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Empreendedora Endeavor. Agenda A virada: da comunicação tradicional à Web 2.0 Estamos preparados? O que fazer? Como fazer?

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Apresentação em tema: "Empreendedora Endeavor. Agenda A virada: da comunicação tradicional à Web 2.0 Estamos preparados? O que fazer? Como fazer?"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedora Endeavor

2 Agenda A virada: da comunicação tradicional à Web 2.0 Estamos preparados? O que fazer? Como fazer?

3 A Virada

4 Cenário – Revoluções na comunicação

5 Comunicação em crise Tiragem de Folha e Estadão (1993 a 2009)

6 Comunicação em crise

7 PERFIL DO JOVEM BRASILEIRO

8 A internet brasileira hoje 66 milhões de usuários (acima de 16 anos); 36 milhões de usuários ativos; 44,5 milhões de brasileiros com acesso doméstico; CONEXÃO PAÍS 71h30Brasil 67h33Estados Unidos 59h56Reino Unido 58h19França

9 Brasil – Os primórdios da internet (1996)

10 Brasil – Os primórdios da internet

11 Uol.com.br (2008)

12 Comunicação tradicional Concentração de emissores; Acesso privilegiado às informações Mão única; Disseminação complexa; Poder de distribuição limitado; Fluxo da informação definido e, em geral, controlável.

13 Estamos preparados?

14 Revoluções na comunicação

15 UNITED BREAKS GUITARS De 0 a 4 milhões de exibições em 20 dias; Mais de 20 mil comentários; Aparições na Oprah Winfrey, CNN, Fox e CBS; Reportagens sobre o assunto em todo planeta e em todas as mídias, incluindo Brasil (Bom Dia Brasil); 20ª música mais vendida na principal loja virtual do mundo (iTunes Store); Camisetas vendidas com o slogan United Breaks Guitars.

16 A web e a imagem das empresas – páginas falsas

17 A web e a imagem das empresas – sites Eu odeio

18 A web e a imagem das empresas – case KFC/Taco Bell 7 horas...foi o tempo necessário para destruir um negócio 6:30 – notícia na WCBS TV 7:30 – site Consumerist e repercussão na web :30 – MSNBC (site e TV) – notícia nacional e restaurante lacrado pelas autoridades de saúde

19 Como a web afeta a imagem das empresas - Case Kryptonite *O Engadget é o número 1 no ranking de blogs Technorati Sem segurança Vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v =G2qnHKoCYvM) divulgado no Engadget, blog número 1 dos EUA*, mostra como abrir um dos mais caros modelos de trava de bicicleta da Kryptonite com uma simples caneta Bic. (http://www.youtube.com/watch?v =G2qnHKoCYvM) O vídeo levou a um recall que custou à empresa US$ 10 milhões, ou cerca de 40% de seu faturamento anual.

20 Para se preparar, é preciso conhecer esse novo universo...

21 Web 1.0 X Web 2.0 Web 1.0 Web 2.0 Conectando máquinas Conectando pessoas

22 A força do boca-a-boca na Web 2.0

23 Notícia ruim se espalha depressa!

24 A força do boca-a-boca na Web 2.0

25 O que fazer? Buzz Communication A empresa na conversação global

26 2 Regras de ouro da Buzz Communication* Dissemine seu conhecimento e seja falado por isso. Clientes não compram apenas seu produto. Compram sua história, sua técnica e sua experiência. Dissemine seu saber, crie narrativas em volta do seu produto e da sua organização, quanto mais o cliente aprender, mais ele terá o que comentar e mais significados ele encontrará para manter-se cliente. A disseminação, inicialmente, é promovida pelos meios de comunicação formais, mas sua força vem, principalmente, do envolvimento das pessoas, clientes e stakeholders, que replicam suas opiniões e experiências para frente.

27 2 Regras de ouro da Buzz Communication* Crie redes formais e alimente seu crescimento. Não há nada mais eficiente que clientes satisfeitos se conhecendo e trocando suas opiniões. Por isso, uma organização pode se colocar também como um hub – um conector entre as pessoas que se relacionam com elas, formando redes de relacionamento e estimulando seu desenvolvimento. Quanto mais conexões, formando grupos, clubes e clusters, uma organização conseguir criar, mais as pessoas se manterão à sua volta, comentando. Para isso, será necessário também, continuamente, alimentar essa rede com mais conhecimento e, principalmente, com novidades.

28 Como fazer?

29 Quatro etapas

30 Algumas ferramentas

31 Cenário: as empresas e os blogs 44%...das companhias que mantêm blogs contam com a participação dos próprios funcionários como geradores de conteúdo. As empresas descobriram um enorme potencial de mercado, perceberam que os blogs são um bom canal de divulgação de marcas e valores. Além disso, os blogs funcionam como um grupo de pesquisa on-line, sendo possível saber o que as pessoas dizem sobre a companhia, seus produtos e seus competidores. David Sifry, criador do Technorati

32 Tipos de blogs corporativos Relações Públicas e Comunicação Interna Gestão de Relacionamento com Clientes Comunicação e Marketing Marketing Suporte ao Cliente Suporte Técnico Classificados de acordo com funcionalidades e objetivo da ferramenta; Além desses, há outra categoria destinada à divulgação de notícias on-line (geralmente dentro de portais dos grandes veículos de imprensa); Começam a ser utilizados em oportunidades de marketing e relações públicas.

33 Publicidade e e-commerce Onde divulgar o seu site e produtos? Social Bookmarks Links Patrocinados Links Orgânicos Mídias Sociais Blog Institu- cional Portais de Notícias Mídias Móveis (celulares)

34 Na prática... Canais oficiais da empresa (twitter, Facebook, YouTube etc) Espaços próprios para relacionamento com cliente Participação em sites de compartilhamento de soluções e projetos Envolvimento do público interno nessa nova comunicação Ação permanente de relacionamento com o internauta – RP 2.0 (do online para o off line e vice-versa) Ousadia e criatividade nas formas de se comunicar com o cliente do futuro: (audiovisual, mobilidade etc) Testes de produtos – estímulo à interatividade Na gestão e na comunicação: disciplina, consistência, agilidade.

35 Contatos Máquina Web Patrícia Gil (11) Expedito Filho (61) Grupo Máquina Máquina da Notícia Máquina PR Máquina Focus Máquina Metric Máquina Web Máquina Finance PR Máquina Training Máquina Editorial Clipping+ Av. Paulista, º andar - Cjs. 806/7 Cerqueira César São Paulo – SP CEP


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