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Critérios de Excelência - uma medida para o êxito mundial -

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Apresentação em tema: "Critérios de Excelência - uma medida para o êxito mundial -"— Transcrição da apresentação:

1 Critérios de Excelência - uma medida para o êxito mundial -
Associação Nacional do Transporte de Cargas - A Qualidade Total no Transporte Rodoviário de Cargas - Antonio Tadeu Pagliuso Gerente Técnico

2 A Fundação e o PNQ Benefícios para a Organização Modelo de Excelência do PNQ® Os Critérios de Excelência do PNQ® - CE Primeiros Passos para a Excelência

3 Prêmio Nacional da Qualidade.”
Missão “Promover a conscientização para a qualidade e produtividade das empresas produtoras de bens e serviços e facilitar a transmissão de informações e conceitos relativos às práticas e técnicas modernas, e bem-sucedidas, da gestão da qualidade, inclusive com relação aos Órgãos da Administração Pública, por meio do Prêmio Nacional da Qualidade.”

4 Principais Atividades da FPNQ
Processo de Premiação do PNQ Instruções para Candidatura Comitês Técnicos: Critérios e Processo de Avaliação Comitês Setoriais: Saúde e Organizações sem fins lucrativos Processo de Avaliação e Designação da Banca Examinadora Anúncio das Premiadas Cerimônia de Premiação Cursos abertos e “in company” Formação de Instrutores do PNQ Formação da Banca Examinadora do PNQ Formação de Avaliadores nos Primeiros Passos Critérios de Excelência para Alta Direção Eventos Seminário “Em Busca da Excelência” (São Paulo) Seminário “Em Busca da Excelência” - BIS (outras capitais) Palestras Técnicas e Institucionais Comitês Temáticos e “Workshops”

5 Principais Atividades da FPNQ
Edições Técnicas Publicações Critérios de Excelência e Primeiros Passos para a Excelência Relatórios da Gestão das premiadas e Casos para Estudo Fitas de Vídeo Painéis e Palestras dos Seminários Tecnologia de Premiação Transferência de Tecnologia de Premiação (prêmios setoriais, regionais e internos) Chancela de Premiações (prêmios setoriais e regionais) Softwares para Auto-avaliação: PNQ / PP / Apoio às premiações Membros Filiação de novos Membros Administração e manutenção da Fundação Divulgação Anote (boletim informativo) Resenha Eletrônica Site (

6 Indicadores da FPNQ/PNQ (92/01)
10 Ciclos de premiação implementados 198 Candidaturas e Relatórios de Avaliação entregues 35 Finalistas visitadas, sendo 13 premiadas Critérios distribuídos 7.300 Pessoas treinadas no Modelo de Excelência do PNQ® 5.371 Candidatos a Examinador 1.952 membros da Banca Examinadora, com mais de 107 mil horas de trabalho voluntário 36 Seminários EM BUSCA DA EXCELÊNCIA, sendo 9 internacionais, totalizando participantes 184 Organizações filiadas, com mais de pessoas diretamente relacionadas

7 Candidaturas e Premiações
Premiadas : 2001 – Bahia Sul Celulose (grandes empresas) Serasa (grandes empresas) Caterpillar (manufaturas) Cetrel (médias empresas) Siemens - Unidade de Telecomunicações (manufaturas) Citibank - Unidade CB (prestadoras de serviços) WEG - Unidade de Motores (manufaturas) Copesul (manufaturas) Alcoa - Unidade de Poços de Caldas (manufaturas) Serasa (prestadoras de serviços) Citibank - Unidade GCB (prestadoras de serviços) Xerox do Brasil (manufaturas) IBM - Unidade de Sumaré (manufaturas)

8 Banca Examinadora de 2001 17.000 horas de “Trabalho Voluntário”
279 Voluntários 211 Examinadores 30 Examinadores Seniores 7 Juízes 31 Examinadores Relatores horas de “Trabalho Voluntário”

9 Categorias de Premiação PNQ 2002
Grandes Empresas Médias Empresas Não há limitação no número de premiadas Organizações Sem Fins Lucrativos Pequenas e Micro-empresas Órgãos da Administração Pública

10 Critérios de Excelência Instruções para Candidatura
Ciclo de Premiação Lançamento dos Critérios de Excelência e das Instruções para Candidatura Nov./2001 Determinação da Elegibilidade 17/05/2002 Envio dos Relatórios de Avaliação a todas as Candidatas Anúncio da(s) Premiada(s) e Finalista(s) 24/10/2002 Processo de Avaliação de 17/06/2002 a 23/10/2002 Inscrição para a Candidatura 14/06/2002

11 Processo de Avaliação - PNQ 2002
Candidata recebe RA 1. Análise Crítica Individual 3. Preparo do RA de Etapa I 2. Seleção pela Faixa de Pontuação Média Etapa I OK + 1 EXSR 6 a 8 EXs ÑOK + 1 EXRL 2. Preparo do RA de Etapa II 1. Análise Crítica de Consenso Etapa II OK ÑOK 4 EXs + 1 EXSR 3. Seleção pela Faixa de Pontuação do Consenso + 1 EXRL Etapa III 1. Preparo do Plano de Visita 3. Preparo do RA da Etapa III 2. Execução da Visita e Consenso OK ÑOK 4 EXs + 1 EXSR + 1 EXRL 4. Seleção pela Faixa de Pontuação Final e inform. públicas Anúncio da(s) Premiada(s) e Finalista(s) e Entrega do PNQ

12 Benefícios para a Organização
com a adoção do Modelo de Excelência do PNQ® para a modelagem da gestão organizacional e dos Critérios para a Auto-avaliação Aplicação de Fundamentos da Excelência e de Critérios de Avaliação reconhecidos e utilizados mundialmente Possibilita a visão sistêmica da Organização Foco na realização de Resultados Promoção da cooperação interna Compartilhamento das informações internas Identificação de seus pontos fortes e oportunidades para melhoria Comprometimento das pessoas que compõem a força de trabalho Medição e identificação do seu desempenho, inclusive perante os referenciais Capacitação interna para se auto-avaliar

13 Benefícios da Candidatura ao PNQ
Avaliação externa e independente do sistema de gestão, utilizando critérios reconhecidos internacionalmente, executada por profissionais competentes, com investimento mínimo, viabilizando ações objetivas de melhoria da gestão. Mobilização em torno de um objetivo comum. Auto-avaliação crítica da gestão em todas as áreas, integrando e alinhando numerosas atividades, fornecendo meios eficazes de medir o progresso. Diagnóstico global, identificando e destacando os pontos fortes e as lacunas na gestão, proporcionando uma clara perspectiva da distinção entre o desempenho típico e o de “Classe Mundial”. Recebimento de Relatório de Avaliação, contendo pontos fortes e oportunidades para melhoria. Ser reconhecida como organização “Classe Mundial”, caso seja premiada.

14 FPNQ e PNQ Referenciais
Pesquisa da “Interscience” (set./2000) FPNQ - Top of Mind das Instituições que premiam Qualidade PNQ - Prêmio mais importante e desejado pelas organizações Pesquisa da Fundação Dom Cabral (2000/2001) 16% das empresas que responderam a pesquisa (98 classificadas entre as 500 MM da Exame) utilizam os Critérios de excelência em função da sua atualização anual.

15 Origem dos Fundamentos e dos Critérios de Excelência
Estudo do NIST no final da década de 80: O que as melhores empresas têm em comum ? Princípios/Valores comuns = Fundamentos Modelos Estrangeiros e Internacionais 10 9 8 Especialistas PNQ Resultados ( 460 ) Modelo para avaliar a aplicação dos fundamentos, visando conceder o prêmio MBNQA às empresas “world class” americanas PNQ

16 Critérios de Excelência
Representam o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho organizacional. Foram desenvolvidos a partir de 9 fundamentos. Constituem um modelo com característica sistêmica. São editados anualmente pela FPNQ, em conjunto com um modelo simplificado - Primeiros Passos para a Excelência.

17 Fundamentos do Modelo de Excelência do PNQ®
Comprometimento da alta direção Visão de futuro de longo alcance Gestão centrada nos clientes Responsabilidade social Valorização das pessoas Gestão baseada em processos e informações Foco nos resultados Ação pró-ativa e resposta rápida Aprendizado

18 Modelo de Excelência do PNQ® Uma visão sistêmica da organização
4. Informações e Conhecimento (90) 2. Estratégias e Planos 1. Lide-rança 6. Processos (90) 5. Pessoas 7. Resultados (460) 3. Clientes e Sociedade (90)

19 Comparação com o Padrão
Diagrama de Gestão Estrutura dos Itens de Enfoque e Aplicação Práticas de Gestão Execução Verificação Comparação com o Padrão Ação Definição das Práticas e Padrões Inovação / Melhoria a Avaliação b

20 A Busca Contínua da Excelência
PNQ 1000 PONTOS Enfoques exemplares, totalmente aplicados por todas as áreas da Organização, com resultados excelentes em comparação com os referenciais de excelência e liderança no setor. Sociedade e Meio-ambiente Acionistas e Pessoas Bom Desempenho Primeiros Passos 500 pontos Enfoques adequados, alguns ainda recentes, aplicados na maioria das áreas da Organização, com resultados bons em comparação com os concorrentes e tendências positivas nos principais indicadores. ISO 9004:2000 Clientes e Mercado Linha da Certificação ISO 9001 Gestão da Qualidade Produtos e Processos

21 Primeiros Passos para a Excelência
Derivados dos Critérios de Excelência Baseados nos mesmos fundamentos Possuem a mesma estrutura e característica sistêmica Representam o bom desempenho e permitem vislumbrar o aprendizado contínuo

22 Prêmios fundamentados no PNQ
1. Regionais Prêmio Qualidade RS Prêmio Qualidade Rio Prêmio Gestão Qualidade Bahia Prêmio Qualidade Sergipe Prêmio Qualidade Amazonas Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão Prêmio de Qualidade e Gestão Pernambuco 2. Setoriais Prêmio Nacional ABRAPP de Qualidade Prêmio da Qualidade no Transporte Urbano SP Prêmio ANTP da Qualidade Prêmio da Qualidade na Agricultura Prêmio ABES da Qualidade Prêmio Qualidade do Governo Federal Prêmio Banas da Qualidade 3. Internos Empresas privadas e públicas

23 Uma medida para o êxito mundial
Os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade consolidam as práticas das organizações classe mundial, continuamente atualizadas, sendo um referencial para medir o êxito na globalização.

24 Nós somos aquilo que fazemos repetidamente.
“ Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.” Aristóteles A.C.


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