A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Logística Reversa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Logística Reversa."— Transcrição da apresentação:

1 Logística Reversa

2 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Administrar de maneira rentável, os serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controles efetivos para as atividades de manuseio, movimentação interna, armazenagem e transportes que visam facilitar o fluxo de insumos e produtos acompanhados do fluxo de informações. CONCEITO :

3 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
FABRICAÇÃO ALMOXARIFADO EXPEDIÇÃO ARMAZEM OU CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO RECEPÇÃO DA INFORMAÇÃO ON LINE DO PEDIDO DO CLIENTE FORNECEDOR FLUXO DE MATERIAIS E PRODUTOS NA QUANTIDADE , QUALIDADE E NO MOMENTO CERTO FLUXO DA INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA REVERSA ( EM ALGUNS CASOS )

4 CONSUMO DE RECURSO NATURAL
LOGÍSTICA E O MEIO AMBIENTE CONSUMO DE RECURSO NATURAL DESCARTE RUÍDO – EMISSÃO ATMOSFÉRICA – EFLUENTE LÍQUIDO – RESÍDUOS SÓLIDOS

5 Logística Reversa Conceito é uma nova área da logística empresarial
que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais, após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos.

6 PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS
SUPRIMENTOS FORNECEDOR OPERAÇÕES TRANSPORTADOR DISTRIBUIÇÃO FÍSICA FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJO LOGÍSTICA REVERSA CONSUMIDOR

7 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS Responsáveis pela comercialização e entrega de produtos ao consumidor ou cliente final.

8 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS Constituem todas as etapas ou meios necessários para o retorno de uma parcela dos produtos comercializados. possíveis motivos de retorno : defeitos de fabricação prazo de validade vencido ciclo de vida útil encerrado reaproveitamento de embalagens outros motivos.

9 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS
Classificação: pós - consumo pós - venda

10 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS PÓS-CONSUMO
produtos adquiridos e descartados pelo consumidor. constituem-se pelo fluxo reverso de produtos ou materiais que surgem no descarte dos produtos e que retornam ao ciclo produtivo

11 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSO PÓS-CONSUMO

12 CANAIS de DISTRIBUIÇÃO REVERSOS no PÓS-CONSUMO

13 CANAIS REVERSOS DE RECICLAGEM
Processo de reciclagem envolve várias etapas: Coleta de material ou produto Seleção do item que será reaproveitado Preparação para reaproveitamento Processo industrial Retorno ao processo produtivo (matéria-prima).

14 Etapas do processo de reciclagem

15 Canais Reversos de Reuso
Diz respeito à reutilização de produtos ou materiais classificados como bens duráveis, cuja vida útil estende-se por vários anos. Exemplo: Comércio de automóveis usados

16 Canais Reversos de Desmanche
O processo de desmanche é típico de bens de pós-consumo duráveis, geralmente veículos e máquinas de diversos tipos. Trata-se de uma atividade rentável e muito explorada, principalmente por pequenos comerciantes. carro reconstruído

17 PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL DIFERENCIAL COMPETITIVO
Logística Reversa MOTIVOS PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL DIFERENCIAL COMPETITIVO OBJETIVOS ECONÔMICOS

18 PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
Consciência Ecológica do Consumidor : dar preferência a produtos de empresas que demonstram preocupação com a preservação ecológica

19 PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
Consciência Ecológica do Consumidor: legislação adaptada aos modos de produção e consumo sustentáveis, que visam minimizar aos Impactos das atividades produtivas ao meio ambiente.

20 Logística Reversa OBJETIVOS ECONÔMICOS
O reaproveitamento de materiais é um dos processos que fazem parte da dinâmica da logística reversa. possibilidades para agregar valor aos materiais retornáveis no processo inverso.

21 DIFERENCIAL COMPETITIVO
Logística Reversa DIFERENCIAL COMPETITIVO Aumento da eficiência e da competitividade das empresas. Mudança na cultura de consumo por parte dos clientes também tem incentivado a logística reversa. Consumidores exigindo um nível de serviço mais elevado. As empresas buscam a diferenciação e a fidelização dos clientes.

22 RECICLAGEM DE PAPEL / PAPELÃO
O Brasil consome por ano cerca de 7,33 milhões de toneladas. O papel reciclado por ano é de 3,36 milhões de toneladas. A taxa de recuperação é de 45,8 % . A reciclagem usa apenas 30 % da energia necessária para a produção de papel virgem. Diminui 75 % a emissão de poluentes. Consumo de água cai de 90 a 98 %.

23 RECICLAGEM DE PAPEL / PAPELÃO FONTE: PULP & PAPER INCORPORATION - 2004
O Brasil consome por ano cerca de 7,6 milhões de toneladas. 75% dos papéis circulantes no país são recicláveis. Cada 50kg de papel reciclado corresponde a uma árvore não cortada. Há pouco incentivo à reciclagem porque o país é um grande produtor de celulose virgem. FONTE: PULP & PAPER INCORPORATION

24 entre os países em desenvolvimento, o Brasil segue liderando.
FONTE: TETRA PAK entre os países em desenvolvimento, o Brasil segue liderando. a recente descoberta da Tecnologia Plasma- desenvolvida por brasileiros – contribui para impulsionar os indíces nacionais.

25 Reciclagem de Latas de Aço
São usadas como embalagens de óleo de cozinha, conservas, tintas, entre outros. FONTE : * CEMPRE ( PÓS-CONSUMO) ** RECYCLING INTERNATIONAL (NOV 2005) ***APEAL-ASSOCIATION OF EUROPEAN PROUCERS OF STEEL (2004)

26 Reciclagem de Pneus Desde 1999, Programa Nacional de Coleta
e Destinação de Pneus Inservíveis. Criados 283 postos de coletas mantidos pela ANIP em 21 Estados e do DF. Em 2007, foram reciclados 150 mil toneladas de produtos, equivalente a 30 milhões de pneus de carro. Estima-se que entre 50 % e 70 % dos pneus consumidos no país chegam aos postos de coleta. Usados no co-processamento na indústria de cimento ( 84% ), pó de borracha para produção de asfalto ( 12% ), matéria – prima para solados de sapatos e dutos fluviais. FONTE: ANIP-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE PNEUMÁTICOS-2008

27 Reciclagem de Óleos Lubrificantes
Consumo médio anual no Brasil é de 1 bilhão de litros, de todos os tipos automotivos e indústrial. Os lubrificantes usados coletados no país é de apenas 240 milhões de litros por ano. Na Europa, o volume coletado chega a 50% do que é comercializado. Estudos recentes mostram que 1 litro de lubrificante usado contamina a potabilidade de 1 milhão de litros de água. FONTE: CONSELHO EM REVISTA – CREA/RS

28 Reciclagem de Latas de Aço
O Brasil evoluiu no índice de reciclagem de latas de aço para bebidas (de 78% para 88%). O uso de sucata na produção de aço novo se manteve estável – o equivalente a 26% do total.

29 Reciclagem do Alumínio (só latas)
O Brasil, em 2004, foi pela quarta vez consecutiva o recordista mundial de reciclagem de latas de alumínio para bebidas. Nesse período, Polônia aumentou seus índices e França e Noruega mantiveram suas marcas. *Cempre – somente pós-consumo/**Associação Brasileira do Alumínio (Abal) – anos 2003 e 2004/Pro Europe –referência ano 2004

30 Reciclagem de Aluminio ( só latas )
1 latinha pesa 14,5 gramas. 67 latinhas corresponde a 1 Kg. cada Kg corresponde a Kg de minério bruto ( bauxita ) poupadas. O Brasil possui uma das 3 maiores reservas de bauxita do mundo.

31 Reciclagem de Aluminio ( só latas )
para reciclar o aluminio são gastos apenas 5% da energia utilizada na extração, ou seja, uma economia suficiente para manter iluminadas 48 residências. no Brasil são consumidas 51 latas/habitantes/ano. no EUA 375 latas/habitante/ano. uma lata de aluminio demora mais de 100 anos para se decompor na natureza.

32 Reciclagem de Plásticos
Fontes: *Plastivida/ **Associação Nacional de Embalagens PET/EUA (Napcor)/ ***Pro Europe - referência ano 2004

33 Reciclagem de Plasticos ( só rígidos )
O Brasil consome cerca de 2,0 milhões de toneladas de embalagens por ano. 16,5 % dos plásticos rígidos e filmes retornam à produção como matéria-prima. 400 mil toneladas de plástico são despejadas anualmente nos lixões.

34 Reciclagem de Vidro Apresentou crescimento de três pontos percentuais entre 2002 e 2004. Fontes: *Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de VidroAbividro/ProEurope – referência ano 2004

35 Reciclagem de Vidros 47 % da produção nacional é reciclada.
desse total 10 % é gerado por sucateiros. O Brasil prouz 1,5 milhão toneladas de embalagens vidro por ano.

36 Reciclagem de PET 48 % da resina PET produzida no Brasil é reciclada
50 milhões de garrafas PET por ano deixam de ser enviadas para aterros sanitários, rios e esgotos. redução no consumo de cerca de 2,7 mil toneladas por ano de matérias-primas não renováveis.

37 DIFICULDADES PARA AS EMPRESAS :
dificuldades no gerenciamento completo do retorno das embalagens e de produtos defeituosos. reduzir o custo operacional da logística reversa. a falta de instalações licenciadas no Nordeste como aterros classe I e II, incineradores, recuperadoras, plantas de co-processamento, descontaminadoras, tratamentos físico-químicos

38 A Importância dos 4 Rs Usar novamente o que já foi utilizado.
Repensar Como você pode diminuir a quantidade de lixo que você produz ? Reutilizar Usar novamente o que já foi utilizado. Reaproveitar Aproveitar para outra coisa o que já foi reutilizado. Reciclar Reciclar o que não dá mais para aproveitar.

39 RECICLAGEM O Brasil segue crescendo no cenário internacional de reciclagem

40 Reciclagem O Brasil mantém excelente desempenho na reciclagem de:
Latas de aço e de alumínio Embalagens Longa Vida. Garrafas PET. Destaca-se frente a várias nações européias em plástico. Apresenta bons níveis na recuperação de papel / papelão.


Carregar ppt "Logística Reversa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google