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Gestão do Relacionamento: Enfoque da Análise Transacional

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Apresentação em tema: "Gestão do Relacionamento: Enfoque da Análise Transacional"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
Gestão do Relacionamento: Enfoque da Análise Transacional Maria Lúcia Falk 6º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade – Rio de Janeiro – Abril / 2004

2 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
ESTRATÉGIAS Grupo formado por profissionais dos diferentes níveis hierárquicos Atenção básica tradicional Atenção básica na estratégia do PSF Atenção especializada Urgência / Emergência

3 ESTRATÉGIAS TEXTOS REPRODUZIDOS E XEROX TEXTOS TEÓRICOS TEXTOS LÚDICOS
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II ESTRATÉGIAS TEXTOS REPRODUZIDOS E XEROX TEXTOS TEÓRICOS TEXTOS LÚDICOS

4 O que podemos fazer para melhorar?
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II Prerrogativa Realidade O que podemos fazer para melhorar?

5 CONTRATO DE CONVIVÊNCIA Discussão não é política
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II CONTRATO DE CONVIVÊNCIA Discussão não é política Relato de experiências no local de trabalho Leitura de textos Inscrição para fala

6 NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO

7 compensação (ex: auto-estima) competências: conhecimento (cognitivo)
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II Trabalho Contratual: consentimento mútuo compensação (ex: auto-estima) competências: conhecimento (cognitivo) habilidade (saber fazer) ATITUDE (SABER SER)

8 CONTRATO DE CONVIVÊNCIA PROCESSO DE TRABALHO METAS E PRAZOS
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II PACTUAÇÃO: CONTRATO DE CONVIVÊNCIA PROCESSO DE TRABALHO METAS E PRAZOS POSSIBILIDADES (realidade) E FEEDBACK

9 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
Impacto esperado Habilidade do relacionamento interpessoal Habilidade de ouvir Trabalho em equipe Solução de conflito Negociação / persuasão / flexibilidade Criatividade / iniciativa / empreendedorismo Comportamento ético Foco em resultados / estabelecimento de metas Humildade / auto-confiança

10 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
DESDOBRAMENTOS: Discussão e pactuação de Contrato de Convivência e do Processo de Trabalho das equipes nas suas Unidades de Saúde. Integração da rede: Atenção básica / especializada Referência / contra-referência

11 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
1 - ANÁLISE TRANSACIONAL (03 turnos) Conceito: é um sistema de técnicas que permite a cada ser humano compreender a dinâmica comportamental e implementar um PROCESSO DE MUDANÇA AUTO-DIRIGIDA DE VALORES, COMPORTAMENTOS E SENTIMENTOS

12 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
1 - ANÁLISE TRANSACIONAL (03 turnos) Objetivo: proporcionar aos participantes conteúdo que permita a QUALIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES

13 Não se trabalha com idéias pré-concebidas
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 1 - ANÁLISE TRANSACIONAL Premissas básicas: Não se trabalha com idéias pré-concebidas Relações em bases igualitárias = a responsabilidade de quem fala é do mesmo tamanho de quem escuta Certeza na possibilidade de evolução e mudança Devido a simplicidade da AT, PERMITE A COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO PRÓPRIO E ALHEIO

14 Padrões de Comportamento Comportamentos Gerenciais Comunicação
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 1 - ANÁLISE TRANSACIONAL Estados do Ego Padrões de Comportamento Comportamentos Gerenciais Comunicação Emoções Autênticas e Disfarces

15 Estruturação do Tempo Isolamento Rituais Atividades Passatempos
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 1 - ANÁLISE TRANSACIONAL Estruturação do Tempo Isolamento Rituais Atividades Passatempos JOGOS PSICOLÓGICOS Intimidade Tempograma

16 Jogos de Poder e Jogos Psicológicos
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 1 - ANÁLISE TRANSACIONAL Estímulo Passividade Desqualificação Jogos de Poder e Jogos Psicológicos

17 Formas de responder a Jogos Psicológicos
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 1 - ANÁLISE TRANSACIONAL Formas de responder a Jogos Psicológicos Posição Existencial: OK / NÃO OK Script de Vida Miniscript de Vida → compulsores e permissores

18 a proatividade em relação a Negociação Dinâmica de Grupo
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 1 - ANÁLISE TRANSACIONAL Conflitos o processo o gerenciamento a proatividade em relação a Negociação Dinâmica de Grupo

19 Governabilidade do Sistema
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (01 turno) Planejar é governar Projeto de governo Capacidade de governo Governabilidade do Sistema A relação “eu-tu” na arte de planejar e governar Conceito de Situação O Processo de Produção Social

20 Proposta Metodológica momento explicativo momento normativo
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 2 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (01 turno) Proposta Metodológica momento explicativo momento normativo momento estratégico momento tático-operacional

21 Arco de Charles Maguerez observação da realidade
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 3 – PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA (1/2 turno) Arco de Charles Maguerez observação da realidade pontos chaves do problema teorização do problema formulação de hipótese de solução aplicação à realidade

22 Grupo de Trabalho e Humanização
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II 4 – PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO – PNH (1 ½ turnos): cartilhas a serem introduzidas Grupo de Trabalho e Humanização Gestão e Formação no Processo de Trabalho Acolhimento com Classificação de Risco

23 autonomia e protagonismo dos sujeitos co-responsabilidade entre eles
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II “... humanização ... valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde autonomia e protagonismo dos sujeitos co-responsabilidade entre eles estabelecimento de vínculos solidários participação coletiva no processo de gestão indissociabilidade entre atenção e gestão.”

24 “... interação entre os trabalhadores ...
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II “... interação entre os trabalhadores ... ... trabalhador também é gestor e produtor de saberes e novidades ... Trabalhar é gerir, é gerir junto com os outros.”

25 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“Promover saúde nos locais de trabalho é ... compreender e analisar o trabalho ... criando espaços para debates coletivos ... gestão coletiva das situações de trabalho ...” “... é necessário que algumas horas de trabalho da equipe sejam destinadas às oficinas para o exame de fatores que podem gerar riscos à saúde.”

26 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um grupo de pessoas interessadas em discutir o próprio serviço em que trabalham, ou que utilizam. Pretende discutir também as relações estabelecidas entre eles, e de que maneira esse serviço pode funcionar para melhorar o processo de trabalho e a qualidade da produção de saúde para todos.”

27 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“A participação dos gestores nos GTH mostra que dão grande importância à construção coletiva da política pública de saúde.”

28 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“É um espaço para aproximar as pessoas, para compartilhar as tensões sofridas no cotidiano, as dificuldades do trabalho, e debater as diferenças, os sonhos de mudança, e buscar, através da análise e da negociação, propostas que permitam de fato que as melhorias desejadas aconteçam.”

29 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“O grau de aprofundamento de análise da realidade também era estimulado pela ação de pessoas convidadas e do próprio grupo, através da oferta de textos, oficinas e outros, para ampliar o conhecimento sobre questões em debate no grupo.”

30 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“Assim foram surgindo propostas para melhorar a qualidade do atendimento, do acolhimento, para diminuir o tempo de espera para a resolução dos problemas, para aumentar a participação dos trabalhadores nos processos de tomada de decisão, para aumentar o grau de satisfação de trabalhadores e usuários.” (ESSA É A PROPOSTA DE DESDOBRAMENTO DA OFICINA LOCALMENTE, NAS UNIDADES)

31 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde ... atendimento com resolubilidade e responsabilização ... orientando, quando for o caso, ... em relação a outros serviços de saúde para a continuidade da assistência e estabelecendo articulações com estes serviços para garantir o sucesso desses encaminhamentos.”

32 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“Acolhimento problematização dos processos de trabalho, de modo a possibilitar a intervenção de toda a equipe multiprofissional encarregada da escuta e resolução do problema do usuário; ... ampliando os espaços democráticos de discussão e decisão, de escuta, trocas e decisões coletivas; ... construir coletivamente propostas com a equipe local e com a rede de serviços e gerências centrais e distritais.”

33 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“... o acolhimento com classificação de risco configura-se como uma das intervenções potencialmente decisivas na reorganização e implementação da promoção da saúde em rede, pois em sua implementação extrapola o espaço de gestão local afirmando, no cotidiano das práticas em saúde, a coexistência das macro e micropolíticas.”

34 Ampliar o acesso sem sobrecarregar as equipes ...
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II “Alguns pontos críticos deste processo acolhimento com classificação de risco : Ampliar o acesso sem sobrecarregar as equipes ... Superar a prática tradicional ... Reconfigurar o trabalho médico no sentido de superar o papel central que ele vem ocupando e integrá-lo no trabalho da equipe ...”

35 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
“Alguns pontos críticos deste processo acolhimento com classificação de risco : Transformar o processo de trabalho nos serviços de saúde ... potencializar profissionais comuns e especializados, sem extrapolar as competências inerentes ao exercício profissional de cada categoria. Explicitar e discutir a proposta com a população, conjunto de profissionais e atores políticos de forma a ampliar a escuta para os pontos assinalados e as críticas na construção de novos saberes em saúde.”

36 NÚMERO DE PROFISSIONAIS QUE PARTICIPARAM DAS 10 OFICINAS NA CAP 2.II
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II NÚMERO DE PROFISSIONAIS QUE PARTICIPARAM DAS 10 OFICINAS NA CAP 2.II PSF / PACS = 123 Rede básica e hospitalar = 18 Controle de endemias = 32 Professores do CIEP Borel = 28 TOTAL = 201

37 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II
AVALIAÇÔES DA OFICINA . “... A oportunidade de falarmos, pensarmos, refletirmos, é enriquecedora e mostrou o quanto o grupo apresentou de crescimento, embora pequeno, em três dias de encontro. Portanto, perpetuar e aumentar a abrangência da proposta é mais do que um dever é um compromisso de quem acredita que é possível.” “ ... o tempo foi ideal pois os assuntos são, em determinados momentos pesados, como todo assunto que nos coloca diante de um espelho interno onde muitas vezes refletem reflexos não muito bons de se ver (passividade, às vezes imaturidade e etc) ...”

38 “Nada melhor do que estar aqui e ser agraciado com este curso.”
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II AVALIAÇÕES DA OFICINA “Conteúdo interessante e bastante apropriado ao profissional de saúde: o auto-conhecimento leva (permite) uma visão diferenciada da realidade.” “O conteúdo ... é pertinente ao nosso dia-a-dia. Acho que a forma de exposição dos assuntos possibilitou boas discussões entre o grupo.” “Nada melhor do que estar aqui e ser agraciado com este curso.”

39 “Estender esta oficina a um número maior de pessoas.”
Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II Sugestões: “Estender esta oficina a um número maior de pessoas.” “Promoção de reencontros para falarmos de como foi a inserção na prática, destas teorias.” “Repetição da Oficina de seis em seis meses.”

40 Processo de trabalho e gestão do relacionamento interpessoal: uma proposta de humanização – CAP 2.II


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