A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECICLAGEMRECICLAGEMRECICLAGEMRECICLAGEM UM DIA, A TERRA VAI ADOECER. OS PÁSSAROS CAIRÃO DO CÉU, OS MARES VÃO ESCURECER E OS PEIXES APARECERÃO MORTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECICLAGEMRECICLAGEMRECICLAGEMRECICLAGEM UM DIA, A TERRA VAI ADOECER. OS PÁSSAROS CAIRÃO DO CÉU, OS MARES VÃO ESCURECER E OS PEIXES APARECERÃO MORTOS."— Transcrição da apresentação:

1

2 RECICLAGEMRECICLAGEMRECICLAGEMRECICLAGEM

3 UM DIA, A TERRA VAI ADOECER. OS PÁSSAROS CAIRÃO DO CÉU, OS MARES VÃO ESCURECER E OS PEIXES APARECERÃO MORTOS NA CORRENTEZA DOS RIOS. QUANDO ESSE DIA CHEGAR, OS ÍNDIOS PERDERÃO O SEU ESPÍRITO. MAS VÃO RECUPERÁ-LO PARA ENSINAR AO HOMEM BRANCO A REVERÊNCIA PELA SAGRADA TERRA. AÍ, ENTÃO, TODAS AS RAÇAS VÃO SE UNIR SOB O SÍMBOLO DO ARCO- ÍRIS PARA TERMINAR COM A DESTRUIÇÃO. SERÁ O TEMPO DOS GUERREIROS DO ARCO ÍRIS. (PROFECIA FEITA HÁ MAIS DE 200 ANOS POR OLHOS DE FOGO, UMA VELHA ÍNDIA CREE).

4 RECICLAGEM O QUE É RECICLAGEM? É o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria–prima na manufatura de novos produtos.

5 PORQUE RECICLAR? Os benefícios da reciclagem são inúmeros. Vejamos alguns deles: Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado, levando-se em consideração que 30% em peso do lixo gerado corresponde a materiais que poderiam ser reciclados; Diminuição da quantidade de lixo a ser aterrado, levando-se em consideração que 30% em peso do lixo gerado corresponde a materiais que poderiam ser reciclados;

6 preservação dos recursos naturais: 1 tonelada de alumínio reciclado corresponde a 5 toneladas de bauxita; 54 árvores de Pinus com altura média de 12 m e diâmetro médio em torno de 12 cm, com densidade básica de 300 Kg seco/m 3 correspondem a 1 tonelada de pasta celulósica ou, ainda, 34 árvores de eucalipto com altura média de 12 m e diâmetro médio em torno de 12 cm, com uma densidade básica de 500 Kg seco/m 3 ; no caso de vidro, cerca de 1 tonelada de vidro novo corresponderia a 1,2 toneladas de matéria-prima, e no caso do plástico, cada tonelada corresponde a cerca de 7 barris de petróleo; preservação dos recursos naturais: 1 tonelada de alumínio reciclado corresponde a 5 toneladas de bauxita; 54 árvores de Pinus com altura média de 12 m e diâmetro médio em torno de 12 cm, com densidade básica de 300 Kg seco/m 3 correspondem a 1 tonelada de pasta celulósica ou, ainda, 34 árvores de eucalipto com altura média de 12 m e diâmetro médio em torno de 12 cm, com uma densidade básica de 500 Kg seco/m 3 ; no caso de vidro, cerca de 1 tonelada de vidro novo corresponderia a 1,2 toneladas de matéria-prima, e no caso do plástico, cada tonelada corresponde a cerca de 7 barris de petróleo;

7 Economia de energia: no processo de fabricação do alumínio, cerca de 20 vezes; aço, 4 vezes; papel, 2 vezes; 1 Kg de plástico corresponde a 1 litro de petróleo em energia, e no caso do vidro, para cada 10% utilizado na mistura, tem-se uma economia de 2,4% da energia que seria necessária para a fusão; Diminuição da poluição do meio ambiente; Geração de empregos em um novo tipo de segmento, a indústria da "reciclagem"; Menos poluição do ar, da água e do solo;

8 Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas; Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga nas vias públicas; Gera renda pela comercialização dos recicláveis; Gera renda pela comercialização dos recicláveis; Minimiza o esgotamento dos recursos não- renováveis; Minimiza o esgotamento dos recursos não- renováveis; Diminui o desperdício; Diminui o desperdício; Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram. Dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

9 O QUE PODE E NÃO PODE SER RECICLADO MaterialReciclávelNão-ReciclávelCuidados Papel jornal, revista, folha de caderno, formulários de computador e fax, caixas, envelope, cartaz, fotocópia, rascunhos, caixinhas longa vida, listas telefônicas, aparas de papel, envelopes, provas rascunhos, cartazes velhos papel carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, tocos de cigarro, papéis sujos, papéis sanitários, papéis metalizados, papel carbon, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis devem estar limpos, secos,sem gordura, graxas ou restos de comida e de preferência não amassados. As caixas devem estar desmontadas Plástico embalagens de refrigerantes, margarinas e embalagens de produtos de limpeza, copinho de café e água, canos e tubos, sacos plásticos em geral, potes de cremes e xampus, baldes e bacias, saquinhos de leite, restos de brinquedos cabo de panela, tomadas, fitas adesivas, embalagens de chips laminada, papéis de balas frascos e potes deverão estar limpos e sem resíduos Vidro recipientes em geral, garrafas de vários tamanhos, copos, frascos de medicamentos e perfumaria, cacos (bem embrulhados), lâmpadas incandescente espelhos, vidros planos, tubos de tv, cerâmica, porcelana, lâmpadas fluorescentes, ampolas de remédios devem estar limpos e sem resíduos, podem estar inteiros ou quebrados.Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal). Metal lata de aço (lata de óleo, salsicha, etc,), lata de alumínio (refrigerantes, bebidas em geral), papel alumínio, tubos de creme dental, pregos, tampas de garrafas, objetos de alumínio, cobre, latão e chumbo, bronze, ferro ou zinco e pequenas sucatas clip's, grampos, esponjas de aço, canos devem estar limpos. As tampas devem ser pressionadas para dentro.

10 TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO MATERIALTEMPO DE DECOMPOSIÇÃO ALUMÍNIO200 A 500 ANOS CERÂMICAINDETERMINADO CHICLETES5 ANOS CORDAS DE NYLON30 ANOS FILTROS DE CIGARROS5 ANOS LOUÇASINDETERMINADO METAIS (COMPONENTES DE EQUIPAMENTOS)CERCA DE 450 ANOS PLÁSTICOS (EMBALAGENS, EQUIPAMENTOS)ATÉ 450 ANOS PNEUSINDETERMINADO VIDROSINDETERMINADO

11 LIXO TÓXICO DOMICILIAR É de responsabilidade dos fabricantes e importadores de pilhas e baterias os procedimentos de coleta, armazenamento, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada desses resíduos. Leve ao supermercado para que se dê a destinação final desses materiais, pois as pilhas e baterias contém metais pesados que contaminam o ar, o solo e o lençol freático, acarretando diversos males ao ser humano.

12 CLASIFICAÇÃO QUANTO ÀS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS Seco: Papéis, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeiras, guardanapos e toalhas de papel, pontas de cigarro, isopor, lâmpadas, parafina, cerâmicas, porcelana, espumas e cortiças. Seco: Papéis, metais, couros tratados, tecidos, vidros, madeiras, guardanapos e toalhas de papel, pontas de cigarro, isopor, lâmpadas, parafina, cerâmicas, porcelana, espumas e cortiças. Molhado: Restos de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados. Molhado: Restos de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados.

13 QUANTO À COMPOSIÇÃO QUÍMICA Orgânico: É composto por pó de café, chá, cabelos, restos de alimentos, cinzas, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, ossos, aparas e podas de jardim. Orgânico: É composto por pó de café, chá, cabelos, restos de alimentos, cinzas, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, ossos, aparas e podas de jardim. Inorgânico: Composto por produtos manufaturados como plásticos, vidros, borrachas, tecidos, metais, (alumínio, ferro etc.), tecidos, isopor, lâmpadas, velas, parafinas, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiça etc. Inorgânico: Composto por produtos manufaturados como plásticos, vidros, borrachas, tecidos, metais, (alumínio, ferro etc.), tecidos, isopor, lâmpadas, velas, parafinas, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiça etc. Chorume: Substância líquida decorrente da decomposição de material orgânico Chorume: Substância líquida decorrente da decomposição de material orgânico

14 A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo planeta; cada ser humano produz, em média, um pouco mais que um 1 Kg de lixo por dia. Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. O que fazer e onde colocar tanto lixo é um dos maiores desafios deste século.

15 OS TRÊS RS: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR 1. Recicle o vidro. Calcula-se que a reciclagem de 1 tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade. Aproveite as embalagens de vidro para conservar alimento no frigorífico, na geladeira ou no freezer. 2. Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos. As pilhas incorporam metais pesados tóxicos. 3. Prefira eletrodomésticos recentes e de qualidade, pois gastam menos energia.

16 4. Regue as plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação. 5. Uma torneira a pingar significa 190 litros de água por dia que vão pelo cano abaixo. 6. Desligue o fogão elétrico, antes de terminado o cozimento, pois a placa mantém-se quente por muito tempo. 7. Desligue o ferro um pouco antes de acabar de passar a roupa: ele vai se manter quente durante o tempo necessário para acabar a tarefa.

17 8. Em vez de reciclar, tente preciclar (reaproveitar as embalagens) 9. Seja econômico: Poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos. 10. Regule seu carro e poupará combustível. 11. Sempre que possível, reduza o uso do carro; para pequenas distâncias, vá a pé, ande de bicicleta (é saudável, emagrece e não polui), partilhe o carro com outras pessoas ou opte por transportes coletivos.

18 12. Os transportes coletivos consomem 1/13 da energia necessária para transportar o mesmo número de passageiros por carro. Implemente uma política de transportes para os empregados. 13. Prefira lâmpadas fluorescentes compactas para as salas cujo índice de ocupação é maior, pois são mais eficazes se estiverem acesas durante algumas horas. Embora mais caras, duram mais e gastam um quarto de energia consumidas pelas lâmpadas incandescentes. Você vai evitar que meia tonelada de dióxido de carbono seja expelida para a atmosfera.

19 14. As fotocopiadoras e as impressoras a lazer utilizam cassetes de toner plástico, que freqüentemente tem que ser substituídos. Contate uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente. 15. Um estudo desenvolvido pela NASA mostra que as plantas conseguem remover 87% dos elementos tóxicos do ambiente de uma casa no espaço de 24 horas. Crie o hábito de cultivar plantas, distribua-as profusamente por todas as instalações. Escolha plantas que necessitem de pouca luz natural.

20 16. Instale lâmpadas fluorescentes. Substituir-se uma lâmpada tradicional por uma fluorescente, é bom para o bolso, evita o consumo de energia equivalente a cerca de 1 barril de petróleo ou 317 quilogramas de carvão, que produziria 1 tonelada de dióxido de carbono (responsável pelo efeito estufa) e 6 quilogramas de dióxido de enxofre, que contribuem para a chuva ácida. As lâmpadas fluorescentes também duram mais que as incandescentes

21 17. Antes de decidir comprar equipamentos para o escritório, saiba que as impressoras a jato de tinta usam menos 99% de energia que as impressoras a lazer, durante a impressão, e 87% menos quando inativas;os computadores portáteis consomem 1% da energia de um computador de escritório. Se for possível, opte por esses equipamentos. 18. Brinquedos velhos, livros e jogos, que você não quer mais, podem ser aproveitados por outros; portanto, não os jogue fora.

22 19. Calcula-se que um em cada quatro documentos enviados por FAX são posteriormente fotocopiados porque o original tende a perder a visibilidade. Desta forma, gasta- se não só o papel de FAX (normalmente não reciclável, porque é revestido com produtos químicos que são aquecidos para impressão), mas também o de fotocópia. Compre um aparelho de fax que use papel normal. Funcionam como fotocopiadoras ou impressoras em papel vulgar. 20. Roupas usadas podem ser dadas a outras pessoas ou a bazares de caridade.


Carregar ppt "RECICLAGEMRECICLAGEMRECICLAGEMRECICLAGEM UM DIA, A TERRA VAI ADOECER. OS PÁSSAROS CAIRÃO DO CÉU, OS MARES VÃO ESCURECER E OS PEIXES APARECERÃO MORTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google