A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR ORIENTADOR:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR ORIENTADOR:"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL ESTÁCIO UNIRADIAL

2 PROFESSOR ORIENTADOR:
BIOGÁS RESULTANTE DOS ATERROS SANITÁRIOS E TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS EQUIPE DE PROJETO: TURMA 3006 e 3008 ENG. AMBIENTAL PROFESSOR ORIENTADOR: SUELY DE MEDEIROS ONOFRIO GAMA Sob a Coordenação de Curso Profª Marise Miranda PERÍODO REALIZADO: 2°SEMESTRE (aproximadamente dois meses)

3 PROJETO INTEGRADO A viabilidade técnica e ambiental da utilização do Biogás de aterro sanitário: Como fonte alternativa de energia Potencial redutor de gases de efeito estufa Atendimento a demanda energética Processo econômico, viável e disponível Gera recursos com produção de créditos de carbonos Implementação de mecanismos de desenvolvimento mais limpo – MDL

4 Estrutura de trabalho Total de alunos: 52 alunos
Proposta: Desenvolver um projeto único, interagindo e integrando-se com todas as disciplinas do módulo. Participação: Todos os alunos e todos os professores do módulo em questão. Metodologia: Aplicação dos princípios do PMBOK do PMI.

5 Grupos G1 G2 G3 G4 G5 G6

6 Grupos formados Grupo 1 Grupo responsável pelo levantamento do estudo teórico - pesquisa Grupo 2 Grupo responsável pelo levantamento do estudo prático – medidas – componentes – materiais a serem utilizados – levantamento de preços. Grupo 3 Grupo responsável pela elaboração do protótipo – 80 x 40 cm

7 Grupos formados Grupo 4 Grupo responsável pela confecção da maquete – 2,10 m x 1,10 m – madeira balsa – devido a leveza e a possibilidade da reciclagem Grupo 5 Grupo responsável pela formatação do projeto, impressão e preparação do banner. Grupo 6 Grupo responsável pela apresentação do projeto a banca julgadora.

8 DESAFIOS DO PI Dificuldades de comunicação entre os professores.
Envolvimento do grupo de alunos. Curto prazo para desenvolver o tema. Recursos para a elaboração. - Conclusão: amadurecimento da equipe nesta proposta de trabalho

9 PROTÓTIPO DE ATERRO DESENVOLVIDO PELA EQUIPE DO PI
Dimensão 80 X 40 cm

10 FOTOS DA MAQUETE Dimensão 210 X 110 cm

11

12

13

14

15

16

17

18

19 AS VANTAGENS QUE PERMITIRAM A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO
Bacharelado orientado por competências permite PPC com sistema modular – Alcançável por meio desta concepção de grade curricular e PPC em que todas as disciplinas estão alinhadas com um objetivo comum. Professores comprometidos com o objetivo do projeto: Cada professor do módulo tem participação ativa na execução do projeto, sendo responsável por uma fase do projeto. Ele usa o projeto como um link de aplicação prática da teoria da sua disciplina. Cumprimento de cronograma para execução. Adequação do projeto a cada disciplina do módulo e ênfase da disciplina para com o projeto.

20 AS VANTAGENS QUE PERMITIRAM A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO
Professor coordenador Professor norteia a aplicação na prática dos conteúdos que os alunos estão aprendendo nas disciplinas do módulo. O aluno vê de fato onde e em que aplicar aquilo que está aprendendo.

21 CONCLUSÃO Ganho do aluno: Ganho da instituição:
Interação entre todas as disciplinas do módulo; Desenvolvimento da prática de um trabalho coletivo (liderança e motivação) vinculado com a realidade do mercado de trabalho. Gerenciamento das atividades de um projeto; Ganho da instituição: Interação do corpo docente e discente; Valorização; Gestão de projetos; Medição de qualidade na aplicação do PPC.

22 Obrigado. Coordenadora geral de engenharia Unidade Santo Amaro - Marise Miranda Coordenadora adjunta de engenharia Unidade Santo Amaro – Suely M. O . Gama


Carregar ppt "PROFESSOR ORIENTADOR:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google