cursos nas áreas afins ao cargo exercido. Nas carreiras de nível superior, na mudança do nível II para o nível III, exige-se pós graduação ou especialização em áreas afins ao cargo exercido.

26 COMPOSIÇÃO DA GRATIFICAÇÃO POR DESEMPENHO DE ATIVIDADE 70% da referência inicial das respectivas carreiras, sendo: até 15% = resultado da avaliação de desempenho individual até 20% = resultado da avaliação de desempenho institucional até 25% = alcance de metas e resultado por área de atuação 10% = títulos

27 Portal do Servidor: Avaliação de Desempenho: Planos de Cargos, Carreiras e Salários: Eventos de Crescimento nas Carreiras: Estágio: Convênios: Atlas Municipal de Gestão de Pessoas: Seminário Municipal de Gestão de Pessoas: OBRIGADA! ENDEREÇOS PMSP


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