A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie."— Transcrição da apresentação:

1 IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie Tema: A Comunicação na Avaliação da Educação Superior Universidade Metodista de São Paulo Profª Amália Fernández Gómez Universidade Presbiteriana Mackenzie Profª Mariza de Fátima Reis Profª Regina Célia Faria Amaro Giora

2 Instituições de Ensino Superior Comunitárias ENSINOPESQUISAEXTENSÃO Comunitarismo

3 ABRUC Comunitarismo VANNUCCHI, A. A universidade COMUNITÁRIA. S.P. Loyola, Hoje, a velha e sábia regra de enlaçar teoria e prática significa, concretamente, não apenas saber, mas saber fazer, ou seja, saber por que fazer e como fazer, desenvolver o espírito investigativo a partir da realidade local, visando sempre à inclusão da universidade no universal e do universal na universidade. (p.43) Comunitarismo É preciso que fique muito claro que a universidade comunitária não é a prefeitura, não é uma cooperativa, não é uma Santa Casa, não é associação beneficente, não é uma ONG, como também não é um estabelecimento empresarial. E esse rosto muito seu quem o preserva ou desfigura é a atenção extensionista da universidade. Vende a extensão universitária com discurso caritativo ou mercadológico significa desnaturá-la, com prejuízos sérios para a identidade institucional. (p.56)

4 FAUBAI FÓRUM DAS ASSESSORIAS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS STALLIVIERI, L. ANUÁRIO FAUBAI 2005 – DOCUMENTO MARCO DE LANÇAMENTO DOS RESULTADOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO AO FÓRUM DAS ASSESSORIAS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS – FAUBAI. Se o papel da cooperação internacional é auxiliar a universidade no desempenho e na realização de sua missão, qual seja, gerar ciência em todas as áreas do conhecimento e da tecnologia, através da elaboração de projetos de pesquisa, da formação de recursos humanos necessários ao desenvolvimento das comunidades, da prestação de serviços à sociedade, através de atividades de extensão, então se pode afirmar que a política de cooperação internacional deveria contribuir para um processo de atualização científica da universidade, através de trocas permanentes com os centros mais desenvolvidos de conhecimento em diferentes lugares do mundo. (p.7)

5 CRUB IES FONTELES, M. Revista ENSINO SUPERIOR – Ano 7 – n° 78 – Março de As universidades brasileiras apresentam diversidades em todos os segmentos; na competência e na regionalização.

6 Para refletirmos: Ações em rede Intrainstitucional Interinstitucional Internacional

7 A extensão como instrumento do processo dialético de teoria/prática, articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Comunidade.

8 Programas de Extensão Inter-Institucionais, sob a forma de consórcios, redes ou parcerias e as atividades voltada para o intercâmbio e a cooperação internacional; Implicam em : Mudança de Cultura Renovação Institucional

9 Mudança de Cultura Essa cultura se constitui com a visão de mundo, de sociedade, de processo histórico, de relação homem- mundo, de relação entre os homens, na construção contínua do mundo, do significado dos papéis e da nossa função na sociedade... (Massetto, 2003) Renovação Institucional Papel relevante das Áreas de Relações Interinstitucionais, Internacionais e de Comunicação


Carregar ppt "IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google