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Ana Paula Rodrigues Laudelino Cordeiro Bastos
Requisitos para Ambientes de Apoio ao Ensino em Saúde “Diga-me e esquecerei, Ensina-me e aprenderei, Envolva-me e entenderei.” Confúcio – séc V a.C Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGTS
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Agenda Educação em Saúde PBL Características do PBL
Requisitos da Educação Tutores Alunos Grupo tutorial Ambientes de Aprendizagem Conceito
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Educação em Saúde Considerado por vários autores, ensino complexo.
Genética Fisiologia Fisiologia Ética Anatomia Anatomia Informática Clínica Genética Morfologia Morfologia Patologia Química Clínica Patologia Informática Química
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Educação em Saúde Período de transição paradigmática:
Newtoniano – cartesiano Ensino Tradicional Complexidade PBL – Problem Basead Learning Atualmente estamos em um período de transição paradigmática, onde estamos migrando de um modelo newtoniano – cartesiano para um modelo inovador o da Complexidade Newtoniano – Cartesiano : fragmentação do conhecimento, divisão do conhecimento em cursos, em períodos, em disciplinas, em bimestres, em unidades, focado no professor e na preparação teórica para posterior prática. Complexidade, Emergente, inovador: Behrens – conexão entre técnica, competência, humanização e ética, a metodologia empreende sistematização e produção de conhecimento dos alunos, que leva a aprendizagem por meio de ações que provocam a reflexão, a investigação, á discussão nas sessões com apresentação dos resultados preliminares de estudo e aprendizagem.
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Educação em Saúde Fragmentos TODO
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PBL – Problem Based Learning
Segundo ALBANESE (1993,p.53) É um método de ensino/aprendizagem caracterizado pelo uso dos problemas do paciente como contexto para o estudantes aprenderem por meio de desenvolvimento de habilidades e adquirirem conhecimento sobre a ciência básica e a clínica. (versão)
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Características – PBL Busca Proximidade com a realidade da profissão;
Aprender a Aprender; Grupo de alunos (5 a 10); Pesquisa Individual; Aprendizagem Colaborativa Discussão coletivas; Construção do conhecimento com o grupo; Discussões com embasamento científico.
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Requisitos - Educação Temos os seguintes grupos de requisitos:
Tutor/Facilitador Alunos No contexto do PBL temos os seguintes grupos de requisitos. Grupo Tutorial
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Requisitos - Tutores/ Facilitadores
Mecanismos de construção de casos Base da Casos Acesso facilitado Alunos Tutores Residentes Médicos
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Requisitos – Tutores/Facilitadores
Troca de mensagens com alunos Outras formas de Avaliação de desempenho do grupo tutorial Relatórios: Controle de incidência de falhas Desempenho da turma nos casos
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Requisitos - Alunos Estudo e resolução da situação problema
Revisar conceitos Aplicar conceitos visto nos grupos presenciais em casos mais complexos Indicação de Material de Apoio Trocar mensagens com tutor/facilitador Independência do local de estudo
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Requisitos – Grupo Tutorial
Discussão de casos mediados: Livre consulta após resolução do caso
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Ambientes de Aprendizagem
Tecnologia possibilita: Colaboração; Aprendizagem a distância; Interatividade. Podemos citar 3 ambientes: Belveder – Pittsburg, ferramenta gráfica para representar a solução do problema. CardioCaseDiscussion – Rio de Janeiro, casos de cardiologia, colaboração. ALF – Estados Unidos, “tutor on-line”.
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Conceito Autoria Consulta Relatórios Discussão Tutorial
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Perguntas? Autores: rieck@uol.com.br Laudelino.bastos@pucpr.br
Ana Paula Rodrigues - Laudelino Cordeiro Bastos - Vivian Ferreira do Amaral - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
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