A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundação Empreender Projeto Marketing Municipal: Avaliação Participativa de Vantagem Competitiva Jörg Meyer-Stamer Fundação Empreender.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundação Empreender Projeto Marketing Municipal: Avaliação Participativa de Vantagem Competitiva Jörg Meyer-Stamer Fundação Empreender."— Transcrição da apresentação:

1 Fundação Empreender Projeto Marketing Municipal: Avaliação Participativa de Vantagem Competitiva Jörg Meyer-Stamer Fundação Empreender

2 Fundação Empreender Pontos de partida de política centralizada à formulação decentralizada de estratégias, no nível local e regional da relação hierárquica entre estado e sociedade à parceria pública-privada necessidade de utilização de metodologias participativas

3 Fundação Empreender Conceitos chaves vantagens competitivas são criadas –dentro de empresas –através de cooperação entre empresas –através de cooperação entre empresas e instituições de suporte o diamante da competitividade (Michael Porter) clusters e Industrial Districts competitividade sistêmica

4 Fundação Empreender Seqüência de atividades Preparação de pesquisa Seminário de início do trabalho do campo Trabalho do campo Preparação dos resultados Apresentação dos resultados Passos seguintes

5 Fundação Empreender Preparação de pesquisa avaliação das publicações disponíveis (pesquisas, artigos em jornais e revistas) avaliação de estatísticas (IBGE, Ministérios federais / estaduais, CNI, Federação das Indústrias, RAIS, Balanço Anual,...) formulação de hipóteses

6 Fundação Empreender Seminário de início do trabalho do campo apresentação da metodologia empregada –diamante de Michael Porter –competitividade sistêmica preparação de tarjetas (metodologia Metaplan) pelos participantes (principais lideranças): pontos fortes / pontos fracos, vantagem específica da região, visão daqui à dez anos discussão das tarjetas / observações / perguntas

7 Fundação Empreender Trabalho do campo (1) identificação de empresas, entidades e indivíduos a serem entrevistados entrevistas estruturadas (conversas), baseado em questionário aberto e metodologia qualitativa, junto com atores locais notas sobre observações, formulação de mais hipoteses

8 Fundação Empreender Trabalho no campo (2) organização de mini-workshops com representantes de um setor avaliação do desempenho do setor (Metaplan, diamante de Michael Porter)

9 Fundação Empreender Ferramentas específicas p/ trabalho do campo lifeline (linha da vida) mapping (mapeamento) trend analysis (análise de tendências)

10 Fundação Empreender Preparação dos resultados verificação / falsificação de hipóteses visualização / Metaplan apresentações em Powerpoint 1. diagnóstico –explicação dos conceitos utilizados –diagnóstico –propostas 2. marketing municipal

11 Fundação Empreender Apresentação dos resultados distribuir tarjetas e canetas p/ todos os participantes, explicar as regras do Metaplan apresentar os resultados da pesquisa colocar as tarjetas na parede, observações / perguntas / propostas / discussão

12 Fundação Empreender Passos seguintes seminários de atores chaves para definir prioridades, atividades e responsabilidade de implementação e monitoramento implementação de atividades reuniões de avaliação e definição de mais atividades

13 Fundação Empreender Uma fundação de Associações Comerciais e Industriais (ACIs) em Santa Catarina, Brasil, para apoiar o desenvolvimento de associações empresarias Em parceria com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), Munique, Alemanha Apoio: SEQUA, Bonn, e Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Bonn, Alemanha O objetivo do Projeto de Parceria em implantação desde 02/91 é entre outros a divulgação e difusão das experiências sobre o desenvolvimento organizacional de associações empresariais e a abertura destas para integração de médias e pequenas empresas. Nós oferecemos o nosso know how através de treinamentos, consultoria, e publicações. Este arquivo faz parte do nosso material de apresentação e orientação para dirigentes e executivos de associações empresariais, para colaboradores de projetos de cooperação técnica e outros interessados. Estamos permanentemente empenhados em desenvolver, complementar e aprimorar este material e também procuramos adaptá-lo para grupos alvo específicos (no nome do arquivo, o penúltimo algorismo refere-se ao ano da edição e o ultimo indica a versão). Atualmente dispomos de versões em português, espanhol, alemão e inglês. Este arquivo poderá, conforme desejo dos interessados, ser aplicado, reproduzido ou modificado (não cobramos direitos autorais). Temos entretanto um grande pedido: enviem-nos, por favor, exemplares (na forma de arquivo ou impressos) e outras informações, quando utilizarem o referido arquivo o algum dos seus elementos. Nós precisamos deste retorno e feed back para comprovar os efeitos do nosso trabalho perante todas as instituições que apoiam / financiam a Fundação Empreender. Nossas agradecimentos! A Equipe da Fundação Empreender Fundação Empreender a/c Associação Comercial e Industrial de Joinville Rua do Príncipe, andar - C.P Joinville, Santa Catarina, Brasil Tel (0) / Fax 0055-(0)


Carregar ppt "Fundação Empreender Projeto Marketing Municipal: Avaliação Participativa de Vantagem Competitiva Jörg Meyer-Stamer Fundação Empreender."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google