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Projetando Interfaces Homem-Máquina - Conceitos Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Março 2003.

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Apresentação em tema: "Projetando Interfaces Homem-Máquina - Conceitos Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Março 2003."— Transcrição da apresentação:

1 Projetando Interfaces Homem-Máquina - Conceitos Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Março 2003

2 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Interfaces Homem- Máquina “Uma interface é uma superfície de contacto que reflete as propriedades físicas das partes que interagem, as funções a serem executadas e o balanço entre poder e controle” Brenda Laurel

3 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Portanto uma interface... Reflete as características das partes que interagem (homem e máquina, na maioria das vezes) Reflete a operacionalidade do sistema por trás dela Pode controlar ou ser controlada pelo ser humano

4 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP O que engloba Esconder o sistema operacional a manipulação dos dispositivos de Entrada e Saída o sistema de comunicações

5 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP O que engloba Separar as várias aplicações, tratadas si- multaneamente Padronizar as formas de interação do usuário com o sistema

6 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Simplifica a comunicação da idéia envolvida Cérebro humano processa grande quantidade de informação em curto espaço de tempo tem capacidade reduzida de receber e trans- mitir informação Visão: Capacidade humana mais desenvolvida, capaz de receber e transmitir grande volume de in- formação, de reconhecer formas e associar características a elas Representação visual ou pictórica

7 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Interação É a troca de informações entre homem e computador, composta por:  Execução de comandos do ser huma- no – interface de ação  Apresentação de respostas do com- putador – interface de percepção

8 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Interação Usuário Computador

9 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Quem é o usuário?

10 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Usualmente... não há um único usuário!

11 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Categorias de usuários Iniciantes Intermediários Especialistas

12 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Categorias de usuários Mas, há outras classificações... E preferências...

13 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Portanto... É necessário se projetar mais de uma interface para um aplicativo Cada interface irá atender a uma cate- goria de usuário A aprovação do usuário é fundamental para o sucesso do sistema!

14 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP É necessário projetar pelo menos duas interfaces distintas... Ação Percepção

15 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Baseadas em princípios distintos... Psicologia Cognitiva atenção memória aprendizagem solução de problemas Psicologia Perceptiva estudo da percepção

16 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Baseadas em princípios distintos... Psicologia Social a influência de um indivíduo nas atitudes e comportamentos de outras pessoas impacto de um grupo sobre as atitude e comportamento de seus membros impacto de um membro nas atividades e atitudes de um grupo relacionamento entre estrutura e ativida- des de diferentes grupos

17 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Baseadas em princípios distintos... Psicologia Organizacional influência dos computadores nas práticas de trabalho funcionamento das organizações em termos de: autoridade e poder tamanho e complexidade eficiência fluxo de informações práticas e ambientes de trabalho

18 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Baseadas em princípios distintos... Fatores humanos ou Ergonomia estudo dos diferentes ambiente de traba- lho maximização da segurança, eficiência e desempenho do usuário tornar as tarefas mais fáceis aumentar sentimentos de conforto e satis- fação estudos de efeitos fisiológicos

19 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Baseadas em princípios distintos... Lingüística Inteligência Artificial Filosofia Sociologia Antropologia Engenharia “Design”

20 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Equipes de projeto mixtas

21 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Atributos desejáveis do diálogo Ser natural Com regras e vocabulário simples Conceitos conhecidos ou facilmente assimiláveis Diálogo completo e eficiente Gramática Natural - mínimo de regras Extensibilidade - capacidade de extensão e perso- nalização pelo usuário Realimentação!!!!!!! Capacidade de recuperação de Erros/Enganos !!!!!!! Auxílio ao usuário

22 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Criação da Interface Difícil Não há técnicas ou regras que garantem o sucesso e a facilidade de uso Padrão! Difícil de ser escrita Muitos dispositivos diferentes Funcionamento assíncrono dos dispositivos Desempenho rigoroso, que força o software a garantir que entre a solicitação do usuário e a resposta do computador não haja “gaps” Tempo de resposta

23 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Ferramentas Auxiliam o projeto da interface Permitem a geração automática do soft- ware da interface grande, complexo e difícil de testar As interfaces exigem, constantemente, extensões devido às contínuas extensões feitas ao sistema (requisitos de modifica- ção)

24 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Ferramentas Aumentam a produtividade 40% a 60% é interface (Foley) 40% a 50% ---> relatos em IA 33% ----> relatos em visualização científica Implementam a consistência Facilitam a prototipação e o desenvolvi- mento iterativo Incorporação do usuário “não programa- dor”

25 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Usabilidade Exprime quão bem um usuário utiliza as funcionalidades oferecidas pela interface do sistema Conceito fundamental em interfaces, principalmente para a Web

26 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Cinco atributos de Usabilidade Facilidades de aprendizado Eficiência Facilidade de relembrar Tratamento dos erros Satisfação subjetiva

27 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Outros grupos de usuários Excluídos cegos incultos idosos aleijados daltônicos........

28 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Projeto da interação O projeto da interação homem-máquina é uma nova disciplina, desenvolvida a partir de diversas outras, mas com um conjunto distinto de métodos e preocu- pações - oriundos de ‘design’ gráfico, projeto da informação e conceitos de interfaces homem-máquina - que formarão a base para o projeto destas interfaces.

29 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Como... Estabelecer um bom nível de conversação entre o usuário e o sistema computacional CONFORTO DESEMPENHO Confiabilidade Custo do trabalho de Operação

30 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Porque... A qualidade da interface determina se os usuários aceitam ou recusam um sistema (interesse comercial) Sucesso ou fracasso de mercado

31 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Porque... Custos de hardware e software barateados permitem que se gaste maior capacidade computacional em troca de conforto para o usuário

32 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Porque... A qualidade da interface é crítica em certas atividades, como: tráfego aéreo ou usinas nucleares

33 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Desenvolvimento Centrado no Usuário Enfoca preferências do usuário (habili- dades cognitivas, cultura, profissão, gos- tos pessoais) populações de usuários diferentes usuário escolhe o desenho (“layout”) da tela ----> personalização (“widgets, som e cor)

34 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Princípios controle do usuário ----> o usuário controla o programa; “helps” (ajuda) orientam o usuário sobre onde está, de onde veio e para onde pode ir previsibilidade ----> as ocorrências se dão sempre da mesma forma economia de expressão ----> facilitar os desejos e ações do usuário; responder adequadamente = o computador é parceiro inteligente

35 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Histórico Primeiros programas: “batch”, sem interface Passado : Interfaces do tipo textual Linhas e telas de caracteres Presente: interfaces gráficas novos dispositivos são envolvidos, dia a dia auxílio de som Futuro: ambientes virtuais o ambiente é a interface uso da palavra e dos gestos imagens animadas

36 Maria Alice Grigas Varella Ferreira – EP-USP Referências (Marcus e Van Dam, 1991) Marcus, A; van Dam, A. User-Interface Developments for the nineties. Computer, Sept., 1991. p.49- 57 (Foley et al, 1990) Foley, J. D. et al. Computer Graphics Principles and Practices. Addison-Wesley, Reading, 1990. Cap. 8-10.


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