A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 1 Critérios de Excelência - uma medida para o êxito mundial - Associação Nacional do Transporte de Cargas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 1 Critérios de Excelência - uma medida para o êxito mundial - Associação Nacional do Transporte de Cargas."— Transcrição da apresentação:

1

2 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 1 Critérios de Excelência - uma medida para o êxito mundial - Associação Nacional do Transporte de Cargas - A Qualidade Total no Transporte Rodoviário de Cargas - - A Qualidade Total no Transporte Rodoviário de Cargas - Antonio Tadeu Pagliuso Gerente Técnico

3 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 2 A Fundação e o PNQ A Fundação e o PNQ Benefícios para a Organização Benefícios para a Organização Modelo de Excelência do PNQ ® Modelo de Excelência do PNQ ® Os Critérios de Excelência do PNQ ® - CE Os Critérios de Excelência do PNQ ® - CE Primeiros Passos para a Excelência Primeiros Passos para a Excelência

4 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 3 Missão Promover a conscientização para a qualidade e produtividade das empresas produtoras de bens e serviços e facilitar a transmissão de informações e conceitos relativos às práticas e técnicas modernas, e bem-sucedidas, da gestão da qualidade, inclusive com relação aos Órgãos da Administração Pública, por meio do Prêmio Nacional da Qualidade.

5 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 4 Principais Atividades da FPNQ Processo de Premiação do PNQ Processo de Premiação do PNQ –Instruções para Candidatura –Comitês Técnicos: Critérios e Processo de Avaliação –Comitês Setoriais: Saúde e Organizações sem fins lucrativos –Processo de Avaliação e Designação da Banca Examinadora –Anúncio das Premiadas –Cerimônia de Premiação Cursos abertos e in company Cursos abertos e in company –Formação de Instrutores do PNQ –Formação da Banca Examinadora do PNQ –Formação de Avaliadores nos Primeiros Passos –Critérios de Excelência para Alta Direção Eventos Eventos –Seminário Em Busca da Excelência (São Paulo) –Seminário Em Busca da Excelência - BIS (outras capitais) –Palestras Técnicas e Institucionais –Comitês Temáticos e Workshops

6 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 5 Edições Técnicas Edições Técnicas Publicações Publicações –Critérios de Excelência e Primeiros Passos para a Excelência –Relatórios da Gestão das premiadas e Casos para Estudo Fitas de Vídeo Fitas de Vídeo –Painéis e Palestras dos Seminários Tecnologia de Premiação Tecnologia de Premiação –Transferência de Tecnologia de Premiação (prêmios setoriais, regionais e internos) –Chancela de Premiações (prêmios setoriais e regionais) –Softwares para Auto-avaliação: PNQ / PP / Apoio às premiações Membros Membros –Filiação de novos Membros –Administração e manutenção da Fundação Divulgação Divulgação –Anote (boletim informativo) –Resenha Eletrônica –Site (www.fpnq.org.br) Principais Atividades da FPNQ

7 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 6 Indicadores da FPNQ/PNQ (92/01) 10 Ciclos de premiação implementados 198 Candidaturas e Relatórios de Avaliação entregues 35 Finalistas visitadas, sendo 13 premiadas Critérios distribuídos Pessoas treinadas no Modelo de Excelência do PNQ ® Candidatos a Examinador membros da Banca Examinadora, com mais de 107 mil horas de trabalho voluntário 36 Seminários EM BUSCA DA EXCELÊNCIA, sendo 9 internacionais, totalizando participantes 184 Organizações filiadas, com mais de pessoas diretamente relacionadas

8 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 7 Candidaturas e Premiações Premiadas : 2001 – Bahia Sul Celulose (grandes empresas) Serasa (grandes empresas) Caterpillar (manufaturas) Cetrel (médias empresas) Siemens - Unidade de Telecomunicações (manufaturas) Citibank - Unidade CB (prestadoras de serviços) WEG - Unidade de Motores (manufaturas) WEG - Unidade de Motores (manufaturas) Copesul (manufaturas) Alcoa - Unidade de Poços de Caldas (manufaturas) Serasa (prestadoras de serviços) Citibank - Unidade GCB (prestadoras de serviços) Xerox do Brasil (manufaturas) IBM - Unidade de Sumaré (manufaturas)

9 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 8 Banca Examinadora de horas de Trabalho Voluntário J211 Examinadores J30 Examinadores Seniores J7 Juízes J31 Examinadores Relatores 279 Voluntários

10 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 9 Categorias de Premiação PNQ 2002 Organizações Sem Fins Lucrativos Grandes Empresas Grandes Empresas Médias Empresas Pequenas e Micro- empresas Órgãos da Administração Pública Não há limitação no número de premiadas

11 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 10 Ciclo de Premiação Lançamento dos Critérios de Excelência e das Instruções para Candidatura Nov./2001 Determinação da Elegibilidade 17/05/2002 Inscrição para a Candidatura 14/06/2002 Anúncio da(s) Premiada(s) e Finalista(s) 24/10/2002 Processo de Avaliação de 17/06/2002 a 23/10/2002 Envio dos Relatórios de Avaliação a todas as Candidatas

12 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 11 Processo de Avaliação - PNQ 2002 Candidata recebe RA 1. Análise Crítica Individual 1. Análise Crítica Individual 3. Preparo do RA de Etapa I 3. Preparo do RA de Etapa I 2. Seleção pela Faixa de Pontuação Média Etapa I OK + 1 EXSR 6 a 8 EXs ÑOK + 1 EXRL 2. Preparo do RA de Etapa II 2. Preparo do RA de Etapa II 1. Análise Crítica de Consenso 1. Análise Crítica de Consenso Etapa II OK ÑOK 4 EXs + 1 EXSR 3. Seleção pela Faixa de Pontuação do Consenso + 1 EXRL Etapa III 1. Preparo do Plano de Visita 1. Preparo do Plano de Visita 3. Preparo do RA da Etapa III 3. Preparo do RA da Etapa III 2. Execução da Visita e Consenso 2. Execução da Visita e Consenso OK ÑOK 4 EXs + 1 EXSR + 1 EXRL 4. Seleção pela Faixa de Pontuação Final e inform. públicas Anúncio da(s) Premiada(s) e Finalista(s) e Entrega do PNQ

13 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 12 Benefícios para a Organização com a adoção do Modelo de Excelência do PNQ ® para a modelagem da gestão organizacional e dos Critérios para a Auto-avaliação Aplicação de Fundamentos da Excelência e de Critérios de Avaliação reconhecidos e utilizados mundialmente Possibilita a visão sistêmica da Organização Foco na realização de Resultados Promoção da cooperação interna Compartilhamento das informações internas Identificação de seus pontos fortes e oportunidades para melhoria Comprometimento das pessoas que compõem a força de trabalho Medição e identificação do seu desempenho, inclusive perante os referenciais Capacitação interna para se auto-avaliar

14 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 13 Benefícios da Candidatura ao PNQ Avaliação externa e independente do sistema de gestão, utilizando critérios reconhecidos internacionalmente, executada por profissionais competentes, com investimento mínimo, viabilizando ações objetivas de melhoria da gestão. Mobilização em torno de um objetivo comum. Auto-avaliação crítica da gestão em todas as áreas, integrando e alinhando numerosas atividades, fornecendo meios eficazes de medir o progresso. Diagnóstico global, identificando e destacando os pontos fortes e as lacunas na gestão, proporcionando uma clara perspectiva da distinção entre o desempenho típico e o de Classe Mundial. Recebimento de Relatório de Avaliação, contendo pontos fortes e oportunidades para melhoria. Ser reconhecida como organização Classe Mundial, caso seja premiada.

15 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 14 FPNQ e PNQ Referenciais Pesquisa da Interscience (set./2000) FPNQ - Top of Mind das Instituições que premiam Qualidade PNQ - Prêmio mais importante e desejado pelas organizações Pesquisa da Fundação Dom Cabral (2000/2001) 16% das empresas que responderam a pesquisa (98 classificadas entre as 500 MM da Exame) utilizam os Critérios de excelência em função da sua atualização anual.

16 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 15 Origem dos Fundamentos e dos Critérios de Excelência Estudo do NIST no final da década de 80: O que as melhores empresas têm em comum ? Modelo para avaliar a aplicação dos fundamentos, visando conceder o prêmio MBNQA às empresasworld class americanas PNQ PNQ Resultados ( 460 ) Princípios/Valores comuns = Fundamentos Modelos Estrangeiros e Internacionais Especialistas

17 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 16 Critérios de Excelência Representam o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho organizacional. Representam o estado da arte da gestão para a excelência do desempenho organizacional. Foram desenvolvidos a partir de 9 fundamentos. Foram desenvolvidos a partir de 9 fundamentos. Constituem um modelo com característica sistêmica. Constituem um modelo com característica sistêmica. São editados anualmente pela FPNQ, em conjunto com um modelo simplificado - Primeiros Passos para a Excelência. São editados anualmente pela FPNQ, em conjunto com um modelo simplificado - Primeiros Passos para a Excelência.

18 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 17 Comprometimento da alta direção Visão de futuro de longo alcance Gestão centrada nos clientes Responsabilidade social Valorização das pessoas Gestão baseada em processos e informações Foco nos resultados Ação pró-ativa e resposta rápida Aprendizado Fundamentos do Modelo de Excelência do PNQ ®

19 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE Resultados (460) 3. Clientes e Sociedade (90) 6. Processos (90) 5. Pessoas (90) 4. Informações e Conhecimento (90) 2. Estratégias e Planos (90) 1. Lide- rança ( 90) Modelo de Excelência do PNQ ® Uma visão sistêmica da organização

20 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 19 Diagrama de Gestão Avaliação Inovação / Melhoria Definição das Práticas e Padrões Práticas de Gestão Execuçã o Verificação Comparação com o Padrão Ação a b Estrutura dos Itens de Enfoque e Aplicação

21 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 20 A Busca Contínua da Excelência EXCELÊNCIA PNQ 1000 PONTOS Enfoques exemplares, totalmente aplicados por todas as áreas da Organização, com resultados excelentes em comparação com os referenciais de excelência e liderança no setor. Bom Desempenho Primeiros Passos 500 pontos Enfoques adequados, alguns ainda recentes, aplicados na maioria das áreas da Organização, com resultados bons em comparação com os concorrentes e tendências positivas nos principais indicadores. Linha da Certificação ISO 9001 Gestão da Qualidade Produtos e Processos ISO 9004:2000 Clientes e Mercado Sociedade e Meio-ambiente Acionistas e Pessoas

22 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 21 lDerivados dos Critérios de Excelência lBaseados nos mesmos fundamentos lPossuem a mesma estrutura e característica sistêmica lRepresentam o bom desempenho e permitem vislumbrar o aprendizado contínuo Primeiros Passos para a Excelência

23 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 22 Prêmios fundamentados no PNQ 2. Setoriais Prêmio Nacional ABRAPP de Qualidade Prêmio da Qualidade no Transporte Urbano SP Prêmio ANTP da Qualidade Prêmio da Qualidade na Agricultura Prêmio ABES da Qualidade Prêmio Qualidade do Governo Federal Prêmio Banas da Qualidade 1. Regionais Prêmio Qualidade RS Prêmio Qualidade Rio Prêmio Gestão Qualidade Bahia Prêmio Qualidade Sergipe Prêmio Qualidade Amazonas Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão Prêmio de Qualidade e Gestão Pernambuco 3. Internos Empresas privadas e públicas

24 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 23 Uma medida para o êxito mundial Os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade consolidam as práticas das organizações classe mundial, continuamente atualizadas, sendo um referencial para medir o êxito na globalização.

25 FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 24 Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Excelência é uma habilidade que se conquista com treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles A.C.


Carregar ppt "FPNQ FUNDAÇÃO PARA O PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE 1 Critérios de Excelência - uma medida para o êxito mundial - Associação Nacional do Transporte de Cargas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google