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Análise de Pontos de Função

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Apresentação em tema: "Análise de Pontos de Função"— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Pontos de Função
O metro quadrado do software

2 .: Objetivos :. Sensibilizar a audiência quanto à necessidade de medição de software Apresentar as principais aplicações da FPA como unidade de medida e processo de contagem Apresentar técnicas para definir os objetos de medição Introdução à Análise de Pontos de Função (APF ou FPA)

3 Agenda

4 .: Por que medir? :. Contexto Problemática
Requisitos : tendem a expandir Qualidade, Funcionalidade, Performance Problemática Recursos : tendem a ser limitados Tempo, Dinheiro, Pessoas entre outros Na satisfação dos Requisitos, disputam-se por Recursos Como manter esta situação sob controle, a fim de obter o melhor resultado?

5 .: Ferramentas :. Histórico Hoje Ferramentas CASE
Linguagens de 4a. Geração Tecnologias OO Ambiente integrado de desenvolvimento Arquitetura Cliente-Servidor Hoje Gerência de Projetos Terceirização e Gestão de Contratos Iniciativas de SPI ERP Isoladamente estas tecnologias não foram capazes de fornecer as respostas desejadas. “No Silver Bullet: Essence and Accidents of Software Engeneering” Fred Brooks

6 Gerência de projetos “Não se pode controlar aquilo que não se consegue medir” - Tom de Marco

7 .: O que é Gerência de Projetos :.
[Do lat. gerere, 'trazer'; 'produzir', 'criar'; 'executar'; 'administrar'.] Dicionário Aurélio Projetos [Empreendimento temporário posto em execução para criar um único produto ou serviço] PMBOK Como gerenciar projetos?

8 .: Como gerenciar projetos? :.
Planejar Definir e refinar objetivos Selecionar o melhor curso de ação Executar Coordenar pessoas e outros recursos para executar o plano Controlar Garantir que os objetivos são alcançados Monitorar e medir o progresso regularmente Identificar variações do plano Tomar ações corretivas quando necessário Processos que permitam controlar sua execução pelo conhecimento prévio dos efeitos de suas respostas. P.: Como? R.: Visibilidade.

9 .: Visibilidade :. Trazer a VISIBILIDADE necessária a:
Comunicação efetiva Rápida identificação e correção de problemas Realização de escolhas chave Defesa e justificativa de decisões Acompanhamento de objetivos específicos O principal papel das métricas de projeto é trazer a visibilidade necessário à ação gerencial. P.: A partir de quando? R.: Do início.

10 .: Planejamento :. Quando o trabalho começa
Falta de conhecimento exige estimativa Conforme este conhecimento evolui menos se assume O quanto este conhecimento evolui é uma métrica A Análise de Pontos de Função permite estimar o tamanho dos requisitos funcionais desde muito cedo. P.: Como medir conhecimento? R.: Com os requisitos.

11 .: Medindo e Estimando :. Os requisitos e seu crescimento
Qual o Esforço? Qual o Prazo? Qual o Custo? P.: Para que saber o tamanho funcional? R.: Ele é um fator normalizador.

12 .: Recursos para responder :.
Experiência Individual A Data Limite Indicadores de PRODUTIVIDADE Quantas HORAS são necessárias para realizar as ATIVIDADES envolvidas no fornecimento de um PONTO DE FUNÇÃO em determinado CONTEXTO? Qual o PREÇO de um PONTO DE FUNÇÃO contemplando determinadas ATIVIDADES neste CONTEXTO? A razão de bens ou serviços produzidos por unidade de tempo ou custo “Applied Software Measurement” P.: Está tudo muito abstrato. Dá pra dar um exemplo?

13 .: Estimativas Paramétricas :.
Atividades: Especificação (20%) Projeto (30%) Construção (40%) Documentação(10%) Tecnologia: Java Oracle AS com Portal Produtividade: 6 Horas/PF * H= H * H= H * H= H * H= H Estimativa Inicial...: PF Produto Entregue..: PF Crescimento : 53% ( – ) * 100 1.200 Projeto A Equipe 1 1.900 PF * 6 H / PF = 11.400H P.: E isto é suficiente para tudo dar certo?

14 Dinâmica dos 99% concluídos
.: Controle :. Dinâmica dos 99% concluídos P.: Como as métricas podem ajudar?

15 Instrumento de acompanhamento Ajuda a perceber problemas em tempo
Várias dimensões : cronograma, custos, qualidade, riscos ou escopo P.: Poderia ser mais específico?

16 O Problema não é só o erro, mas a demora em identificá-lo
P.: As métricas coletadas tem valor apenas para este projeto?

17 P. : Minha empresa não desenvolve projetos de software. Ela contrata
P.: Minha empresa não desenvolve projetos de software. Ela contrata. A FPA pode ainda me ajudar?

18 Terceirização e Gestão de Contratos
A Análise de Pontos de Função como instrumento para nivelar de riscos

19 .: Terceirização :. não é Gestão de Contratos
[Contratação de terceiros, por parte de uma empresa, para a realização de atividades não essenciais, visando à racionalização de custos, à economia de recursos e à desburocratização adminstrativa] Houaiss Gestão de Contratos [processos necessários à obtenção de bens e serviços externos a organização executora] PMBOK Na Terceirização pessoas são gerenciadas, enquanto na Gestão de Contratos o foco está no resultado. P.: O FPA ajuda em ambos estes casos?

20 .: Pontos de Função :. Por que medir na terceirização?
Apesar de nos meses 1,2 e 3 ter havido o mesmo volume de PF entregues, a quantidade de horas aumentou Monitoramento : Produtividade (horas) Qualidade (defeitos) A análise exclusiva da quantidade de horas não é conclusiva

21 .: Pontos de Função :. Por que medir na terceirização?
A industria do Erro. Quanto mais improdutivo mais o subcontratado ganha. O ponto de função permite monitorar uma tendência de acomodação P.: Como a FPA ajuda na gestão de contratos?

22 .: Pontos de Função :. E na Gestão de Contratos?
Ferramentas, Técnicas e Produtos Análise de “Make-or-buy” Seleção do Tipo de Contrato Preço global fixo Preço unitário Negociação Contratual Sistema de Pagamentos Especificação de Trabalho (SOW) Documentos de Aquisição Critérios de Avaliação Relatório de Desempenho Uma avaliação orientada aos processos de Gerência de Aquisições do Projeto do PMBOK©.

23 .: Análise de “Make or Buy” :.
Visa determinar se é mais vantajosa a contratação de um produto específico no mercado ou o seu desenvolvimento interno. Comparação dos níveis de performance Organização x Mercado Alguns aspectos são quantificáveis Análise Objetiva Indicadores Por exemplo ... Comparar: “Pôr em paralelo, equiparar em valor, qualidade ou intensidade” Houaiss

24 .: Caso: Aplicação da FPA :. Análise de “Make or Buy”
A organização deve empreender internamente o desenvolvimento de um novo sistema; Deve ser contratada uma empresa externa para o desenvolvimento completo do novo sistema; Deve ser realizado internamente o trabalho de especificação de requisitos e implantação, enquanto a codificação e testes será contratada no mercado; É conveniente a aquisição de um pacote (COTS) com sua parametrização e adequações tanto no parque de sistemas quanto na organização. P.: Como decidir? R.: Compare. P.: Como comparar? R.: Conheça a si para poder comparar-se ao mercado.

25 .: Conheça a si mesmo :. Funcionalidade solicitada pela organização (PF) Indicadores: taxa de produção (PF/HM), custo (R$/PF), indicadores de qualidade (defeitos/PF), Distribuição do esforço entre as atividades (especificação, projeto, etc.) Números internos de outra forma de difícil apuração ou justificativa. “Se você conhece o inimigo e se conhece, você não deve temer o resultado de cem batalhas“ A Arte da Guerra

26 .: Seleção do Tipo de Contrato :. Distribuindo Riscos
Aumento do Escopo - Quem Contrata Queda na Produtividade - Contratado Modelos de Terceirização Homem-Hora - O contratado é beneficiado pela queda na produtividade Preço Fechado - O contratado é prejudicado pelo aumento do escopo Pontos de Função - Cada um arca com o risco que lhe corresponde - Ganha x Ganha

27 .: Ponto de Função - Unidade :. Contratando Resultados
[1.200 PF] Especificação Inicial de Requisitos [1.500 PF] Projeto de Alto Nível [1.700 PF] Projeto Detalhado [1.900 PF] Produto Entregue Os pontos de função refletem as novas telas, relatórios, consultas, controles, etc. que vão se materializando conforme se aumenta o conhecimento do sistema Se o cliente quiser mais funcionalidades, é só pagar o preço do Ponto de Função Se o fornecedor quiser manter sua lucratividade, é só manter sua produtividade e qualidade Não existe ponto de função “defeituoso”

28 .: Outras Aplicações Afins :.
Negociação Contratual Sistema de Pagamentos Especificação de Trabalho (SOW) Apoio na validação da descrição Pode ser usada para estimar ou contar PF? Documentos de Aquisição e Critérios de Avaliação Defeitos por Ponto de Função Produtividade Mínima Capacidade de Produção Relatório de Desempenho SOW “Descreve o item a ser contratado com suficiente detalhe para permitir que os potenciais fornecedores possam avaliar se são capazes de atender ao edital” PMBOK©. P.: E se minha empresa for a fornecedora?

29 Iniciativas de Software Process Improvement
O papel das métricas e da Análise de Pontos de Função em iniciativas de SPI

30 .: SPI :. Software Process Improvement
Procedimento sistemático Melhora a performance de um sistema composto por um conjunto de processos existentes Modificação em processos existentes ou a atualização de novos processos Objetivando corrigir ou evitar problemas identificados no sistema anterior Assessment Software Engineering Processes: Principles and Applications, Wang Y. 2000 P.: O que é um Assessment?

31 .: SPA :. Software Process Assessment
Procedimento sistemático Investiga a existência, adequação e performance de um contexto real Compara a um MODELO, padrão ou benchmark SEI CMMI – Capability Maturity Model ® Integration sm SPICE - Software Process Improvement and Capability Determination (ISO 15504); TickIT Software Engineering Processes: Principles and Applications, Wang Y. 2000 P.: Como assim um modelo?

32 .:Componentes:. do Modelo CMMI
Níveis de Maturidade Process Area 1 Area 2 Area N Objetivos Específicos Gerais Práticas Específicas Compromisso em Executar Capacidade de Execução Direção na Implementação Verificação da Práticas Gerais Características Comuns .:Componentes:. do Modelo CMMI

33 .: Process Areas :. Representação em Estágios
Nível 5 Otimizado Nível 4 Quantitativamente Gerenciado Nível 3 Definido Gerência de Requisitos Planejamento de Projetos Monitoramento e Controle de Projetos Gerência de Acordos com Fornecedores MEDIÇÃO e ANÁLISE Garantia de Qualidade de Produto e Processo Gerência de Configuração Nível 2 Gerenciado Nível 1 Inicial

34 CMMI - SW -V1.1- Staged Representation página 152
.: Medição e Análise :. Objetivo: DESENVOLVER e SUSTENTAR a capacidade utilizada no suporte às necessidades de INFORMAÇÃO da gerência. Áreas Relacionadas Planejamento de Projetos [2] Monitoramento e Controle de Projetos [2] Gerência de Configuração [2] Desenvolvimento de Requisitos [3] Definição de Processos Organizacionais [3] Gerência Quantitativa de Projeto [4] CMMI - SW -V1.1- Staged Representation página 152 P.: Enfim qual o papel da FPA nisso?

35 .: Papel da FPA :. Iniciativas de SPI
“..., quando feita adequadamente, a medição em seqüência de atributos de qualidade de produtos e processos pode fornecer uma base efetiva para a iniciação e gerência de atividades de melhoria de processos.” PSM: Measuring for Process Management and Improvement William A. F. et al, 1997 FUNCIONALIDADE

36 Software é PROCESSO e PRODUTO
O Que Medir ? Software é PROCESSO e PRODUTO

37 .: Goal/Question/Metric :.
Cada organização ou projeto tem objetivos. Para cada um destes há um conjunto de questões a fim de verificar seu cumprimento. Muitas destas questões tem respostas que podem ser mensuradas Basili, V.R, 1984, Goal Question Metric Paradigm .: Goal/Question/Metric :. Objetivo Questão Métrica Planejamento

38 .: O Que Medir :. Aspectos comuns do software Categorias para medição
Previsto e Realizado Recursos e Custos Crescimento e Estabilidade Qualidade do Produto Performance do Desenvolvimento Adequação Técnica Categorias para medição Tamanho funcional e estabilidade, etc. Métricas Esforço, Datas, Reporte de Problemas, etc. Medidas são a quantificação de uma característica do software, processo ou produto.

39 .: O papel do TAMANHO :. Fator normalizador dos dados (métricas) coletadas Adiciona a experiência coletiva à experiência individual Deve ser representativo - quantificar bens ou serviços produzidos

40 .: Pontos de Função :. Independente de tecnologia e Padronizado pelo IFPUG Requisitos funcionais refletem objetivos objeto de gerenciamento normalizador de todas as atividades envolvidas Baseado em Descrição formal das necessidades de negócio do usuário Em sua linguagem. Desenvolvedores traduzem-na em linguagem de T. I. para fornecer a solução. P.: Mas o que é um Ponto de Função?

41 Método Padrão para Medir Software do Ponto de Vista do Usuário através da quantificação da Funcionalidade Fornecida

42 .: Objetivos :. Objetivos da Técnica Objetivos do Processo de Contagem
Medir a Funcionalidade que o usuário solicita e recebe Medir o desenvolvimento e manutenção de software de forma Independente da Tecnologia utilizada para sua implementação Objetivos do Processo de Contagem Simples o suficiente para minimizar o trabalho adicional envolvido no processo de medição Uma medida Consistente entre vários projetos e organizações

43 .: Componentes da Contagem :.

44 .: Processo de Contagem :.
Determinar o Tipo de Contagem Determinar Escopo da Contagem e Fronteira da Aplicação Contar Funções Tipo Dados Contar Funções Tipo Transação Determinar Contagem de Pontos de Função não Ajustados Determinar Valor do Fator de Ajuste Calcular o Número de Pontos de Função Ajustados Copyright © 2001, 2002 por FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS LTDA.

45 Carlos Eduardo Vazquez (27)9254-6389 carlos.vazquez@fattoCS.com.br
Questões??? Carlos Eduardo Vazquez (27)


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