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Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde.

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Apresentação em tema: "Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde

2 III Encontro Temático de Humanização da SES/SP A Política Nacional de Humanização 22ago06 Regina Benevides

3 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Por que precisamos de uma PNH? 1.Fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais; 2.Fragmentação da rede assistencial dificultando a complementaridade entre a rede básica e o sistema de referência; 3.Precária interação nas equipes e despreparo para lidar com a dimensão subjetiva nas práticas de atenção;

4 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Por que precisamos de uma PNH? 4.Baixo investimento na qualificação dos trabalhadores, especialmente no que se refere à gestão participativa e ao trabalho em equipe; 5.Poucos dispositivos de fomento à co-gestão e à valorização e inclusão dos gestores, trabalhadores e usuários no processo de produção de saúde; 6. Desrespeito aos direitos dos usuários.

5 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS O que é o HumanizaSus? oAlteração dos modelos de atenção e de gestão das práticas de saúde oProposta de uma nova relação entre usuários, suas redes sociais e os trabalhadores oEstabelecimento de grupalidades e de vínculos solidários

6 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS O que é o HumanizaSus? oAposta no trabalho coletivo na direção de um SUS acolhedor, resolutivo e confortável oValorização e fomento da autonomia e protagonismo dos diferentes sujeitos oAumento grau co-responsabilidade oCompromisso com a luta pela melhoria das condições de trabalho

7 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Humanização? Que humano? Qual humanismo? O que é humanização?

8 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Desafio da PNH oDesidealizar O Homem, pensar o humano num plano comum na experiência concreta dos homens, de um homem qualquer

9 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS PNH Princípios Método Diretrizes Dispositivos

10 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Princípios da PNH oTransversalidade oIndissociabilidade entre atenção e gestão Princípios da PNH

11 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Transversalidade oAumento do grau de comunicação intra e intergrupos oDesestabilização das fronteiras dos saberes, dos territórios de poder e dos modos instituídos da constituição das relações de trabalho Princípios da PNH

12 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Indissociabilidade entre atenção e gestão oAlteração dos modos de cuidar implica outros modos de apropriação do trabalho oProcessos de trabalho> Produção de si Princípios da PNH

13 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Indissociabilidade entre atenção e gestão oInseparabilidade entre clínica e política, entre produção de saúde e produção de sujeitos oIntegralidade do cuidado e integração dos processos de trabalho Princípios da PNH

14 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Método Sentido da inclusão: tríplice inclusão oInclusão dos sujeitos oInclusão dos analisadores sociais oInclusão dos coletivos: movimentos sociais e movimentos sensíveis Método da PNH

15 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Diretrizes Orientações gerais na política que expressam o método da inclusão no sentido da: oClínica Ampliada oCo-Gestão oSaúde do Trabalhador oDireitos dos Usuários oAtivação das Redes Sociais oEducaçãopermanente em serviço Diretrizes da PNH

16 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Dispositivos Atualização das Diretrizes em modos concretos de operar Acolhimento c/ classif. Risco Equipe transdisciplinar de referência Ouvidoria Colegiado gestor PFST/CAP Visita aberta e Direito à Acompanhante Projetos Co-Geridos de Ambiência Carta de Direitos dos Usuários Dispositivos da PNH

17 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Dispositivos Cuidando de quem cuida PFST Ouvidoria Apoio Matricial Equipe Transdisciplinar de Referência Projetos Co-Geridos de Ambiência Colegiado Gestor Visita Aberta Conselho Gestor Acolhimento e CR

18 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Diretriz/Dispositivos Diretriz Direitos dos Usuários oVisita Aberta oAcompanhante oEquipe Transdisciplinar de Referência Diretriz/Dispositivo

19 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Diretriz/Dispositivo Diretriz da Co-Gestão oColegiado Gestor oContrato de Gestão compartilhado oGTH Diretriz/Dispositivo

20 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Diretriz/Dispositivo Diretriz do Acolhimento oAcolhimento com Classificação de Risco oGestão de Leitos oComitê de Urgência e Emergência oEquipes Multiprofissionais Transdisciplinares Diretriz/Dispositivo

21 Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS Núcleo Técnico da PNH Tels: (61)


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