Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL ESTÁCIO UNIRADIAL
2
PROFESSOR ORIENTADOR:
BIOGÁS RESULTANTE DOS ATERROS SANITÁRIOS E TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS EQUIPE DE PROJETO: TURMA 3006 e 3008 ENG. AMBIENTAL PROFESSOR ORIENTADOR: SUELY DE MEDEIROS ONOFRIO GAMA Sob a Coordenação de Curso Profª Marise Miranda PERÍODO REALIZADO: 2°SEMESTRE (aproximadamente dois meses)
3
PROJETO INTEGRADO A viabilidade técnica e ambiental da utilização do Biogás de aterro sanitário: Como fonte alternativa de energia Potencial redutor de gases de efeito estufa Atendimento a demanda energética Processo econômico, viável e disponível Gera recursos com produção de créditos de carbonos Implementação de mecanismos de desenvolvimento mais limpo – MDL
4
Estrutura de trabalho Total de alunos: 52 alunos
Proposta: Desenvolver um projeto único, interagindo e integrando-se com todas as disciplinas do módulo. Participação: Todos os alunos e todos os professores do módulo em questão. Metodologia: Aplicação dos princípios do PMBOK do PMI.
5
Grupos G1 G2 G3 G4 G5 G6
6
Grupos formados Grupo 1 Grupo responsável pelo levantamento do estudo teórico - pesquisa Grupo 2 Grupo responsável pelo levantamento do estudo prático – medidas – componentes – materiais a serem utilizados – levantamento de preços. Grupo 3 Grupo responsável pela elaboração do protótipo – 80 x 40 cm
7
Grupos formados Grupo 4 Grupo responsável pela confecção da maquete – 2,10 m x 1,10 m – madeira balsa – devido a leveza e a possibilidade da reciclagem Grupo 5 Grupo responsável pela formatação do projeto, impressão e preparação do banner. Grupo 6 Grupo responsável pela apresentação do projeto a banca julgadora.
8
DESAFIOS DO PI Dificuldades de comunicação entre os professores.
Envolvimento do grupo de alunos. Curto prazo para desenvolver o tema. Recursos para a elaboração. - Conclusão: amadurecimento da equipe nesta proposta de trabalho
9
PROTÓTIPO DE ATERRO DESENVOLVIDO PELA EQUIPE DO PI
Dimensão 80 X 40 cm
10
FOTOS DA MAQUETE Dimensão 210 X 110 cm
19
AS VANTAGENS QUE PERMITIRAM A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO
Bacharelado orientado por competências permite PPC com sistema modular – Alcançável por meio desta concepção de grade curricular e PPC em que todas as disciplinas estão alinhadas com um objetivo comum. Professores comprometidos com o objetivo do projeto: Cada professor do módulo tem participação ativa na execução do projeto, sendo responsável por uma fase do projeto. Ele usa o projeto como um link de aplicação prática da teoria da sua disciplina. Cumprimento de cronograma para execução. Adequação do projeto a cada disciplina do módulo e ênfase da disciplina para com o projeto.
20
AS VANTAGENS QUE PERMITIRAM A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO
Professor coordenador Professor norteia a aplicação na prática dos conteúdos que os alunos estão aprendendo nas disciplinas do módulo. O aluno vê de fato onde e em que aplicar aquilo que está aprendendo.
21
CONCLUSÃO Ganho do aluno: Ganho da instituição:
Interação entre todas as disciplinas do módulo; Desenvolvimento da prática de um trabalho coletivo (liderança e motivação) vinculado com a realidade do mercado de trabalho. Gerenciamento das atividades de um projeto; Ganho da instituição: Interação do corpo docente e discente; Valorização; Gestão de projetos; Medição de qualidade na aplicação do PPC.
22
Obrigado. Coordenadora geral de engenharia Unidade Santo Amaro - Marise Miranda Coordenadora adjunta de engenharia Unidade Santo Amaro – Suely M. O . Gama
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.