A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CETEP LITORAL SUL II HISTÓRIA DA ARTE E CULTURA IMAGÉTICA TIPOS E SUPORTES DA ARTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CETEP LITORAL SUL II HISTÓRIA DA ARTE E CULTURA IMAGÉTICA TIPOS E SUPORTES DA ARTE."— Transcrição da apresentação:

1 CETEP LITORAL SUL II HISTÓRIA DA ARTE E CULTURA IMAGÉTICA TIPOS E SUPORTES DA ARTE

2 AS SETE ARTES CLÁSSICAS A numeração das artes refere-se ao hábito de estabelecer números para designar determinadas manifestações artísticas. O termo "sétima arte", usado para designar o cinema, foi estabelecido por Ricciotto Canudo (italiano, crítico de cinema) no "Manifesto das Sete Artes", em O conceito de belas artes está associado à ideia de que um certo conjunto de suportes e manifestações artísticas é superior aos demais.

3 Cada uma das artes é caracterizada pelos elementos básicos que formatam sua linguagem e classificadas da seguinte forma: 1ª Arte - Música (som); 2ª Arte - Dança/Coreografia (movimento); 3ª Arte - Pintura (cor); 4ª Arte - Escultura (volume); 5ª Arte - Teatro (representação); 6ª Arte - Literatura (palavra); 7ª Arte – Cinema (integra os elementos das artes anteriores somado a 11ª).

4 Outras formas expressivas também consideradas artes foram posteriores adicionadas ao manifesto: 8ª Arte - Fotografia (imagem); 9ª Arte - Arte Sequencial (Banda desenhada quadrinhos, fotonovelas); 10ª Arte - Jogos de Computador e de Vídeo (alguns jogos integram elementos de todas as artes anteriores somado a 11ª); 11ª Arte - Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação). * Existem críticos que discordam da ordem mencionada acima, especialmente quanto ao teatro e a literatura.

5 MÚSICA - A ARTE PELO SOM Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte. Ludwig Beethoven

6 Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. É de cerca do ano de a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.

7 A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.

8 Recreação, desenho em mural por Charles Pearce. Concerto ( ), quadro a óleo de Lorenzo Costa (m. 1535). A música é considerada como uma prática cultural e humana.

9 Música é uma palavra de origem grega - vem de musiké téchne, a arte das musas - e se constitui, basicamente, de uma sucessão de sons, entremeados por curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo. É uma combinação de elementos sonoros que são percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som, tais como duração, altura, intensidade e timbre, que podem ocorrer em diferentes ritmos, melodias ou harmonias.

10 Na Grécia Apolo é a divindade que rege as artes. Por isso vemos várias representações suas, nas quais ele porta uma lira. Na Grécia Antiga apenas a música e a poesia eram consideradas manifestações artísticas da maneira como as compreendemos atualmente.

11 Sem a música, a vida seria um erro. Friedrich Nietzsche A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo. Oscar Wilde

12 A abordagem naturalista a música existe antes de ser ouvida; ela pode mesmo ter uma existência autônoma na natureza e pela natureza. Os adeptos desse conceito afirmam que, em si mesma, a música não constitui arte, mas criá-la e expressá-la sim. Enquanto ouvir música possa ser um lazer e aprendê-la e entendê-la seja fruto da disciplina, a música em si é um fenômeno natural e universal.

13 A abordagem funcional, artística e espiritual 1)Música é arte: manifestação estética, mas com especial intenção a uma mensagem emocional; 2)Música é um meio de comunicação, uma forma de transmitir e recepcionar uma certa mensagem, entre indivíduos ou entre a emoção e os sentidos do próprio indivíduo que entona uma música; 3) Utiliza-se do som, é a ideia de que o som, ainda que sem o silêncio pode produzir música, o silêncio individualmente considerado não produz música.

14

15 Qualquer que seja o método e o objetivo estético, o material sonoro a ser usado pela música é tradicionalmente dividido de acordo com três elementos organizacionais: MELODIA, HARMONIA E RITMO.

16 Melodia - sucessão coerente de sons e silêncios, que se desenvolvem em uma sequência linear com identidade própria. É a voz principal que dá sentido a uma composição e encontra apoio musical na harmonia e no ritmo. Harmonia é um conceito clássico que se relaciona às ideias de beleza, proporção e ordem. Ritmo é a frequência de repetição de algum fenômeno. Esse termo é usual também para referir-se à variação da frequência de repetição desse fenômeno no tempo, notadamente os sons.

17 MÚSICA ERUDITA MÚSICA POPULAR MÚSICA RELIGIOSA MÚSICA FOLCLÓRICA

18

19 Montagem de grandes compositores de música clássica. Da esquerda para a direita: Topo - Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, George Frideric Handel,Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven; segunda fila - Gioachino Rossini, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin,Richard Wagner, Giuseppe Verdi; terceira fila - Johann Strauss II, Johannes Brahms, Georges Bizet, Pyotr Ilyich Tchaikovsky, Antonín Dvořák; Fila de baixo - Edvard Grieg, Edward Elgar, Sergei Rachmaninoff, George Gershwin, Aram Khachaturian.

20 A MÚSICA E AS ARTES VISUAIS MUSIC PAINTING - Glocal Sound - Matteo Negrin Hk&feature=player_embedded#!

21

22

23

24

25

26 Bibliografia Digital FILME: O SOM DO CORAÇÃO elated

27 TRABALHO EM GRUPO - VALOR: 3 PONTOS - PARTE ESCRITA (1 PONTO) >> A HISTÓRIA >> NOMES DE DESTAQUE NO MUNDO E BRASIL >> APLICAÇÃO ÀS ARTES VISUAIS - PARTE ORAL (1 PONTO) - ATENÇÃO QUANDO O ALUNO FOR O RECEPTOR (1 PONTO)

28 a.html?id=609 Sugestões de atividades em sala de aula


Carregar ppt "CETEP LITORAL SUL II HISTÓRIA DA ARTE E CULTURA IMAGÉTICA TIPOS E SUPORTES DA ARTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google