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ENCONTRO ANUAL DOS TRABALHADORES DO ATENDIMENTO FRATERNO DO CEIR

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Apresentação em tema: "ENCONTRO ANUAL DOS TRABALHADORES DO ATENDIMENTO FRATERNO DO CEIR"— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO ANUAL DOS TRABALHADORES DO ATENDIMENTO FRATERNO DO CEIR
Título 1 Sub-Título 1 Título Principal 16 DE AGOSTO DE 2011 TERÇA-FEIRA 19:00 AS 21:00 HORAS Elaborado por: nome do autor Junho/2010

2 Programação 19:10 a 19:20: Objetivos do encontro e apresentação geral
19:00 a 19:10: Página e prece 19:10 a 19:20: Objetivos do encontro e apresentação geral 19:20 a 19:45: A recepção na Casa Espírita 19:45 a 20:35: O atendimento fraterno 20:35 a 21:00: A visita domiciliar 21:00: Prece final

3 A RECEPÇÃO NA CASA ESPÍRITA
Título 1 Sub-Título 1 A RECEPÇÃO NA CASA ESPÍRITA Título Principal Elaborado por: nome do autor Junho/2010

4 A recepção na Casa Espírita
Leitura do texto da RIE Comentários do grupo sobre o texto Todos somos a recepção do CEIR Proatividade com bom senso O regimento interno do CEIR

5 A recepção na Casa Espírita – regimento interno
Art Cabe a equipe de recepção: I- Cumprimentar e dar as boas-vindas; II- Colocar-se à disposição para eventuais informações; III- Colocar aquele que chega à vontade, sem constrangê-lo; IV- Orientar sobre o funcionamento do CEIR, disponibilizando os diversos tipos de atividades e estudos oferecidos;

6 A recepção na Casa Espírita – regimento interno
V- Responder dúvidas e indagações, de maneira clara, objetiva, direta, concisa, imprimindo afetividade, naturalidade e segurança; VI- Encaminhar o visitante à área desejada ou à pessoa que possa, de maneira mais específica, auxiliá-lo; VII- Encaminhar o visitante para o atendimento fraterno, quando for o caso; VIII- Informar sobre a existência dos cadernos de prece para encarnados e desencarnados;

7 A recepção na Casa Espírita – regimento interno
IX – Encaminhamento das pessoas para a câmara de passes, dando-se prioridade às crianças, idosos, gestantes, qualquer outra pessoa em condição especial e as que desejam o atendimento fraterno; X – Certificar-se de que, durante a aplicação do passe, a música ambiente está ligada e em volume apropriado; XI – Zelar pelo silêncio no salão e adjacências durante a aplicação de passe;

8 A recepção na Casa Espírita – regimento interno
XII – Orientar os freqüentadores a chegar no início das reuniões públicas; XIII – Repassar para a coordenação do passe na residência os nomes, endereços e telefones dos interessados no serviço.

9 O ATENDIMENTO FRATERNO
Título 1 Sub-Título 1 O ATENDIMENTO FRATERNO Título Principal Elaborado por: nome do autor Junho/2010

10 O atendimento fraterno
A apostila da UMEN (dúvidas e comentários) Seminário do Jano sobre depressão O procedimento no CEIR (RI) Comentários e perguntas Algumas orientações doutrinárias (extraído do trabalho do Miguel apresentado na FEB em 1995)

11 O atendimento fraterno
I – Inspire confiança e simpatia ouvindo com atenção respeito. “Cultive invariável atenção perante as confidências alheias, testemunhando o maior interesse afetivo pela solução aos problemas do interlocutor, seja ele quem for.” (André Luiz – Estude e Viva)

12 O atendimento fraterno
II – Faça perguntas objetivas e de maior interesse para a compreensão. “Saiba ouvir primeiro, porquanto a criatura, encarnada ou não, dificilmente consegue dizer o que pretende, com a necessária exatidão.” (Marco Prisco – Momentos de Decisão)

13 O atendimento fraterno
III – Não demonstre estranheza ou perplexidade. “(...) Fraternalmente, escuta o que se te diga e observa o que vês, sem escandalizar os interlocutores ou ferir os companheiros de romagem terrestre, opondo-lhes censuras ou contraditas que apenas lhes agravariam as dificuldades e os problemas.” (Emmanuel – Encontro Marcado)

14 O atendimento fraterno
IV – Não faça julgamentos precipitados. “Ante o bloco de pedra bruta, não se prenda a idéia de peso. Lembre-se da estátua primorosa que poderá sair dele.” (André Luiz – Agenda Cristã)

15 O atendimento fraterno
V – Não diga de imediato o que pensa. “Não fale apenas por falar. Por traz de cada problema, há sutilezas que escapam ao observador superficial.” (Marco Prisco – Momentos de Decisão)

16 O atendimento fraterno
VI – Mantenha-se informado. “Pesquise os postulados básicos do espiritismo, argumentando com as ocorrências em exame sob o crivo do discernimento espírita e exaltando a responsabilidade pessoal ante a existência terrena.” (André Luiz – Estude e Viva)

17 O atendimento fraterno
VII – Identifique o problema à luz do Espiritismo. “A análise da atitude comportamental da pessoa é importantíssima. Não basta entender o problema à luz da Doutrina Espírita; é preciso que o atendido entenda que, “cada criatura é herdeira de si mesma” e que a solução dos males que a afligem dependerá, fundamentalmente, de uma reeducação, alicerçada na fé raciocinada, nunca de um milagre.” (Miguel)

18 O atendimento fraterno
VIII – A pretexto de bondade, não concorde com o erro. “(Jesus) não lhe (mulher adúltera) exprobrou o comportamento irregular, é certo, levando-a a desespero maior. Sem embargo, não coniviu, não concordou com o seu deslize moral, que a ela própria cabia retificar, aduzindo que não reincidisse no erro. Tolerância sempre. Negligência nunca.” (Joanna de Ângelis - Otimismo)

19 O atendimento fraterno
IX – Não imponha. “Jamais force resoluções taxativas, nesse ou naquele sentido, mas exponha os vários caminhos possíveis, com as suas conseqüências prováveis e deixe que o livre-arbítrio dos companheiros escolha o que mais lhe convenha.” (André Luiz – Estude e Viva)

20 O atendimento fraterno
X – Não critiques. “Não basta que sua boca esteja perfumada. É imprescindível que permaneça incapaz de ferir. Ajude ao que erra; seus pés pisam o mesmo chão, e, se você tem possibilidades de corrigir, não tem o direito de censurar.” (André Luiz – Agenda Cristã)

21 O atendimento fraterno
XI – Ofereça o melhor. “Solicitaste uma fé que preenchesse de tranqüilidade o vazio da alma, e o Espiritismo ofereceu à tua mente indagadora respostas justas para os afligentes problemas, ensejando-te uma fé em bases racionais.” (Joanna de Ângelis – Dimensões da Verdade)

22 O atendimento fraterno
XII – Evite a dependência. “No serviço cristão, lembre-se cada aprendiz de que não foi chamado a repousar, mas à peleja árdua, em que a demonstração de esforço individual é imperativo divino.” (Emmanuel – Vinha de Luz)

23 O atendimento fraterno
XIII – Encaminhe o irmão para a Instituição Espírita que lhe ofereça atendimento adequado. “Sempre que possa, indique um núcleo de serviço espiritual compatível com as afinidades e necessidades da pessoa que comparece à busca de concurso fraterno.” (André Luiz – Estude e Viva)

24 O atendimento fraterno
XIV – Guarde absoluto sigilo. “Resguarde em segredo aquilo que não deva ser revelado, mantendo discrição e respeito para com todos os nossos irmãos em experiência.” (André Luiz – Estude e Viva)

25 Título Principal A VISITA DOMICILIAR Título 1 Sub-Título 1
Elaborado por: nome do autor Junho/2010

26 A visita domiciliar O regimento interno do CEIR Algumas estatísticas
A escala e a pontualidade A avaliação após a visita Estudo de alguns casos / resultados O acolhimento dado a família A qualificação para o trabalho com Jesus


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