A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli. TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli. TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar,"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli

2 TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou com mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT, 2007).

3 TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli Serviços de Tecnologia Assistiva: conjunto de facilidades, procedimentos e processos que atuam como intermediários entre os produtos de TA e os usuários finais. Na escola é aquele que busca resolver os problemas funcionais do aluno. Produtos de Tecnologia Assistiva são artefatos disponibilizados às pessoas com necessidades especiais, que objetivam contribuir para proporcionar- lhes uma vida mais independente e com maior qualidade. Disponível em: Acesso em 28 jun 2012

4 Contextualizando TA Inicialmente, o termo TA focaliza as ajudas por meio de técnicas/tecnologia que visam superar limitações localizadas num corpo deficiente. Atualmente, o termo TA sinaliza extrapolar o entendimento de produto para superar limitações do corpo e agrega outras atribuições como: estratégias, serviços e práticas que favorecem o desenvolvimento de habilidades de pessoas com deficiência; barreiras e/ou oportunidades. Se referem as interações entre biológico e social, corpo e ambiente.

5 Tecnologia assistiva: Sinônimos: tecnologia assistiva, ajudas técnicas Aplicações: desenho universal

6 Tecnologias para autonomia

7 Categorias da TA

8

9 Portal de ajudas técnicas MEC Processo de desenvolvimento das ajudas técnicas: Orientação para os profissionais da educação Objetivo encontrar soluções de objetos que auxiliem o aprendizado de pessoas com necessidades especiais. Cada necessidade é única e, portanto, cada caso deve ser estudado com muita atenção

10 Portal de ajudas técnicas Ministério da Educação (MEC)

11 Atendimento educacional especializado / Faetec

12 A Sala de Recursos da ETER localiza-se no térreo, dispõe de 30m² de espaço útil, distribuídos em: sala de recepção, salão, área de serviço e dois banheiros, com chuveiro, é arejada. O mobiliário da SRM tem a seguinte composição: 3 mesas de computador (antigas e inadequadas); 1 mesa de escritório (muito antiga e com cupim); 1 mesa para telefone, com rodinha nos pés; 1 estante pequena, de ferro, com duas prateleiras (antiga e enferrujada); 10 carteiras escolares (inadequadas ergonomicamente); 2 quadros brancos; 1 quadro de cortiça; 4 cadeiras com assento e recosto forrados em poliemida; 1 cadeira com assento recosto em madeira.

13 Quanto aos equipamentos, enviados pelo MEC: 2 computadores POSITIVO, com teclados e mouses; 1 impressora a laser SAMSUNG; 1 scanner CANON; 2 estabilizadores de voltagem; 1 No-Break ; 3 lupas de vidro (lupa manual de ampliação 10 x, lupa manual de ampliação 5x e lupa horizontal/ régua convexa); 1 teclado com colmeia; 1 acionador de pressão; 1 jogo da memória tátil de formas; 1 alfabeto em Braille; 1 dominó tátil; 1 lupa eletrônica; 1 plano inclinado (suporte de leitura); 1 reglete de mesa; 1 pulsão; 1 sorobã; 2 fones de ouvido com microfone; 1 mouse com plugy para adaptar o acionador;

14 A SRM da ETER também possui uma TV LCD PANASONIC de 32, um Netbook LG X 140, que está sendo utilizado por uma de nossas alunas, enviados pela Divisão de Inclusão. Atualmente, encontra-se cedida pela DIVIN à SRM da ETER uma máquina Perkins para uso de um de nossos alunos. O atendimento desenvolvido na SRM da ETER se fundamenta no valor maior de que este espaço se constitui na oportunidade da igualdade, objetivando o desenvolvimento da autonomia.

15 Produção acadêmica / Faetec

16 Bianca Fogli Diretora de Articulação Institucional da Educação da Faetec Doutora em Educação Especial tel /


Carregar ppt "TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli. TECNOLOGIA ASSISTIVA por Bianca Fogli Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google