A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos."— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos

2 Estas orientações têm por finalidade facilitar o acesso à normas técnicas para a formatação de trabalhos acadêmicos. Baseia-se nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

3 1- Terminologia Trabalho acadêmico – qualquer relatório de pesquisa apresentado em disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação. Relatório de pesquisa – narração escrita, ordenada e minuciosa daquilo que foi apurado em um trabalho de pesquisa.

4 2- Estrutura Os trabalhos acadêmicos dividem- se em elementos pré- textuais, textuais e pós-textuais. EstruturaElemento Pré-textuaisCapa Folha de rosto Lista de ilustrações Lista de siglas Sumário TextuaisIntrodução Desenvolvimento Conclusão Pós-textuaisReferências Glossário Apêndices Anexos

5 2.1 Elementos Pré-Textuais Os elementos pré-textuais antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.

6 2.1.1 Capa Elemento obrigatório para proteção externa do trabalho e sobre o qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação; Deve conter os seguintes elementos: - nome da instituição ( Times New Roman, corpo 16, todas maiúsculas e negrito no alto da página); - título e subtítulo, se houver ( corpo 16, maiúsculas e negrito no centro da capa);

7 - Nome do autor ( corpo 14, maiúsculas e negrito, abaixo do título); - Indicação de local, São Paulo e abaixo, o ano de produção do trabalho (corpo 12, maiúscula na primeira letra e negrito, na parte inferior da página).

8 CENTRO UNIVERSITÁRIO RADIAL PROJETO PARA INFORMATIZAÇÃO DA EMPRESA HERIS VIDROS MARCELO CARLOS São Paulo 2008

9 2.1.2 Folha de rosto Contém os elementos essenciais à identificação da obra: Nome do autor (todo em maiúsculas e negrito, Times New Roman, corpo 16, no alto da página); Título do trabalho, seguido dos demais subtítulos, se houver, centralizados; Nota explicativa,a 3 cm do título/subtítulo, a 9 cm da borda lateral esquerda.Refere-se à natureza do trabalho, a seu objetivo acadêmico e aos respectivos dados de orientação (corpo 11, maiúscula na primeira letra e negrito) ; Nome da cidade e ano do trabalho, logo abaixo.

10 MARCELO CARLOS PROJETO PARA INFORMATIZAÇÃO DA EMPRESA HENRIS VIDROS São Paulo 2005 Projeto apresentado às Faculdades e Centro de Educação Tecnológica Radial, como pré-requisito para a conclusão do módulo SMI – Suporte à Micro Informática em Tecnologia em Informática, Gerenciamento de Redes e sistemas de informação, sob a orientação do Professor Paulo Roberto.

11 2.1.3 Lista de ilustrações Reúne ilustrações existentes no texto, na ordem em que aparecem, com indicação da página; Recomenda-se a elaboração de listas próprias para cada tipo de ilustração (quadros, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, tabelas e outros).

12 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Ilustração 1. Infra-Estrutura Ilustração 2. Cadastro de Clientes Ilustração 3. Cadastro de Fornecedores Ilustração 4. Controle de Estoque Ilustração 5. Solicitação de Pedidos Ilustração 6. Solicitação de Compra Ilustração 7. Mala Direta Ilustração 8. Fluxo de Caixa Ilustração 9. Simulação de Aplicação Financeira Tabela 1. Cronograma do Projeto Tabela 2. Delegação do Projeto Tabela 3. Orçamento

13 2.1.4 Lista de abreviaturas e siglas Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizados no texto, seguidos das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso; Sua inclusão é recomendável, no caso de haver mais de cinco elementos a serem relacionados.

14 LISTA DE SIGLAS ALT - Botão do teclado CTRL - Botão do teclado E - Essential ERP – Enterprise Resource Planning ESC - Botão do teclado H – High Value TAB - Botão do teclado TI – Tecnologia da informação

15 2.1.5 Sumário Enumeração das principais divisões, capítulos, seções, subseções e outras partes de um documento; Na mesma ordem e na mesma forma gráfica em que aparecem no documento, com o respectivo número da página onde aparecem ou se iniciam. Uma linha pontilhada deve ser usada para ligar o nome do capítulo à página correspondente.

16 SUMÁRIO 1Introdução Inovações Tecnológicas Novas Tecnologias Internet/Intranet Biblioteca Virtual Considerações finais Referências Glossário Apêndice Anexos Anexo A – Página da internet Anexo B – Página da biblioteca

17 2.2 Elementos textuais O texto constitui o núcleo do trabalho. Tem três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Deve apresentar uma estrutura lógica e harmônica.

18 2.2.1 Introdução Resume brevemente os objetivos do trabalho; Não deve antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado.

19 2.2.2 Desenvolvimento Parte mais importante do texto; Exposição ordenada e pormenorizada do assunto; Divide-se em seções e subseções; Seqüência lógica; Fácil acompanhamento e entendimento

20 2.2.3 Conclusão Parte final do texto, onde são apresentadas as conclusões; Deve haver clareza e objetividade; Fechamento do trabalho.

21 2.3 Elementos pós-textuais Possuem forma própria de apresentação; Destinam-se a complementar ou esclarecer o texto.

22 2.3.1 Referências Elemento obrigatório, que consiste em um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento; Os elementos essenciais para a elaboração de referências são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação;

23 Exemplos 1- LIVROS 1 autor: MINADEO, Roberto. Marketing Internacional: conceitos e casos. Rio de Janeiro: Thex, BEIRÃO, Nirlando. Claudio Bernardes: a psicanálise da prancheta. São Paulo: DBA, 1999.

24 2 autores: GOMES, Josir Simeone; SALAS, Joan M. Amat. Controle de gestão: uma abordagem contextual e organizacional. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

25 3 autores: SOUZA, Donaldo Bello de; SANTANA, Marco Aurélio; DELUIZ, Neise. Trabalho e educação: centrais sindicais e reestruturação produtiva no Brasil. Rio de Janeiro: Quartet, 1999.

26 Mais de 3 autores:LUCKESI, Cipriano Carlos et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1989.

27 2- Trabalho acadêmicos AMATUCCI, Marcos. Perfil do administrador brasileiro para o século XXI: um enfoque metodológico, Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

28 3- Utilização de partes de uma publicação BOGGS, James. Ação e pensamento. São Paulo: Brasiliense, v.3 : A revolução americana.

29 4- Artigos em periódicos, com autor identificado CAMPOS, R.A esquina da irracionalidade. Revista Veja, São Paulo: Abril, n.23, 1999, p.21.

30 5- Artigos em periódicos, com autor não identificado VEJA, O czar do crime. São Paulo: Abril, n. 23, 1999, p.66.

31 6- Páginas da Internet Se conhecida deve ser apresentada a pessoa responsável pela página, seguido do endereço da página e da data do acesso. Ex: SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Disponível em:. Acesso em: 22 abr. 00.

32 7- Trabalho publicados na internet Identifica-se primeiramente a obra, depois o endereço eletrônico do arquivo referente ao texto, seguido da data de acesso. GAZOTO, Luis Wanderley. A linguagem e a revolução francesa. Disponível em: Acesso em: 22 out

33 2.3.2 Glossário Elemento opcional, que consiste em uma lista em ordem alfabética, de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

34 2.3.3 Apêndices Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

35 2.3.4 Anexos Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Ex: ANEXO A – Documento comprobatório ANEXO B – Nota Fiscal

36 Normas para formatação dos trabalhos Digitar o texto preferencialmente em Word for Windows, versão 6.0 ou mais recente; Imprimir em papel branco formato A4 (21cmX29,7cm), tinta preta; Utilizar apenas o tipo Times New Roman em corpo 12, entrelinha 1,5 cm, texto justificado; itálico para as palavras estrangeiras; Utilizar as margens:3 cm superior e esquerda e 2 cm inferior e direita;

37 Paginação: - folhas pré-textuais são contadas, mas não numeradas; - folhas textuais são numeradas seqüencialmente,em algarismos arábicos, localizadas no lado direito da extremidade superior da folha; - folhas pós-textuais são numeradas na mesma seqüência do texto.

38 Recomenda-se o uso da numeração progressiva para as seções do texto. Ex: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 Seção secundária

39 Citações A citação é uma menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte; Com o propósito de esclarecer, complementar ou fundamentar as idéias do autor; A citação pode ser direta ou indireta.

40 Citação direta – transcrição textual dos conceitos do autor consultado. Transcrição do texto de até 3 linhas, deve conter aspas duplas. Ex: Segmentação pode ser definida como...grupamentos específicos de mercado que respondem de maneira semelhante a estímulos mercadológicos. (Santini, 1980:204

41 Transcrição no texto com mais de três linhas, deve estar em parágrafo independente, com recuo de 4 cm da borda esquerda, digitado em espaço 1 e com letra menor que a do texto e sem aspas.

42 Ex: Neste particular Bialoskorski Neto (1997, p.516) registrou que: Pode-se expressar a importância do cooperativismo na agricultura brasileira através da participação das cooperativas no cenário produtivo nacional, em que grande parte da produção de soja, milho, leite, suinos, entre outros, e feita por cooperativas.

43 Citação indireta – transcrição livre do texto do autor consultado. Não é necessário o uso das aspas. Ex: Nascimento (1996) fala da responsabilidade do profissional da informação, da importância dele estar habilitado para o acesso da informação em qualquer suporte.

44 NOTAS DE RODAPÉ Podem ser bibliográficas ou explicativas; Têm por finalidade: Indicar a fonte de onde foi tirada uma citação; Inserir no trabalho considerações complementares; Apresentar a versão original de alguma citação; Definir conceitos e termos utilizados; Apresentar passagens completas de onde se tirou a citação. Devem ser localizadas na margem inferior da mesma página e impressas com caracteres menores do que o usado no texto.


Carregar ppt "Orientações para elaboração de trabalhos acadêmicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google