A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais Vani Moreira Kenski USP/SITE Educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais Vani Moreira Kenski USP/SITE Educacional."— Transcrição da apresentação:

1 Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais Vani Moreira Kenski USP/SITE Educacional

2 1. O CONTEXTO EDUCACIONAL E AS MUDANÇAS SOCIOTECNOLOGICAS

3 As mídias e as gerações - Baby boomers (50s) -Televisão aberta, rádio portátil, o cinema. -Geração X (70s) -Televisão a cabo, videogames, controle remoto, computador, cd, dvds, vídeos... - Geração Y (90s) - Internet, celular, smartphone, tablets, redes sociais... -Geração N (2000s) - participação, equipes, colaboração, convergência de mídias

4 Múltiplas tecnologias interativas Redes - convergência- comunidades Romero Tori/2010. Curso Design Instrucional/SENACSP

5 Mudanças no acesso e produção de informações O acesso à informação era raro, caro, difícil e distante; O acesso à informação ocorria quase que exclusivamente no processo de escolarização. O professor e a escola forneciam a bagagem intelectual do aluno; Predominância da ação do docente; Passividade do aluno; Ênfase no conteúdo e nas tecnologias; Educação massiva e indiferenciada; O professor atuava em broadcasting; O foco estava na performance do professor e nos seus conhecimentos.

6 Mudanças no acesso e produção de informações Informação disponível em rádios, jornais, celulares, TVs, internet... Facilidade de produção de novos conteúdos e informações. Produção coletiva, cooperativa e aberta; Redefinição do conceito de autoria; Necessidade de triagem crítica das informações. Uma nova forma de ensinar

7 Práticas tradicionais de ensino mediadas Avanço tecnológico Retrocesso pedagógico

8 Realidades Virtuais Imitadas

9 O ensino superior mediado Uso de diferentes meios para ensinar: material manuscrito: papiros, cartas, cadernos; material impresso: livros, textos e apostilas; programas em diversos tipos de mídias: rádio, televisão, vídeo, CD, DVD. computadores e softwares especiais; teles e vídeos conferências; internet s; MSN (Messenger), Skipe, etc. ambientes virtuais (LMS) open source (Moodle, TelEduc, Tidia) ambientes virtuais tridimensionais (mundos virtuais) outras TIC: celulares, mp3, mp4, tablets, etc..

10 Mídias e os Desafios para a educação Atualização constante das informações; Inovações e mudanças rápidas; Complexidade de formação profissional; Formação continuada: – Trilhas de aprendizagem Educação formal – não formal – informal; Necessidade de flexibilidade; Mobilidade; Certificação globalizada; Necessidade de democratização do acesso à informação.

11 O fluxo tecnológico não para... Como adequar a ação pedagógica com as possibilidades cada vez mais amplas das TIC e as restrições das realidades educacionais brasileiras? DESAFIO:

12 2. EDUCAÇÃO A DISTANCIA

13 Educação a distância... forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados por diversos meios de comunicação. DOU, decreto 2494, de 10 de fevereiro de 1998.

14 Assíncronos: –impressos, rádio, televisão, satélite, vídeo-aula, CD e DVD, telefonia móvel, computador, internet. Síncronos: –videoconferências, telefonia convencional, telefonia móvel, internet. Diferentes níveis de incorporação das tecnologias. Características técnicas e pedagógicas distintas. TIPOS DE CURSOS A DISTÂNCIA

15 Ênfase no conteúdo Auto- instrucional Ênfase na participação Ênfase na colaboração Cursos interativos Cursos colaborativos Evolução da educação online (E-learning)

16 Flexibilidade e Conveniência; Eliminação das distancias; Interação entre os alunos; Economia de tempos e espaços; Educação continuada para todos; Participação de alunos com necessidades especiais; Ecológico – não poluente; Circulação – trânsito; Acesso a diferenciados acervos de conhecimento na mesma base. Vantagens da Ead

17 Desafios para a EAD Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; Sistemas de comunicação; Produção de material didático; Avaliação; Equipe multidisciplinar; Infraestrutura de apoio; Gestão acadêmico-administrativa; Sustentabilidade financeira.

18 EDUCAÇÃO ON-LINE

19 Continuum da Educação on-line (FILATRO,A. 2003)

20 Continuum da Educação on-line

21 (FILATRO,A. 2003) Continuum da Educação on-line

22 TEMPO –PLANEJAMENTO – AVA EAD

23 Tempos de planejamento Estabelecer cronograma e prazos para planejar o curso; Pesquisar recursos adequados: textos, imagens, vídeos,... Produzir ações (textos, atividades, etc.) focadas na comunicação e interação didática entre todos; Validar as ações antes de encaminhá-las para a produção.

24 Tempos de produção Atuação em equipe. Considerar os tempos de: - Revisão gramatical; Produção de vídeos; - Edição de textos, imagens e fotos; - Edição de atividades, gabaritos e feedbacks; - Disponibilização e Validação no ambiente virtual.

25 Tempos de oferecimento Promover a participação online; Criar oportunidades de comunicação e interação; Estimular a colaboração; Orientar os processos e procedimentos; Apresentar complementações; Oferecer feedbacks frequentes; Avaliar permanentemente todo o processo; Sugerir complementações e ajustes para novo oferecimento.

26 3. DESIGN INSTRUCIONAL

27 O que é Design Instrucional/Educacional ? Processo de desenvolvimento de ações educacionais (cursos, módulos, aulas, atividades...) de acordo com os objetivos de aprendizagem previstos. Ciclo de atividades que envolve planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos de ensino- aprendizagem. Processo de identificar uma necessidade de aprendizagem e projetar, desenvolver, implementar e avaliar uma solução para essa necessidade (Filatro, 2008).

28 A Profissão de Designer Instrucional/Educacional Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. (MET/CBO, 2009)

29 Formação de um Design Instrucional Área acadêmica e interdisciplinar de formação CIÊNCIAS HUMANAS Educação Comunicaç ão Psicologia Direito Design e Arte Produção textual CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO Gestão de Projetos Abordagem Sistêmica Gestão de pessoas CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO Gestão da Informação Informática Audiovisual Mídias

30 Relações e Mediações Processo Ensino-aprendizagem Design Instrucional Contexto sócio-técnico- educacional Docentes Equipe de Produção

31 0 foco central da atuação do Designer Instrucional está na aprendizagem das pessoas e não no conteúdo e nem nas tecnologias.

32 AVA TESTE VALIDAÇÃO AVA FINAL DI Produção PROCESSO DE PRODUÇÃO

33 Criatividade e originalidade do DI Cada curso é único e necessita de um enfoque diferenciado para cada contexto de ensino; Um modelo de DI não cabe para todo o tipo de curso e contexto; Não se trata de criar modelos preformatados e que serão preenchidos com conteúdos. Nós damos forma às nossas ferramentas e, depois, elas nos formatam... (McLuhan).

34 Colaboração e Imersão Novas tendências na EAD online

35 Realidades Dispositivos de Realidade Aumentada Simulações e Ambientes Imersivos

36 Possibilidades de Experimentação Usos de diferentes sentidos

37 Designer Instrucional para diversas realidades e tecnologias Celulares Smartphones Tablets GPS Ações individuais e coletivas Jogos Desafios Projetos Atividades

38 Processo pleno de aprendizagem FUNÇÕESAPRENDIZAGENS SensaçãoAprender a Fazer SentimentoAprender a Conviver PensamentoAprender a Conhecer Intuição Aprender a Ser CriaçãoAprender a Inovar

39 Design Instrucional e intervenção no Espaço Físico

40 Designer Instrucional em Rede

41 Designer Instrucional em jogo Designer Instrucional + Designer de game Experiência Ambientação Contextualização Narrativa Jogabilidade Imaginação Ativa Colaboração

42 O que virá?

43 Vani Moreira Kenski Obrigada!


Carregar ppt "Ead, Design Instrucional e Criação de Materiais Educacionais Vani Moreira Kenski USP/SITE Educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google