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Quem somos Uma organização auto-sustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. 100.

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2 Quem somos Uma organização auto-sustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. 100 Entidades na Liderança 15 mil Agentes multiplicadores

3 Promover a competitividade no Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade Missão

4 Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região. Visão VISÃO DE FUTURO

5 Evolução Estratégica do Movimento Qualidade RS Instalação do Programa Consolidação do Programa como Promotor da Causa Liderança da Causa da Qualidade 16 anos de atividades Evolução Cumulativo

6 Estrutura da AQRS/PGQP – 2009/2010 CONSELHO DIRETOR CONSELHO FISCAL SECRETARIA EXECUTIVA Comitês Setoriais Comitês Regionais PESSOAS Org. com Termo de Adesão CTSA CONSELHO SUPERIOR CTSA

7 Termo de Adesão Comprometimento Participar do PGQP Capacitar as Gerências em curso de GQT, reconhecido pelo PGQP Instalar a Secretaria Executiva da Qualidade Realizar a auto-avaliação anual pelo Sistema de Avaliação do PGQP

8 Adesões ao PGQP 12/ Organizações Pessoas /94 12/95 12/96 12/9712/98 12/9912/0012/01 12/0212/ / / / / /

9 O Que Disponibilizamos às Organizações Acesso Facilitado e Baixo Investimento INFORMAÇÃO CONHECIMENTO MÉTODO DIAGNÓSTICO TREINAMENTO CERTIFICAÇÃO RECONHECIMENTO

10 Orientação às Organizações

11 SECRETARIA EXECUTIVA COORDENADOR DE CAPACITAÇÃO COORDENADOR DE AVALIAÇÃO PRESIDENTE COORDENADOR GERAL Estrutura dos Comitês

12 Comitês Regionais 41 Serra Gaúcha Frederico Westphalen Norte Carazinho Panambi Produção Marau Bento Gonçalves Paranhana Cachoeirinha Gravataí Viamão Canoas Esteio Sapucaia São Leopoldo Vale do Sinos Portão Camaquã Montenegro Vale do Taquari Garibaldi Nova Petrópolis Santo Ângelo Santa Rosa Ijuí Cachoeira do Sul Agudo São Borja Santiago Uruguaiana Fronteira Oeste Santa Maria Caçapava do Sul Santana do Livramento Santa Cruz do Sul Rio Pardo Bagé Pelotas Rio Grande NÚMERO DE COMITÊS

13 Comitês Setoriais Indústria Serviços Comércio Agricultura Serviço Público Educação Saúde Nº de Comitês: 38 Todas as Organizações são segmentadas por maturidade: -Iniciantes -Intermediárias - Avançadas

14 Apoio dos Comitês às Organizações

15 Como Fazemos Cursos - Básico de 40 horas - Interpretação de critérios - Avaliadores - Examinadores - e-learning - Produtos credenciados Eventos - Reuniões da Qualidade - Workshop para Lideranças - Congresso Internacional - Cerimônia de Premiação - Seminários - Showcase da Qualidade Projetos Específicos - Produtos credenciados - Setores prioritários Publicações Técnicas

16 Giro do PDCA GQT Planejamento Estratégico 8 Critérios 5S ISO 9001 Adesão ao PGQP Indicadores Benchmarking Sistemas Integrados de Gestão 5S para Escolas Pílulas da Qualidade Inovação

17 Reuniões da Qualidade Eventos que ocorrem semestralmente e costumam reunir 800 participantes. Está em sua 45ª edição.

18 Workshops Regionais Realizado em diversas regiões do Estado do RS, costuma reunir em torno de 200 pessoas por edição. Desde 2002 já ocorreram 30 Workshops Regionais.

19 Showcase da Qualidade Evento de 3h de duração, realizado em diversas regiões do Estado do RS, via Comitês Setoriais e Regionais. Reúne 150 pessoas

20 Congresso Internacional Evento anual, que reúne aproximadamente participantes. Está em sua 10ª edição.

21 PRÊMIO QUALIDADE RS Evento anual, que reúne em torno de pessoas, para reconhecer as organizações que mais se empenharam na busca pela qualidade e competitividade. Esse evento está na sua 14ª edição.

22 Sistema de Avaliação 2009

23 OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – Histórico/Estrutura A figura representa o Modelo de Excelência adotado pelo PGQP e simboliza o relacionamento entre a organização, considerada como um sistema adaptável gerador de produtos e informações, e seu ambiente organizacional e tecnológico, além do próprio ambiente externo. Fonte: FPNQ 2004 îAnos 50: Prêmio Deming – Japão îAnos 80: Malcolm Baldrige National Quality Award – EUA îAnos 90: Prêmio Nacional da Qualidade - Brasil

24 Não há uma única estrutura organizacional certa e igual à todas as empresas Não há uma única maneira certa de gerenciar pessoas para todas as empresas Não há uma única metodologia certa para gerenciar as empresas Algumas premissas importantes MBNQA - Malcolm Baldrige National Quality Award Critérios de Excelência - Prêmio Nacional da Qualidade Normas ISO série 9000, 14000, ISO/IEC Social Accountability (SA-8000) Prêmio Iberoamericano de la Calidad TEQA (Prêmio Europeu da Qualidade). CARACTERÍSTICAS DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Qualidade

25 Sistema de Avaliação Excelência PNQ AVALIAÇÃO DA GESTÃO 250 e 500 Nível 1 e Nível Nível 3 Prêmio Nacional da Qualidade Critérios de Excelência RELATÓRIO DE GESTÃO 1000

26 Requisitos Recomendáveis Prêmio Qualidade RS Objetivos Instrumento de reconhecimento às organizações que demonstrem, em avaliações especializadas, um modelo de gestão em sintonia com os critérios do Sistema de Avaliação adotado pelo PGQP.

27 Prêmio Qualidade RS – Graus de Reconhecimento

28 CandidatasPremiadas Prêmio Qualidade RS Organizações com mais de 100 pontos no Sistema de Avaliação do PGQP

29 Parceiro Qualidade Quem pode usar? Empresas diplomadas no Sistema de Avaliação. Onde pode ser usado? Nas publicações da empresa, no seu site/portal e nos seus produtos e serviços. Por que usar? Por que usar? Este signo de identidade tem o objetivo de fazer que a sua empresa seja publicamente reconhecida pela dedicação à Qualidade.

30 Prestígio profissional Aumento da empregabilidade Exercício da cidadania Intercâmbio profissional Desenvolvimento da capacidade gerencial BENEFÍCIOS PARA OS AVALIADORES/EXAMINADORES Prêmio Qualidade RS

31 % Satisfação Geral com o PGQP 2001 – foi direcionado para as 800 melhores / mais atuantes

32 1.2 MILHÃO DE PESSOAS 8.4 MIL ORGANIZAÇÕES COM ADESÃO Organizações Diplomadas 458 Organizações Premiadas UMA REDE COM 79 COMITÊS Voluntários do PGQP Resultados GANHOS DE R$ 5,3 BILHÕES EM REALIZAÇÕES DE PROJETOS COM BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO NO RS Investimento de R$ 37,4 milhões Investimento de R$ 37,4 milhões 148 PRODUTOS E METODOLOGIAS CREDENCIADAS; 58 PARCERIAS COM CONSULTORIAS 58 PARCERIAS COM CONSULTORIAS

33 Reconhecimentos Prêmio Qualidade RS – Troféu Bronze Prêmio Top de Marketing – ADVB/RS Prêmio Qualidade RS – Troféu Prata 2000 Prêmio Qualidade RS – Troféu Ouro 2001 Prêmio Qualidade RS – 2º Troféu Ouro Prêmio Top Ser Humano 2002 Prêmio Nacional da Qualidade ® Prêmio de Acreditação PALC 2003 Prêmio Qualidade RS Troféu Diamante 2004 Prêmio Top de Marketing – ADVB/RS

34 Governo do Estado RS DEFICIT ZERO controlado com Superávit R$200 mi RESULTADOS GMR 2007 – R$ 622mi RESULTADOS GMR 2008 – R$ 1.9bi Ganhos GMR 2007/2008 – R$2.6bi RESULTADOS GMD 2007 – R$ 327mi RESULTADOS GMD 2008 – R$ 499mi Ganhos GMD 2007/2008 – R$ 826mi Déficit 2007 – R$ 2.4bi

35 Prefeitura de Porto Alegre RESULTADO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

36 Arrecadação de Impostos Prefeitura Municipal de Estrela R$ Aumento de 181,57%

37 MTU Medianeira Transporte Ltda. Índice de Reclamações

38 Viação Belém Novo

39 Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Promover a competitividade no Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade IMPULSIONAR a qualidade na gestão com inovação e educação empreendedora, no Setor Privado, com destaque na cadeia de valor PROMOVER a melhoria da gestão, da produtividade e da qualidade do gasto e investimento no Setor Público PROMOVER a melhoria da gestão, a articulação e a integração dos projetos no 3º Setor DESENVOLVER lideranças promotoras de mudanças Ser Benchmark em DISPONIBILIZAR metodologias e ferramentas ELEVAR a efetividade e a abrangência da rede do PGQP ALCANÇAR a Excelência em Gestão AMPLIAR as fontes de recursos para sustentação financeira CONHECER as necessidades atuais e futuras das partes interessadas DESENVOLVER parcerias com entidades nacionais e internacionais geradoras de conhecimento e soluções. PROCESSOS ESTRUTURANTES PROCESSOS ALAVANCADORES RESULTADOS PARA AS PARTES INTERESSADAS Versão 02/09/2008 CONTRIBUIR para o alcance dos resultados das iniciativas integradoras que promovam a competitividade no Rio Grande do Sul. DISSEMINAR conhecimento de forma estruturada e ágil ARTICULAR as iniciativas dos diversos setores GARANTIR as competências essenciais à realização das estratégias

40 Portal Qualidade


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