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SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES.

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1 SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA WILLIAM CORSARO ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES

2 A estrutura da infância e as reproduções interpretativas Perspectiva estrutural: a abordagem baseia-se em três pressupostos centrais: 1)Infância como forma estrutural; 2)Infância exposta às forças sociais que atingem a idade adulta; 3)As crianças como co-construtoras da infância e da sociedade. O autor defende que a produção infantil não é simples imitação ou apropriação direta do mundo adulto. As crianças se apropriam criativamente da cultura adulta para produzir suas próprias culturas.

3 O que está em discussão aqui é a oposição entre X Conceito de crianças como atores sociais que se apropriam, reinventam,reproduzem, negociam, compartilham e criam culturas com os adultos e com seus pares negando o conceito de criança como receptáculo passivo. O conceito de O conceito de socialização primária: quando a criança aprende/ interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que pertencem de forma passiva.

4 1)Infância como forma estrutural Três categorias gerais: a)Visão psicológica orientada para estudos sobre a personalidade; b)Visão psicanalítica da construção da personalidade; c)Abordagem longitudinal: ao longo da vida.

5 2)Efeitos das forças sociais sobre a infância a)Crianças afetam e são afetadas por grandes eventos e transformações sociais; b)As alterações demográficas interferem nas relações das crianças com adultos; c)A longevidade, os avanços médicos, a diminuição das taxas de natalidade alteram as relações das crianças com adultos;

6 6 A NOVA INFÂNCIA MUNDOS ADULTOS MUNDOS INFANTIS ALTERAÇÕES DEMOGRÁFICAS ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA FAMILIAR LONGEVIDADE AVANÇOS DA MEDICINA

7 3)Evolução do trabalho infantil a)Trabalho agrícola nas sociedades pré- industriais; b)Trabalhos variados na transição do capitalismo industrial; c)Formalização da escolaridade: preparar para o futuro; moldada como principio de socialização (visão conservadora) d)Aumento das jornadas escolares e extra- escolares (escola como ambiente protetivo). e)Institucionalização do lazer infantil (lazer e consumo)

8 4)Razões para o aumento das atividades para as crianças a)Preocupações com a segurança infantil; b)Ampliação das atividades associada à ampliação dos cuidados; c)Aumento das atividades associado às alterações demográficas.

9 5)Infância como fenômeno social a)Crianças co-construtoras de seus mundos sociais b)Crianças contribuem para a cultura adulta c)Crianças se apropriam criativamente do mundo adulto para produzir sua própria cultura.

10 Em síntese a)Crianças se apropriam de forma criativa de informações e conhecimentos do mundo adulto; b)Crianças produzem e participam de uma série de culturas de pares; c)Crianças contribuem para a reprodução e extensão da cultura adulta; d)Crianças realizam ajustes secundários de forma cooperativa de elementos que não estão adequados à sua cultura.


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