A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA, EMERGÊNCIAS E DESASTRES: Perspectiva Histórica de uma Área em Construção Angela Elizabeth Lapa Coêlho Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA, EMERGÊNCIAS E DESASTRES: Perspectiva Histórica de uma Área em Construção Angela Elizabeth Lapa Coêlho Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA, EMERGÊNCIAS E DESASTRES: Perspectiva Histórica de uma Área em Construção Angela Elizabeth Lapa Coêlho Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Mestrado em Psicologia

2 Perspectiva Histórica da Pesquisa sobre Emergências e Desastres Sociologia Geografia humana

3 A Disciplina da Psicologia Envolvimento gradual Interesse inicial Edward Stierlin (1909) Primeira pesquisa científica Samuel Prince, 1920, Hallifax, Canadá Em 1944, Lindemann, avaliação sistemática das respostas psicológicas a desastres

4 Era moderna dos estudos com desastres nas ciências sociais começou no início dos anos 1950 Estudos influenciados pela Psiquiatria Mudanças graduais nas abordagens relacionadas aos estudos de desastres

5 Centro de Pesquisa Nacional de Opinião (NORC- Universidade de Chicago) Realizado em participantes Envolvidos em emergências e desastres Tornados, explosões, acidentes aéreos e de trem, incêndios.

6 Resultados indicaram que: (a) Pânico e comportamentos fora de controle parecia ocorrer em situações limitadas; (b)Que a forma de conduzir as informações sobre o evento tem importância fundamental; e As reações emocionais podem ser exacerbada pela separação de outros familiares e por contato com os mortos e os feridos.

7 Perspectiva de análise voltada para as reações individuais; Abordagem contemplava as reações extremas ao estresse; e Pouca ênfase na comunidade como um todo, como estrutura de proteção para os sobreviventes.

8 Perspectiva Social e Preventiva das Emergências e dos Desastres O que é uma emergência? O que é um desastres? Quais os parâmetros utilizados para a definição? Quem é afetado pelas emergências e pelos desastres?

9 Um Estudo Exploratório da Seca no Nordeste Efeitos a médio e longo prazo Percepção de risco Questões de gênero


Carregar ppt "PSICOLOGIA, EMERGÊNCIAS E DESASTRES: Perspectiva Histórica de uma Área em Construção Angela Elizabeth Lapa Coêlho Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google