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INDICADORES DE DESEMPENHO CORSAN PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS SANITÁRIOS NOS 200 MUNICIPIOS CONVENIADOS COM A AGERGS EM 2010.

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2 INDICADORES DE DESEMPENHO CORSAN PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS SANITÁRIOS NOS 200 MUNICIPIOS CONVENIADOS COM A AGERGS EM 2010 Eng. Clemente Rolan Soares Eng Flavio José Piccinini Diretor de Qualidade dos Serviços Porto Alegre, 11 de abril de 2012

3 Indicadores de Desempenho

4 Histórico dos Indicadores de Desempenho da AGERGS 1995 – Lei dos Serviços Públicos (Lei nº 8.985/1995) 1995 – Lei dos Serviços Públicos (Lei nº 8.985/1995) 1998 – Apontamentos do Tribunal de Contas sobre Irregularidades dos Contratos 1998 – Apontamentos do Tribunal de Contas sobre Irregularidades dos Contratos 2001/2002 – Primeira Tentativa de Elaboração de Minuta de Contrato Adequada à Legislação Vigente FAMURS/CORSAN/AGERGS 2001/2002 – Primeira Tentativa de Elaboração de Minuta de Contrato Adequada à Legislação Vigente FAMURS/CORSAN/AGERGS 2003 a 2005 – Grupo de Trabalho FAMURS/ CORSAN/ AGERGS e MP 2003 a 2005 – Grupo de Trabalho FAMURS/ CORSAN/ AGERGS e MP 2005 – Lei dos Consórcios Públicos (11.107/05) 2005 – Lei dos Consórcios Públicos (11.107/05) 2006 – Proposta de Contrato de Programa aprovado pelo Conselho Superior da AGERGS – Resolução nº 329/2006 – contendo Indicadores de Desempenho – Proposta de Contrato de Programa aprovado pelo Conselho Superior da AGERGS – Resolução nº 329/2006 – contendo Indicadores de Desempenho.

5 2007 – Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei nº /07) 2007 – Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei nº /07) 2007 – Firmados os Primeiros Convênios com os Municípios para a regulação dos Contratos de Programa – Firmados os Primeiros Convênios com os Municípios para a regulação dos Contratos de Programa – Regulamentação da Lei do Saneamento (Dec /2010) 2010 – Regulamentação da Lei do Saneamento (Dec /2010) Municípios com Convênios com a AGERGS para a regulação de Contratos de Programa firmados com a CORSAN Municípios com Convênios com a AGERGS para a regulação de Contratos de Programa firmados com a CORSAN Histórico dos Indicadores de Desempenho da AGERGS

6 Base de dados e critérios para definição de indicadores Até o final do primeiro trimestre de cada ano a CORSAN deve prestar contas aos municípios e à AGERGS, por meio de relatórios anuais de medição dos valores dos 15 indicadores de cada município relativos ao seu desempenho.

7 Definição dos Indicadores

8 Indicadores de Desempenho - AGERGS 1.Indicadores de Universalização dos Serviços (NUA – NUE)NUANUE 2.Indicadores de Continuidade dos Serviços (TAC – DEC – NRP)TACDEC NRP 3.Indicadores Econômico-financeiros (ROP – DCP)ROP DCP 4.Indicadores de Produtividade de Pessoal (IPP1 – IPP2 – IPP3)IPP1 IPP2IPP3 5.Indicadores de Qualidade dos serviços e dos Produtos (ISC - IQA);ISC IQA 6.Indicadores de Qualidade Comercial (QF – IPF – IH- ICOB)QFIPFIHICOB Fonte: Schwarzbach, M. Análise dos Indicadores de Desempenho CORSAN – Ano Diretoria de Qualidade, AGERGS Disponível em

9 Avaliação de Desempenho/Benchmarking

10 Valores médios dos indicadores Brasil (SNIS 2008) x Corsan (2010) Indicador VALOR MÉDIO BRASILCORSAN Nível de Universalização dos Serviços de Água (NUA): 94,70% 94,61% Nível de Universalização dos Serviços de Esgoto – NUE (*) 43,20% 12,86% Índice de Perdas de Faturamento com Água - IPF 37,40% 37,95% Índice de Hidrometração - IH 89,10% 96,39% (*) Até o ano de 2007 a CORSAN mantinha menos de 50 contratos para prestação de serviços de esgotos nos 340 municípios atendidos.

11 Nível de Universalização dos Serviços de Água (NUA) PA = População abastecida. É o valor do produto da quantidade de economias residenciais de água, no último mês do ano, pela taxa média de habitantes por domicílio dos municípios com contrato de programa. PT = População urbana total dos municípios com contrato de programa.

12 Nível de Universalização dos Serviços de Esgoto - NUE PS = População servida. É o valor do produto da quantidade de economias residenciais de esgoto, no último mês do ano, pela taxa média de habitantes por domicílio dos municípios com contrato de programa. PT = População urbana total dos municípios com contrato de programa.

13 Indicadores de Continuidade dos Serviços n = Número total de interrupções de água no período ti = Tempo decorrido para correção do fato gerador da falta de água para a i-ésima interrupção do abastecimento. TAC – Tempo Médio de Atendimento ao Cliente quando da Falta de Água:

14 Indicadores de Continuidade dos Serviços Eco. Atingidas (i) = Número de economias abrangidas pela i-ésima falha no sistema de fornecimento de água no conjunto e no período. T (i) = Tempo decorrido entre a detecção da i-ésima falha e o efetivo reparo da falha. n = Número total de interrupção no fornecimento de água do conjunto no período. Eco. Total = Número total de economias do conjunto considerado. DEC - Duração Equivalente de Interrupção do Sistema de Fornecimento de Água por Economias

15 Indicadores de Continuidade dos Serviços NRP = Número de reclamações procedentes no mês no conjunto NE = Número de economias do conjunto. NRP – Índice de Reclamações Procedentes por Falta de Água por 1000 Economias

16 ROP (S/DEPREC.) – Razão Operacional sem Depreciação DESP (s/deprec.) = Despesa operacional total excluída a depreciação. ROL = Receita operacional líquida.

17 DCP – Despesas com Pessoal Próprio DP = Despesa com pessoal próprio ROL = Receita operacional líquida

18 IPP1 – Índice de Produtividade de Pessoal - 1 AF = Água faturada pela empresa em m3 NE = Número total de empregados da empresa

19 IPP2 – Índice de Produtividade de Pessoal - 2 EA = Número de ligações de água. EE = Número de ligações de esgotamento sanitário. NE = Número total de empregados da empresa.

20 IPP3 – Índice de Produtividade de Pessoal - 3 EA = Número de economias com água. EE = Número de economias com esgotamento sanitário. NE = Número total de empregados da empresa.

21 ISC – Índice de Satisfação dos Clientes Onde: PS = Parcela da popula ç ão da amostra satisfeita (soma dos conceitos bons e ó timos ou soma dos conceitos satisfeito e muito satisfeito) com os servi ç os prestados pela empresa PT = Popula ç ão total da amostragem PS = Parcela da população da amostra satisfeita (soma dos conceitos bons e ótimos ou soma dos conceitos satisfeito e muito satisfeito) com os serviços prestados pela empresa PT = População total da amostragem

22 IQA – Índice de Qualidade de Água Distribuída N = Nota média do parâmetro no período; p = Peso atribuído ao i-ésimo parâmetro; Os parâmetros considerados e os respectivos pesos são: coliformes totais (peso - 0,30); cloro livre residual (peso - 0,20); turbidez (peso - 0,15); fluoretos (peso - 0,15) cor (peso - 0,10) e ph (peso - 0,10).

23 QF – Qualidade de Faturamento CS = Contas substituídas por falhas de faturamento CE = Número de contas emitidas no mês

24 IPF – Índice de Perda de Faturamento VP = Volume produzido (m3) VF = Volume faturado (m3)

25 IH – Índice de Hidrometração EM = Número total de economias de água com medição do conjunto. ET = Número total de economias de água do conjunto.

26 AA = Arrecadação acumulada dos últimos doze meses (a partir do mês n) FA = Faturamento acumulado dos últimos doze meses (a partir do mês n-1) ICOB – Índice de Eficiência da Cobrança

27 Distribuição de Freqüências de NUA 2010 Obs.: Não informado o NUA de Santa Margarida do Sul

28 Distribuição de Freqüências de NUE 2010

29 Os indicadores TAC, DEC e NRP não foram apurados para o ano 2010

30 Distribuição de Freqüências de ROP 2010

31 Distribuição de Freqüências do Indicador DCP 2010

32 Distribuição de Freqüências do Indicador IPP1 2010

33 Distribuição de Freqüências do Indicador IPP2 2010

34 Distribuição de Freqüências do Indicador IPP3 2010

35 O ISC sera apurado anualmente pela AGERGS com a contratação de empresa de pesquisa de opinião pública. TR para Edital em desenvolvimento

36 Distribuição de Freqüências do Indicador IQA 2010

37 Distribuição de Freqüências de QF 2010

38 Distribuição de Freqüências de IPF 2010

39 Distribuição de Freqüências de IH 2010

40 Distribuição de Freqüências do Indicador ICOB 2010


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