A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média

2 Aula 3- Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Conteúdo Programático desta aula  A Filosofia Cristã na Antiguidade – Patrística (séc. I ao V d.C.);  Helenismo e Cristianismo: a relação entre a filosofia grega pagã e a religião cristã;  Santo Agostinho e o platonismo cristão;  A Escolástica (séc. XI ao XIV).

3 Aula 3- Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO O Império Macedônio e o Helenismo Após as conquistas de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia, que criou um dos maiores impérios da Antiguidade, a cultura grega foi disseminada por vastas regiões do mundo antigo (do Egito à Índia), originando o que foi chamado de helenismo. Apesar da brevidade do império alexandrino, o impacto cultural das suas conquistas durou séculos.

4 Aula 3- Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Império Macedônio

5 Aula 3- Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO O Império Romano

6 Aula 3- Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Diálogos entre helenismo e cristianismo 1. Vocação universal do cristianismo, judaismo e helenismo: de Yeshua a Iesus Christós. 2. Linguagem bíblica e língua grega (koiné). 3. Dogmática, heresia, ortodoxia cristã e filosofia grega pagã. 4. Fé e razão cooperam no entendimento do cristianismo como verdadeira filosofia.

7 Aula 3- Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Santo Agostinho Agostinho ( d.C.) foi um dos grandes pensadores cristãos e a sua influência filosófica e teológica se estendeu até o período moderno. Em seu pensamento, são marcantes: 1.A formulação das relações entre Teologia e Filosofia, entre razão e fé; 2.A criação da teoria do conhecimento com ênfase na questão da subjetividade e da interioridade; 3.A elaboração da teoria da história que foi desenvolvida na monumental cidade de Deus.

8 Aula 3- Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Queda do Império Romano e bases da cristandade Fim da civilização romana e novo panorama político, econômico e cultural do mundo europeu: o feudalismo; Cristianização dos povos bárbaros: o monasticismo; Carlos Magno e o Sacro Império Romano (800 d.C.); O surgimento da escolástica (séculos XI e XII).

9 Aula 3- Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Nessa aula, você identificou os fatores fundamentais que permitiram a formação do Mundo Ocidental, assim como o nascimento da filosofia cristã; Analisou a relação entre a filosofia grega pagã e o cristianismo, compreendendo a sua apropriação; Conheceu o pensamento de Santo Agostinho e a influência de Platão no pensamento cristão; Entendeu o desenvolvimento da escolástica.


Carregar ppt "FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google