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2 O que é Informação e Conhecimento? Critério 5 – Informações e Conhecimento Item 5.1 – Informações da Organização Item 5.2 – Informações Comparativas.

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2 2 O que é Informação e Conhecimento? Critério 5 – Informações e Conhecimento Item 5.1 – Informações da Organização Item 5.2 – Informações Comparativas Item 5.3 – Ativos Intangíveis Agenda: Informações e Conhecimento no contexto dos Critérios de Excelência e no Modelo de Excelência da Gestão

3 3 1. Pensamento sistêmico; 2. Aprendizado organizacional; 3. Cultura de inovação; 4. Liderança e constância de propósitos 5. Orientação por processos e informaçoes 6.Visão de futuro; 7.Geração de valor; 8.Valorização das pessoas; 9.Conhecimento sobre o cliente e o mercado; 10.Desenvolvimento de parcerias; 11.Reponsabilidade social. Conceitos Fundamentais de Excelência em Gestão

4 4 Modelo de Excelência da Gestão®

5 5 Diagrama de Gestão Estrutura dos Critérios ou Itens de Enfoque e Aplicação Estratégias, metas e planos

6 6 O que é informação e Conhecimento? Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente um acréscimo ao conhecimento da pessoa que a recebe. Trata-se de tudo aquilo que permite a aquisição de conhecimento. É um fator determinante para a tomada de decisões baseada em fatos e dados.

7 7 O que é Sistema de Informação? É um sistema, automatizado ou manual, que compreende pessoas, máquinas e métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informações de usuários.

8 8 Informação # Dados Características da informação: Organização Destinatário Propósito ou objetivo definido Permeiam todo o processo Insumo essencial ao planejamento estratégico, excelência em gestão, aprendizado, melhoria, inovação e à proatividade. Informação: vital à tomada de decisões e ações! O que é informação e Conhecimento?

9 9 Item 5.1 – Informações da Organização Informação tornou-se mercadoria negociável Exigência de alta capacidade de processamento de informações Informação tem valor e pode gerar valor! Cenário atual: Mundo informatizado e globalizado: RICOS E OPORTUNIDADES

10 10 Critério 5 – Informações e Conhecimento Item 5.1 Informações da Organização Item 5.3 Ativos Intangíveis Item 5.2 Informações Comparativas

11 11 a)Identificação das necessidades de informações e definição dos sistemas de apoio à tomada de decisão b)Disponibilidade das informações para os usuários c)Gerenciamento da segurança das informações ITEM 5.1 – Informações da Organização

12 12 ITEM 5.1 – Informações da Organização a)Identificação regular das necessidades de informações e definição dos sistemas de apoio à tomada de decisão Alguns tipos de informação precisam ser identificadas: Suporte à formulação de estratégias Acompanhamento do progresso dos planos e projetos que implementam as estratégias Suporte à avaliação de desempenho e à tomada de decisão Apoio às operações diárias Informações qualitativas e quantitativas. Necessárias à melhor organização do trabalho e a comunicação eficaz entre pessoas e funções. Plano de informatização = produtividade, integração e qualidade da informação.

13 13 ITEM 5.1 – Informações da Organização b)Disponibilidade das informações para os usuários Usuários: internos e externos membros de todos os níveis da própria organização, clientes, fornecedores, acionistas, outras partes interessadas Acesso: local e remoto Velocidade Atualização sistemática Estabelecimento de níveis de serviço Compatibilizar os investimentos em soluções de tecnologia da informação

14 14 C.Gerenciamento da segurança das informações ITEM 5.1 – Informações da Organização Segurança da informação compreende um conjunto de visam medidas que proteger e preservar informações e sistemas de informações, definidas a partir da avaliação do nível de ameaças e suscetibilidade da organização.

15 15 C.Gerenciamento da segurança das informações ITEM 5.1 – Informações da Organização A segurança da informação é constituída por um conjunto de controles, incluindo política, processos, estruturas organizacionais, normas e procedimentos de segurança Banco Bradesco A segurança da informação movimentou US$ 370 milhões no Brasil em 2007 (IDC) A segurança da informação movimentou US$ 370 milhões no Brasil em 2007 (IDC)

16 16 C.Gerenciamento da segurança das informações ITEM 5.1 – Informações da Organização Segurança da Informação C C I I A A Confidencialidade Integridade Acessibilidade

17 17 C.Gerenciamento da segurança das informações ITEM 5.1 – Informações da Organização Planejamento da segurança da informação: Prevenção Detecção Recuperação C C I I A A Riscos Benefícios Custos

18 18 C.Gerenciamento da segurança das informações ITEM 5.1 – Informações da Organização Exemplos de Mecanismos de Segurança: Controles Físicos Controles Lógicos Controles de acesso Mecanismos de certificação Detector de intrusões Políticas de senhas

19 19 Critério 5 – Informações e Conhecimento Item 5.1 Informações da Organização Item 5.3 Ativos Intangíveis Item 5.2 Informações Comparativas

20 20 ITEM 5.2 – Informações Comparativas As informações comparativas são essenciais à inteligência competitiva das organizações e ao aperfeiçoamento contínuo das práticas de gestão, relativizando melhorias e crescimento. Servem como referenciais de mercado, permitem a definição de metas desafiadoras e propiciam a melhoria de processos e produtos. Permitem alcançar um novo nível de conhecimento pela prática regular de benchmarking. Permite avaliar a eficácia de produtos e e o desempenho de processos. Cadernos de Excelência – Informações e Conhecimento Permitem alcançar um novo nível de conhecimento pela prática regular de benchmarking. Permite avaliar a eficácia de produtos e e o desempenho de processos. Cadernos de Excelência – Informações e Conhecimento

21 21 a)Identificação das fontes de informações comparativas b)Obtenção e atualização das informações comparativas c)Análise das informações comparativas e adaptação das mesmas à realidade da organização ITEM 5.2 – Informações Comparativas DESEMPENHO COMPETITIVIDADE Concorrentes Partes Interessadas METAS Resultados Mercado

22 22 a)Identificação das fontes de informações comparativas ITEM 5.2 – Informações Comparativas Seleção das informações: estratégias e processos críticos Alimentação para os indicadores de desempenho Informações de produtos, processos de apoio, gerenciais e finalísticos Critérios para definir a pertinência dos referenciais e escolhas das organizações Prospecção de referenciais e seleção de fontes: critérios claro sobre competitividade e excelência Parâmetros de macroambiente Benchmarking: externo à unidade de negócio

23 23 b)Obtenção e atualização das informações comparativas ITEM 5.2 – Informações Comparativas Obtenção sistemática das informações: estratégia de comparação Dificuldade, complexidade, custo de obtenção Fontes públicas Entidades sindicais e de classe Parcerias para compartilhamento de informações Aquisição por meio de empresas especializadas Validação das informações

24 24 b)Obtenção e atualização das informações comparativas ITEM 5.2 – Informações Comparativas

25 25 c)Análise das informações comparativas e adaptação das mesmas à realidade da organização ITEM 5.2 – Informações Comparativas Atualização e análise sistemáticas das informações comparativas Aplicação efetiva das informações comparativas por meio de: Incorporação em padrões Análise e validação dos referenciais obtidos Análise comparativa do desempenho: produtos e processos fins e de apoio Contextualização à realidade da organização Definição de objetivos e metas Planejamento e execução de melhorias Avaliação dos resultados

26 26 c)Análise das informações comparativas e adaptação das mesmas à realidade da organização ITEM 5.2 – Informações Comparativas Metodologia genérica de benchmarking

27 27 ITEM 5.2 – Informações Comparativas Cadernos de Excelência FNQ – Critério Informações e Conhecimento, pg 20

28 28 Critério 5 – Informações e Conhecimento Item 5.1 Informações da Organização Item 5.3 Ativos Intangíveis Item 5.2 Informações Comparativas

29 29 Ativo intangível: um ativo não monetário identificável sem substância física, mantido para uso na produção do fornecimento de bens e serviços, ser alugado a terceiros, licenciado ou para fins administrativos. O que são ativos intangíveis? ITEM 5.3 – Ativos Intangíveis A diferença entre o valor de uma empresa no mercado e o custo de reposição de seus ativos Direction générale de la politique stratégique Industrie Canada A diferença entre o valor de uma empresa no mercado e o custo de reposição de seus ativos Direction générale de la politique stratégique Industrie Canada

30 30 Quanto vale uma empresa que não tem uma só loja, mas é líder de vendas na internet? Marcas respondem por 50% das vendas Ativos intangíveis fazem parte da identidade da organização. É o que torna as organizações realmente singulares. ITEM 5.3 – Ativos Intangíveis

31 31 a)Identificação dos ativos intangíveis que agregam valor e geram diferencial competitivo b)Desenvolvimento e proteção dos principais ativos intangíveis c)Desenvolvimento e preservação do conhecimento na organização ITEM 5.3 – Ativos Intangíveis

32 32 ITEM 5.3 – Ativos Intangíveis Capital de Relacionamento (ou Estrutura Externa) Capital Estrutural (ou Estrutura Interna) Capital Humano (competências individuais e coletivas) a)Identificação dos ativos intangíveis que agregam valor e geram diferencial competitivo

33 33 a)Identificação dos ativos intangíveis que agregam valor e geram diferencial competitivo ITEM 5.3 – Ativos Intangíveis Capital Intelectual, marcas, direitos autorais, patentes, franquias, domínios de internet, copywrights, softwares, slogans e personagens de animação.

34 34 ITEM 5.3 – Ativos Intangíveis b)Desenvolvimento e proteção dos principais ativos intangíveis Compartilhamento de conhecimento propicia o desenvolvimento de ativos de conhecimento. Segurança da informação apóia a proteção de ativos de conhecimento. Práticas de benchmarking. Pesquisa e Desenvolvimento.

35 35 ITEM 5.3 – Ativos Intangíveis c)Desenvolvimento e preservação do conhecimento na organização Avaliação dos conhecimentos críticos relativos aos ativos intangíveis Política de retenção de talentos Registro do conhecimento em bancos de dados Contratação e formação de especialistas Aquisição de tecnologia Mecanismos de compartilhamento do conhecimento: padrões de trabalho, instrutoria interna, boletins técnicos, bancos de dados de conhecimentos, seminários, dentre outros

36 36 Anexos Inter-relação do item 5 com os demais itens.

37 37 Anexos Item 5.1

38 38 Item 5.2 Anexos

39 39 Anexos Item 5.3

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