A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGTS Requisitos para Ambientes de Apoio ao Ensino em Saúde Diga-me e esquecerei, Ensina-me e aprenderei,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGTS Requisitos para Ambientes de Apoio ao Ensino em Saúde Diga-me e esquecerei, Ensina-me e aprenderei,"— Transcrição da apresentação:

1 Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGTS Requisitos para Ambientes de Apoio ao Ensino em Saúde Diga-me e esquecerei, Ensina-me e aprenderei, Envolva-me e entenderei. Confúcio – séc V a.C Ana Paula Rodrigues Laudelino Cordeiro Bastos

2 Agenda Educação em Saúde PBL Características do PBL Requisitos da Educação –Tutores –Alunos –Grupo tutorial Ambientes de Aprendizagem Conceito

3 Educação em Saúde Considerado por vários autores, ensino complexo. Fisiologia Anatomia Ética Clínica Morfologia Genética Química Patologia Informática Fisiologia Anatomia Morfologia Química Patologia Clínica Genética Informática

4 Educação em Saúde Período de transição paradigmática: Newtoniano – cartesiano Ensino Tradicional Complexidade PBL – Problem Basead Learning

5 Educação em Saúde TODO Fragmentos

6 PBL – Problem Based Learning Segundo ALBANESE (1993,p.53) –É um método de ensino/aprendizagem caracterizado pelo uso dos problemas do paciente como contexto para o estudantes aprenderem por meio de desenvolvimento de habilidades e adquirirem conhecimento sobre a ciência básica e a clínica. (versão)

7 Características – PBL Busca Proximidade com a realidade da profissão; Aprender a Aprender; Grupo de alunos (5 a 10); Pesquisa Individual; Aprendizagem Colaborativa –Discussão coletivas; –Construção do conhecimento com o grupo; –Discussões com embasamento científico.

8 Requisitos - Educação Temos os seguintes grupos de requisitos: Tutor/Facilitador Alunos Grupo Tutorial

9 Requisitos - Tutores/ Facilitadores Mecanismos de construção de casos Base da Casos Acesso facilitado Alunos Tutores Residentes Médicos

10 Requisitos – Tutores/Facilitadores Troca de mensagens com alunos Outras formas de Avaliação de desempenho do grupo tutorial Relatórios: Controle de incidência de falhas Desempenho da turma nos casos

11 Requisitos - Alunos Estudo e resolução da situação problema Trocar mensagens com tutor/facilitador Independência do local de estudo Revisar conceitos Aplicar conceitos visto nos grupos presenciais em casos mais complexos Indicação de Material de Apoio

12 Requisitos – Grupo Tutorial Discussão de casos mediados: Livre consulta após resolução do caso

13 Ambientes de Aprendizagem Tecnologia possibilita: –Colaboração; –Aprendizagem a distância; –Interatividade. Podemos citar 3 ambientes: –Belveder – Pittsburg, ferramenta gráfica para representar a solução do problema. –CardioCaseDiscussion – Rio de Janeiro, casos de cardiologia, colaboração. –ALF – Estados Unidos, tutor on-line.

14 Conceito Autoria Tutorial Consulta Relatórios Discussão

15 Perguntas? Pontifícia Universidade Católica do Paraná Autores : Laudelino Cordeiro Bastos - Ana Paula Rodrigues - Vivian Ferreira do Amaral -


Carregar ppt "Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGTS Requisitos para Ambientes de Apoio ao Ensino em Saúde Diga-me e esquecerei, Ensina-me e aprenderei,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google