A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

José Domingos Vieira Furtado – Curriculum administrador de empresas formado pela FUMEC, com especialização em mercado financeiro e de capitais. 1982 a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "José Domingos Vieira Furtado – Curriculum administrador de empresas formado pela FUMEC, com especialização em mercado financeiro e de capitais. 1982 a."— Transcrição da apresentação:

1 José Domingos Vieira Furtado – Curriculum administrador de empresas formado pela FUMEC, com especialização em mercado financeiro e de capitais a 2008: Cemig, sendo 1985 a 2003, Diretor da Forluz; administrador de empresas formado pela FUMEC, com especialização em mercado financeiro e de capitais a 2002: Conselheiro da Bolsa de Valores Minas-Espirito Santo-Brasilia; Diretor da ABRAPP, de 1999 a 2003; Conselheiro da Infovias de 1999 a 2002; Presidente da APIMEC=MG.

2 CRISE ECONÔMICA > Abrangência/Densidade/Intensidade; > Início agosto/2009; > Crise imobiliária somada a crise de crédito; > Subprime; > Apreciação do dollar; > Redução das cotações das comodites; > Desaceleração mais intensa que se esperava; > Mercado de crédito.

3 Perspectivas Fase inicial da crise controlada? O pior já passou? Parou de piorar? Novo presidente nos EUA; Inflação; Juros; Dollar; Renda, salários Bolsas;

4 Principais opções de investimento no Mercado de CapitaisRenda Fixa : o retorno do investimento é acordado no momento da aplicação. Existem dois tipos: – Pré-fixado: o retorno real do título é acordado no investimento – Pós-fixado: o retorno depende de algum indicador econômico (normalmente CDI). Renda Variável (ações): o retorno do investimento depende da performance financeira da empresa. Por definição o retorno deve ser maior que aquele da renda.

5 AÇÕES Ações são títulos negociáveis que representam a propriedade de uma fração do capital social de uma empresa. Quem tem ações, portanto, pode se considerar sócio da empresa emissora.

6 Quais os tipos das ações? Ordinárias - mínimo de 50% (direito a voto na AGs) Preferenciais - máximo de 50% (direito de preferência)

7 GANHOS COM AÇÕES Ganhos advindos da posse da ação Dividendos Dividendos Bonificação Bonificação Subscrição Subscrição Ganhos advindos da venda da ação Ganho de capital Ganho de capital

8 Porque as ações são consideradas Renda Variável? Seu rendimento depende do lucro distribuído pela empresa e pela valorização da ação no mercado; A valorização da ação depende do desempenho realizado ou esperado da empresa, mas também do desempenho geral da economia; Acontecimentos políticos relevantes também impactam o mercado de ações, positiva ou negativamente.

9 INVESTIMENTOS FUNDOS DE PENSÃO NOVEMBRO/2008

10 CDI x BOVESPA - jan/99 a jan/09

11 Bolsa – Estratégia - Alocação Parceladamente; Seletivamente, Liquidez; Companhias com sólidos fluxos de caixa e pequena necessidade de refinanciamento de dívidas no curto prazo; Empresas credoras em dólar; Concessionárias de serviço pública; Empresas pagadoras de dividendos.

12 VOLUME OPERAÇÕES CORRETORAS = MG R$mil Corretora2008 até 30/03/2009 Mundinvest o lugar o lugar o lugar o lugar o lugar o lugar

13 obrigado! JOSÉ DOMINGOS VIEIRA FURTADO Tel. (031) –


Carregar ppt "José Domingos Vieira Furtado – Curriculum administrador de empresas formado pela FUMEC, com especialização em mercado financeiro e de capitais. 1982 a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google