A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Este artigo apresenta as diversas situações que vem sendo discutidas atualmente em relação a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Este artigo apresenta as diversas situações que vem sendo discutidas atualmente em relação a."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Este artigo apresenta as diversas situações que vem sendo discutidas atualmente em relação a Estratégia, Gestão e liderança em tempos de mudanças nas organizações. As empresas apostam no seu corpo funcional como parceiros de negócio, numa relação de confiança e cooperação. O conhecimento e o bem-estar dos empregados é que farão a diferença.

2 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Atrás de toda organização bem sucedida, sempre existe uma estratégia bem elaborada. A companhia pode ter desenvolvido esta estratégia por análise formal, tentativa e erro, intuição, ou até mesmo por pura sorte. Apesar da importância óbvia da estratégia e apesar de décadas de pesquisa acadêmica no assunto, há surpreendentemente pouco acordo sobre o que uma estratégia realmente é ou como desenvolver uma boa estratégia. Estratégia como Posicionamento Estratégia como Visão Pessoas compartilhem a mesma definição

3 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Consultores passam orientações conflitantes e contraditórias às empresas. Empresas foram aconselhadas a adotarem uma visão estritamente, focada em seus nichos de mercado. A mesma empresa de consultoria, em seu estudo de inovações tecnológicas, sugere que a última coisa que uma empresa deve fazer, é se manter exclusivamente em seu nicho. Mudanças Tecnológicas Falência

4 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino O importante é termos em mente que, aquilo que uma empresa deve fazer depende de suas características e circunstâncias particulares que, por sua vez, é determinado pelo seu estágio de evolução. Obrigam a refletir continuamente; Plano Estratégico Levantar questões inteligentes e criativas; A empresa deve ser capaz de reinventar- se a períodos de tempo cada vez menores.

5 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino É o fenômeno pelo qual se criam o futuro e as novas realidades. Liderança é fazer algo que nunca fizemos para criar algo que não existia. O que é a liderança? Se hoje as pessoas podem tomar decisões em toda a organização, o presidente executivo deixa de lá estar para planejar, organizar e controlar. O seu papel é, distribuir o poder e autoridade, focar-se na melhoria da qualidade de pensamento, numa forma de levar as pessoas a melhorarem aquilo que vêem.

6 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino

7 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino As relações de liderança vêm passando por grandes transformações, vivemos hoje uma economia globalizada na qual é que cada vez maior a insegurança, são as fusões, aquisições e privatizações que trazem um novo entendimento da liderança formal, marcado pela redução de poder e pelo aumento das incertezas em seus processos decisórios. O uso de tecnologias da informação criou novas possibilidades de relacionamento, nas organizações. O poder de comandar dentro de um espaço físico cercado de paredes, delimitando um território de comando, chega ao fim.

8 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Mudanças Desregulamentação Globalização - Novas tecnologias revolucionárias na computação e nas comunicações (TIs) criavam novas indústrias e refaziam as antigas. - Na economia, o que passa a contar é a habilidade de se movimentar rápido e de entregar valor já. A história da gestão (e das suas modas) nos anos recentes é um rol de tentativas para aumentar a performance empresarial E o que aconteceu?

9 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino As empresas fundiram-se, adquiriram outras, desinvestiram, reorganizaram e reestruturaram; aprenderam o TQM, o Just- in-time, o >, o Zero Defeito, a produção Magra e fizeram a Reengenharia. Depois, passaram a motivar e ensinar os seus empregados, querendo com isso inspirá-los e dar-lhes poder. E o que resultou? As reestruturações trataram as pessoas essencialmente como se fossem coisas de que se pode dispor a bel prazer. As filosofias de gestão tornaram-se o sinônimo de desemprego.

10 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Muitos negócios conseguiram dar o salto na performance, a qualidade é melhor, o serviço também, os custos conseguiram ser cortados sucessivamente. Entretanto, as pessoas não estão assim tão bem. Elas olham os seus patrões e gestores com desconfiança, espalhou-se um profundo cinismo. A ascensão do personagem Dilbert ao topo dos livros de gestão é uma prova disto.

11 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Não é de todo correto afirmar que as pessoas sempre oferecem resistência a novos paradigmas. Quando a mudança é boa, as pessoas a aceitam. Acontece que usam o termo "mudança" para encapotar coisas desagradáveis que vão acontecer às pessoas. Elas resistem à mudança se o preço é desproporcionalmente pago pelos que estão na base da organização. É necessário que as organizações estabeleçam uma relação de confiança e cooperação com seus empregados.

12 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Diante desta situação na maioria das empresas, muitas pessoas estão com dúvidas, se perguntando para onde as coisas estão indo. Hoje, o que se coloca é que uma das maiores riquezas das empresas está no conhecimento das pessoas. Com o objetivo de transformar as pessoas em agentes de mudança, as empresas estão investindo fortemente em programas de treinamento, que resgatam valores e mostram a Gestão de forma simples, muito além das parafernálias técnicas, dos arcabouços e dos sistemas e métodos, a essência da gestão.

13 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Essa essência está sumarizada nos (07) pontos que apresentamos a seguir : (1) definição clara da razão de ser/propósito; (2) motivação de todos para que esse propósito seja perseguido com toda energia; (3) integração ou "desfragmentação" da organização; (4) cultura onde as pessoas estejam servindo umas às outras e aos clientes com interesse genuíno;

14 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Essa essência está sumarizada nos (07) pontos que apresentamos a seguir : (5) cultura do fazer acontecer, de ir além da discussão, do diagnóstico, das críticas; (6) aprendizagem e evolução contínuas com os resultados das ações aprendidas; (7) uma postura - em todas as pessoas da organização - manifestando suas idéias de forma amena, não agressiva, para que possam colocar o que têm de melhor a serviço da empresa e da sociedade;

15 ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Considerações Finais


Carregar ppt "ESTRATÉGIA, LIDERANÇA e GESTÃO Rosana Osório / Ana Galdino Este artigo apresenta as diversas situações que vem sendo discutidas atualmente em relação a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google