A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA COM FOCO COMPORTAMENTAL Luiz Carlos de Miranda Júnior Gerente de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da CPFL Energia e Coordenador dos CSSTs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA COM FOCO COMPORTAMENTAL Luiz Carlos de Miranda Júnior Gerente de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da CPFL Energia e Coordenador dos CSSTs."— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA COM FOCO COMPORTAMENTAL Luiz Carlos de Miranda Júnior Gerente de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da CPFL Energia e Coordenador dos CSSTs – Comitês de Segurança e Saúde do Trabalho do SindiEnergia e da Fundação Coge

2 Algumas ações que contribuíram com os resultados obtidos Possibilidade de recusa ao trabalho sem condição de segurança adequada. Sinal Verde para a Segurança. Ranking de CIPAs. Participação dos trabalhadores no estudo e definição de EPI. Revisão da APR Completa e Simplificada com a participação dos eletricistas com a declaração de aptidão para o trabalho pelo executor da tarefa. Alteração dos critérios de contratação (eletricistas) com a introdução de avaliação de aspectos comportamentais. Alteração das pontuações das planilhas de inspeção com alguns itens associados a aspectos comportamentais capazes de zerar a avaliação.

3 Fonte: MOC – Mudança Orientada por Comportamento – DNV Estágios evolutivos em SST

4 Diálogo Comportamental - Premissas Fonte: MOC – Mudança Orientada por Comportamento – DNV Punição Reforço Positivo 2 Reforço Negativo 1 Extinção Reforços positivo e negativo: aumento do comportamento desejado Punição e Extinção: diminui o comportamento verificado 1.Retirada do que não se deseja (zumbido associado a não utilização do cinto de segurança). 2.Dar o que se quer: bônus. Conscientização negativa Conscientização positiva

5 Diálogo Comportamental - Premissas Fonte: MOC – Mudança Orientada por Comportamento – DNV Fundamentos básicos: 1.Atitudes pessoais corretas e o cuidado de cada um com os outros - excelência em SEGURANÇA. 2.Conversa pessoal sobre SEGURANÇA – ênfase nos pontos positivos e identificação de formas mais seguras de trabalho. 3.Observação, reforço positivo, auxilio na correção de falhas. 4.Participação ativa do trabalhador. 5.Busca dos antecedentes.

6 Diálogo Comportamental - Premissas Fonte: MOC – Mudança Orientada por Comportamento – DNV Questões básicas: 1.Estou bem? 2.Sei o que é preciso fazer? 3.Existem procedimentos seguros? 4.Estou indo além dos meus limites? 5.O ambiente é seguro?

7 Diálogo Comportamental - Registro

8 Diálogo Comportamental – Índice Seguro

9 Diálogo Comportamental – Número Individual de Observações

10 Diálogo Comportamental – Antecedentes Verificados

11 Diálogo Comportamental – Detalhamento dos Antecedentes

12 Diálogo Comportamental – EAD Percepção de Riscos

13

14

15 Diálogo Comportamental – Desafio para o Sucesso

16 Grato pela atenção. Luiz Carlos de Miranda Júnior


Carregar ppt "SEGURANÇA COM FOCO COMPORTAMENTAL Luiz Carlos de Miranda Júnior Gerente de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da CPFL Energia e Coordenador dos CSSTs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google