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P-37 CASE PREF. SP: Os Desafios do Levantamento de Necessidades de Treinamento Apresentadora: Hilda Lititanskas e-mail – hlititanskas@prefeitura.sp.gov.br.

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1 P-37 CASE PREF. SP: Os Desafios do Levantamento de Necessidades de Treinamento
Apresentadora: Hilda Lititanskas Telefone – (11)

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3 Evolução Anual do Orçamento – R$ Bil
LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA Evolução Anual do Orçamento – R$ Bil ANO ADM. INDIRETA DIRETA TOTAL 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Administração Direta: Secretarias, CMSP, TCM e Fundos Administração Indireta: AHM, IPREM, Serviço Funerário, HSPM Recursos orçados para capacitação: R$ ,00

4 DISTRIBUIÇÃO ADMINISTRATIVA - SECRETARIAS
SIGLA SECRETARIA ÁREA DE ATUAÇÃO SEHAB HABITAÇÃO SEMDET DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DO TRABALHO TRABALHO E GERAÇÃO DE RENDA SEME ESPORTES ESPORTES E LAZER SEMPLA PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO SES SERVIÇOS SF FINANÇAS SGM GOVERNO MUNICIPAL GOVERNO SIURB INFRAESTRUTURA URBANA OBRAS SMADS ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL ASSISTÊNCIA SOCIAL SMC CULTURA SMDU DESENVOLVIMENTO URBANO SME EDUCAÇÃO SMPED PESSOA COM DEFICIÊNCIA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE SMPP PARTICIPAÇÃO E PARCERIA PARCERIAS SMRI RELAÇÕES INTERNACIONAIS SMSP COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS SMS SAÚDE SMSU SEGURANÇA URBANA GUARDA CIVIL METROPOLITANA SMT TRANSPORTES TRANSPORTES E TRÂNSITO SNJ NEGÓCIOS JURÍDICOS PROCURADORIA SVMA VERDE E MEIO AMBIENTE MEIO AMBIENTE, PARQUES

5 DISTRIBUIÇÃO ADMINISTRATIVA SUBPREFEITURAS
31 SUBPREFEITURAS ZELADORIA DA CIDADE, AÇÃO REGIONAL ABRANGENDO OS 96 DISTRITOS DA CIDADE

6 DISCIPLINAS/ SEGMENTOS/ ÁREAS
CARREIRAS PMSP CARREIRAS CARGOS DISCIPLINAS/ SEGMENTOS/ ÁREAS NÍVEL SUPERIOR Especialista em Administração, Orçamento e Finanças Públicas Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Estatística Especialista em Desenvolvimento Urbano Engenharia; Agronomia; Geologia; Geografia; Sociologia; Tecnologia (modalidades de Construção Civil, Eletricidade e Mecânica) Especialista em Meio Ambiente  Superior Especialista em Assistência e Desenvolvimento Social Serviço Social; Pedagogia; Diretor Equipamento Social Especialista em Informações Técnicas, Culturais e Desportivas Museologia; Arquivologia; Biblioteconomia; História; Astronomia; Física; Matemática; Geologia; Geografia; Educação Física e Esportes Auditor Tributário Fiscal Municipal Graduação Nível Superior Agente Vistor e Agente de Apoio Fiscal Procurador do Município Direito Especialista em Saúde Médico Medicina Especialista em Saúde Biologia; Biomedicina; Cirurgião Dentista; Educação em Saúde Pública; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Nutrição; Ortóptica; Psicologia; Química; Terapia Ocupacional Gestores Educacionais Coordenador Pedagógico; Diretor de Escola; Supervisor Escolar Docentes Professor de Ensino Fundamental II e Médio

7 DISCIPLINAS/ SEGMENTOS/ ÁREAS
CARREIRAS PMSP CARREIRAS CARGOS DISCIPLINAS/ SEGMENTOS/ ÁREAS NÍVEL MÉDIO Assistente de Gestão de Políticas Públicas Sócio-Educativo; Gestão Administrativa; Atendimento; Políticas Públicas; Gestão Urbana Assistente de Suporte Técnico Suporte Técnico e Infra-estrutura; Suporte Técnico à Gestão Pública; Suporte Técnico Especializado Auxiliar Técnico de Educação Quadro de Apoio da Educação Guarda Civil Metropolitana Guarda Civil Metropolitano; Inspetor Auxiliar Técnico em Saúde Eletrocardiografia; Eletroencefalografia; Gasoterapia; Hemoterapia; Histologia e Citologia; Autópsia; Auxiliar de Consultório Dentário; Auxiliar de Enfermagem Técnico em Saúde Farmácia; Laboratório; Prótese Dentária; Nutrição e Dietética; Higiene Dental; Radiologia Docentes Professor de Educação Infantil; Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I NÍVEL BÁSICO Agente de Apoio Cozinha e Copa; Portaria, Zeladoria e Vigilância; Transporte e Manutenção de Automotores; Obras, Conservação e Construção de Áreas Públicas; Auxiliar em Saúde; Apoio Administrativo; Serviços Auxiliares em Primeiros Socorros; Serviços Gerais Agente Escolar

8 QUADRO DE PESSOAL – ADMINISTRAÇÃO DIRETA
Situação Servidor Frequência Percentual Ativo 71% Inativo 58.000 29% Total 100,00% Sexo Frequência Percentual Feminino 72% Masculino 38.816 28% Base 100,00% Faixa Etária Frequência Percentual Até 30 anos 12.309 9% Acima de 30 anos até 40 anos 29.716 21% Acima de 40 anos até 60 anos 85.679 62% Acima de 60 anos 11.275 8% Base 100,00% Servidores por área Frequência Percentual SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO 84.595 61% SECRETARIA MUNICIPAL DA SAUDE 26.140 19% Demais Secretarias e Subprefeituras 28.244 20% Base 100,00% Fonte: SIGPEC, agosto 2012 – DERH/ COGEP/ SEMPLA

9 ESCOLARIDADE – SERVIDORES ATIVOS
Nível de escolaridade Número de servidores ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO 10.010 ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO 9.583 ENSINO MÉDIO 30.883 SUPERIOR 86.366 PÓS-GRADUAÇÃO 2.129 OUTROS 8 TOTAL Fonte: SIGPEC, agosto 2012 – DERH/ COGEP/ SEMPLA

10 Gestão de Pessoas

11 ESTRUTURA DA COGEP DENTRO DE SEMPLA
GAB 4 servidores DERH 124 servidores DESS 215 DDEP 18 EFSPM 7 servidores 368 servidores responsáveis pela definição, orientação e execução das ações relacionadas a Gestão de Pessoas

12 Eixos da Política de Gestão de Pessoas
Consolidação da área de gestão de pessoas com foco no desenvolvimento, processos e gestão integrados Recrutamento e seleção Eventos funcionais Formação, desenvolvimento e capacitação dos profissionais da Prefeitura do Município de São Paulo Participação do servidor Avaliação dos servidores Reconhecimento e valorização do servidor público municipal Promoção à saúde e qualidade de vida Sistema municipal de estágios

13 CENÁRIO GESTÃO DE PESSOAS NA PMSP
2.972 profissionais – 74 unidades de referência 70% - administração e controle 25% - desenvolvimento 5% - promoção à saúde Departamento de Desenvolvimento Profissional – DDEP: responsável pelas diretrizes e orientações nas áreas: Gestão de Carreiras Avaliação de Desempenho Crescimento nas Carreiras Gratificações Gestão de Capacitação Gerenciamento de recursos/ Contrapartidas LNT / Plano Anual de Capacitação Validação de cursos Gestão de Estágios e Convênios Gestão de Estágios Convênios

14 LNT NA PMSP – ALGUMAS DEFINIÇÕES
Decreto nº , de 30 de Março de Institui a Política Municipal de Capacitação no âmbito da Administração Direta do Município de São Paulo. TREINAMENTO - base primordial para o alcance dos objetivos de uma instituição, começa pelo treinamento e desenvolvimento das pessoas. Não é uma simples despesa, mas um precioso investimento, seja na organização ou nas pessoas. Isto é, traz benefícios diretos para a clientela (Chiavenato). - Está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem-sucedidos (Ivancevich). CAPACITAÇÃO - processo permanente, contínuo e deliberado de aprendizagem com a finalidade de produzir e difundir conhecimentos, desenvolver habilidades e capacidades técnicas e gerenciais, inovando a atuação das ações dos profissionais, buscando propiciar um ambiente de trabalho saudável e resultados condizentes com os processos adotados.

15 LNT NA PMSP – OBJETIVOS PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO – organização das necessidades de capacitação com base nos serviços prestados pelas Unidades e na Avaliação de Desempenho dos servidores, com vistas a contribuir: para a execução dos serviços com maior qualidade na modernização dos fluxos de trabalho no alcance das metas das unidades na otimização de recursos humanos, físicos e materiais nas demandas de capacitação - na formulação de indicadores para o acompanhamento e avaliação dos resultados alcançados por meio das capacitações

16 LNT NA PMSP - PLANO DE CAPACITAÇÃO
DESAFIOS BANCO DE DADOS – SIGPEC NÚMERO DE SERVIDORES X CARGOS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DAS ÁREAS DE ATUAÇÃO NAS SECRETARIAS E SUBPREFEITURAS DESCENTRALIZAÇÃO DAS UNIDADES DE GESTÃO DE PESSOAS / ROTATIVIDADE DE PESSOAL AÇÕES ESCOLHA DE FERRAMENTA E CRIAÇÃO DE INSTRUMENTAL REGISTRO DE DADOS RELACIONADOS À ÁREA DE ATUAÇÃO DE CADA UNIDADE DAS SECRETARIAS/ SUBPREFEITURAS ORIENTAÇÕES SISTEMÁTICAS, ELABORAÇÃO DE MANUAIS, ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES, FLUXOS E PRAZOS, TABULAÇÃO E GERENCIAMENTO DAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO.

17 MANUAL - MODELO DE PLANILHA PARA APONTAMENTO DE DADOS
3.2 - PLANILHA CURSOS EFSPM - Considerando a atuação dos servidores de Níveis: Básico, Médio e Universitário em sua unidade de trabalho, aponte a qualificação necessária que poderia ser realizada pela EFSPM, de acordo com o combo. Aponte o nome dos cursos realizados pela EFSPM, que são essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos e alcance das Metas: Cursos nº servidores NB nº servidores NM nº servidores NU Total servidores Sec/ Sub Unidades

18 PARCERIA - ESCOLAS DE FORMAÇÃO
INSTITUIÇÃO VINCULAÇÃO CENTRO DE ESTUDOS JURÍDICOS - CEJUR SECRETARIA MUNICIPAL DE NEGÓCIOS JURÍDICOS - SNJ ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO PÚBLICO MUNICIPAL - ESDM CENTRO DE FORMAÇÃO EM SEGURANÇA URBANA - CSFU SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA URBANA - SMSU DIRETORIA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DOT SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SME ESCOLA MUNICIPAL DA SAÚDE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - SMS ESCOLA DE FORMAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL - EFSPM SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO - SEMPLA ESPAÇO PÚBLICO DO APRENDER SOCIAL - ESPASO SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SMADS UNIVERSIDADE LIVRE DE MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ - UMA PAZ SECRETARIA MUNICIPAL DE VERDE E MEIO AMBIENTE - SVMA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E CONTAS PÚBLICAS TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - TCMSP ESCOLA DO PARLAMENTO PAULISTANO CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - CMSP

19 PARCERIA - CONTRAPARTIDAS E CONVÊNIOS
INSTITUTO GOETHE - Oferece 14 bolsas de estudos no curso de língua alemã em contrapartida a ocupação de área Municipal. Desde 2001 é realizado processo seletivo para servidores da administração direta, a partir de 2008 realizado de 2 em 2 anos, para preenchimento das referidas bolsas e formação de quadro reserva. INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA - Oferece o total de 10 bolsas de estudos nos cursos de MBA em contrapartida a ocupação de área Municipal. Desde 2001 é realizado processo seletivo, anualmente entre os meses de janeiro/ fevereiro para preenchimento das referidas bolsas por servidores da administração direta municipal. SENAI – Oferece vagas nos cursos de construção civil, AutoCAD e manutenção de microcomputadores em contrapartida a ocupação de área Municipal. Desde 2011 a contrapartida vem sendo cumprida, com base no levantamento de necessidades de capacitação – LNT, quando as áreas informam a necessidade de capacitação de servidores e o Departamento de Desenvolvimento Profissional solicita as vagas ao SENAI e promove a distribuição. Foram 192 servidores capacitados em 2011. CONVÊNIOS Atualmente, constam 22 instituições de ensino conveniadas, proporcionando aos servidores e dependentes descontos de 15% a 55% nas mensalidades de cursos, que englobam desde a educação infantil à pós-graduação, bem como cursos técnicos e de idiomas beneficiados em 2011.

20 Resultados Capacitação
PMSP 2011

21 DISTRIBUIÇÃO CURSOS VALIDADOS 2011
UNIDADE Nº DE CURSOS VALIDADOS UNIVERSO SERVIDORES PRODAM 19 PMSP SEHAB 2 SEMDET 9 SEME 13 SEMPLA 71 SF 39 SGM 16 SFMS 1 SFMSP SIURB 3 SMADS 56 SMC 8 SMDU SME 85 SMPED SMPP SMS 255 SMSP 122 SMSU 27 SNJ 12 SVMA 23 TOTAL GERAL 781 33.960 Fonte: DGEC, abril 2012 – DERH/ COGEP/ SEMPLA

22 DISTRIBUIÇÃO CURSOS POR ÁREA
ÁREA CAPACITAÇÃO Nº SERVIDORES SAÚDE 9.180 EDUCAÇÃO 6.620 ASSISTENCIA SOCIAL 1.710 ZELADORIA DA CIDADE 3.613 MEIO AMBIENTE 1.270 INFORMÁTICA (*) 2.659 ATENDIMENTO - EAC 423 ATENDIMENTO - EAC ATUALIZAÇÃO 500 GESTÃO/ ADM - EQUIPES/ PROJETOS 60 INTEGRAÇÃO 200 PLANEJAMENTO FINANÇAS PESSOAIS 856 GESTÃO FINANCEIRA/ ORÇAMENTÁRIA 785 PREGOEIROS/ LICITAÇÕES 30 FORMAÇÃO DE INSTRUTORES CULTURA 1.080 CURSOS EAD (***) 1.120 SENAI/ CONTRAPARTIDAS (**) 216 OUTROS 3.818 TOTAL 34.200 DISTRIBUIÇÃO CURSOS POR ÁREA (*) EFSPM - COGEP/ SEMPLA (**) SENAI/ GOETHE/ MAUÁ (***) EAD – ESAF/ COGEP

23 INVESTIMENTOS EM CAPACITAÇÃO 2011
Secretarias Nº Servidores Valor Tipo SEHAB 76 R$ ,00 curso SEMDET 1 R$ 1.720,00 SEME 3 R$ 1.480,00 evento SEMPLA 421 R$ ,00 6 R$ 5.365,19 SF 29 R$ ,00 38 R$ ,00 SF, SIURB, SVMA, SEMPLA 17 R$ 5.950,00 SGM 7 R$ 3.780,00 SIURB 11 R$ ,00 2 R$ 2.380,00 SMDU 15 R$ ,00 SMPED R$ 2.890,00 SMSP R$ 5.000,00 110 R$ ,00 SVMA 22 R$ 9.230,00 12 R$ ,00 VÁRIAS (CONARH) 28 R$ ,00 TOTAL 810 R$ ,19 Orçamento para Capacitação 2011 – R$ ,00

24 Utilização dos insumos Carreiras e Gratificações
de Capacitação : Crescimento nas Carreiras e Gratificações

25 Carreiras: Formas de crescimento
DEFINIÇÕES QP: Educação, Fiscalização, Auditoria Fiscal, Procuradoria e GCM PROMOÇÃO POR MERECIMENTO Movimento horizontal do servidor dentro da carreira, consistindo na passagem de um grau para outro imediatamente superior, dentro de uma mesma classe, em razão do resultado obtido no processo de avaliação de desempenho, associado ao tempo de permanência no grau, títulos e atividades PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE Movimento horizontal do servidor dentro da carreira, consistindo na passagem de um grau para outro imediatamente superior, dentro de uma mesma classe considerando o tempo mínimo de 3 anos de permanência no grau EVOLUÇÃO FUNCIONAL Educação, Fiscalização, Auditor Fiscal e GCM: concurso de acesso. Procurador: enquadramento por tempo PCCS: Nível Básico, Nível Médio, Nível Superior, Nível Médio Saúde, Nível Superior Saúde PROGRESSÃO FUNCIONAL Movimento vertical do servidor dentro da carreira, consistindo na passagem de uma categoria para outra imediatamente superior, dentro de um mesmo nível, em razão do resultado obtido no processo de avaliação de desempenho, associado ao tempo de permanência na categoria, títulos e atividades PROMOÇÃO FUNCIONAL Elevação vertical do servidor na carreira, como na progressão, mas de um nível para outro, em razão do resultado obtido no processo de avaliação de desempenho, associado a títulos e atividades, considerando-se ainda o tempo de efetivo exercício na última categoria de um determinado nível. Nas carreiras de nível básico e médio, na mudança do nível I para o nível II, exige-se 90 horas em cursos nas áreas afins ao cargo exercido. Nas carreiras de nível superior, na mudança do nível I para o nível II, exige-se 360 horas em cursos nas áreas afins ao cargo exercido. Nas carreiras de nível superior, na mudança do nível II para o nível III, exige-se pós graduação ou especialização em áreas afins ao cargo exercido.

26 COMPOSIÇÃO DA GRATIFICAÇÃO POR DESEMPENHO DE ATIVIDADE
70% da referência inicial das respectivas carreiras, sendo: até 15% = resultado da avaliação de desempenho individual até 20% = resultado da avaliação de desempenho institucional até 25% = alcance de metas e resultado por área de atuação 10% = títulos

27 ENDEREÇOS PMSP Portal do Servidor: www.prefeitura.sp.gov.br
Avaliação de Desempenho: Planos de Cargos, Carreiras e Salários: Eventos de Crescimento nas Carreiras: Estágio: Convênios: Atlas Municipal de Gestão de Pessoas: Seminário Municipal de Gestão de Pessoas: OBRIGADA!


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