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Apresentação A intenção é desenvolver um banco de dados, que vai ser acessado pela internet, e que sirva como base para pesquisa para profissionais de.

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1 Apresentação A intenção é desenvolver um banco de dados, que vai ser acessado pela internet, e que sirva como base para pesquisa para profissionais de publicidade e estudantes. Esta base de dados será disponibilizada dentro de uma área de um site chamado Publi Art, um portal que irá oferecer informações sobre o mercado, cases, slogans, peças premiadas e uma série de conteúdos ligados à área e possam ser utilizados como referência em pesquisas.

2 Justificativa O slogan é uma parte importante de identidade corporativa de uma empresa e é a assinatura de uma marca, explicitando pelo meio escrito todos os conceitos intrínsecos na marca e no posicionamento da empresa. A análise de slogan foi escolhida pelo fato de que ele é fundamental para determinar o posicionamento de uma corporação e ao mesmo tempo serve para situar a marca dentro de um contexto ou de época.

3 Este banco de dados irá apresentar slogans, empresas a que se referem, época ou período em que foram veiculados, análise crítica deles e uma lista de outras empresas/produtos/serviços que poderiam tê-los utilizado, com um foco bem diferente. A exibição dessas informações será feita por categorias chave e sub- chaves, por exemplo: Tecnologia / Celulares. Essa separação vai facilitar a identificação de grupos de slogans por segmento e traçar comparativos de posicionamento e foco das empresas que atuam naquele mercado. Outra forma de classificação será voltada para o tipo de posicionamento adotado com relação ao público e ao mercado, por exemplo: faz tudo por você / origem (nome do cliente) / período. Assim é possível identificar uma linha de comunicação utilizada pelo mercado como um todo em uma determinada época. Metodologia

4 Serão analisados os slogans levando em consideração as seguintes características: Clareza de entendimento/linguagem Assimilação do conceito Idéia central do produto Posicionamento Metodologia ClaraConfusaDifícil RápidaMédiaLenta ExpressaQuaseHuum FocadoAbrangenteDesfocado

5 Microsoft Tecnologia : Informática Empresas de transporte coletivo Sites de busca Onde você quer ir hoje. O posicionamento adotado pela gigante de softwares é muito abrangente, tal como a linha de seus produtos. Talvez se optassem por focar em soluções para informática serião mais corretos ao invés de se ligar a vida das pessoas como um carrapato.

6 Nokia Tecnologia : Celulares Empresa de informática Clínica de traumatologia Conectando pessoas. Esse tipo de posicionamento é interessante, pois fala mais sobre o mercado do que propriamente do produto. É o tipo de slogan valioso, pois é rápido, objetivo e cheio de significados.

7 Philco Tecnologia : Televisores Agência de publicidade Associação de Mães Tem coisas que só a Philco faz para você. É um dos melhores exemplos de que um slogan é fundamental, pois ele já tem 8 anos e continua incorporado ao cotidiano das pessoas, tanto que ele é quase um Brastemp. Apesar de ser extenso ele é muito objetivo e tem uma dualidade interessante: transita entre o humor e a sobriedade, podendo ser usado em qualquer tipo de campanha publicitária.

8 Rede Globo Comunicação : Emissora de TV Vidraçaria Boites A gente se vê por aqui. Em resumo: diz tudo que a empresa faz (transmissão do dia-a-dia) e ainda eleva o público a participante do processo e não mero receptor. Funciona muito bem porque a empresa o segue risca o seu conceito na sua programação.

9 Zero Hora Comunicação : Jornal Clínica de fertilização Jardim botânico A vida por todos os lados. Funciona por que reforça o compromisso do veículo jornal e ainda tenta elevar o leitor a participante do dia-a-dia do jornal. Só fica enfraquecido quando na capa do periódico estão estampadas fotos de atentados e mortes. Pode se perder se o leitor apenas escuta-lo e interpretar que ao invés de ser vida por todos os lados é há vida por todos os lados.

10 Itaú Financeiro : Bancos Lojas de departamento Hipermercados A gente tem tudo, só falta você. É o caso típico que promete mais do que pode cumprir. O Itaú é um banco e não um hipermercado, o seus produtos girando dentro do campo financeiro e dificilmente vão além disso. Imagino que seria melhor se eles focassem a diferença que um bom banco faz na vida das pessoas ao invés de se colocarem como empresa que pode tudo pelo cliente.

11 Banrisul Financeiro : Bancos Melhor porque é nosso. Renault Picasso Arroz ou trigo É um caso próximo ao do Itaú, o banco prefere não dizer o que faz pelo cliente para se focar e um contexto. No caso do Banrisul ele peca por forçar um bairrísmo desnecessário, reforçando um ponto negativo do gaúcho. Seria melhor se dissesse que vem da terra de que preza qualidade no que faz.

12 Banco de Boston Financeiro : Bancos Empresa de aviação Boutiques Simplesmente primeira classe. Simples, direto, restritivo e fácil de lembrar, essa características tornam esse slogan muito bom. Ele foca no seu público e faz com que ele seja o mais importante para a empresa e não o contrário.

13 Unisinos Ensino : Universidades Consórcios rodoviários (pedágios) Auxílio a lista É por aqui que você chega lá. O estilo do slogan Unisinos é objetivo e rápido para assimilação. Apesar de colocar no estudante toda a responsabilidade pelo seu sucesso a Instituição se oferece como parceira no longo caminho do desenvolvimento acadêmico.

14 Universitário Ensino : Cursinhos Perfumes Agência de casamentos Você é responsável pelas sua escolhas. Desculpe o ufanismo, mas esse slogan é muito bom. Além de oferecer ao consumidor todo o direito de escolher o melhor e ainda se beneficiar com isso é o que toda empresa deveria fazer. Ele não promete sucesso para o candidato ao vestibular e também o alerta para pensar sobre o futuro antes de tentar o vestibular. É o tipo de slogan que pode fazer parte da vida das pessoas.

15 Ulbra Ensino : Universidades Marlboro Clínica de mudança de sexo Tudo que você quer ser. A Instituição está se colocando superior ao fato de ser universitário e oferece ao vestibulando a grande chance de ser um ulbriano. A idéia central está meio deslocada e por isso fica um pouco demorada a assimilação. Acho que o foco que eles poderiam adotar seria o de uma instituição cara, mas com muita qualidade.

16 Ford Automóveis : Montadoras Marcas de tênis Empreiteiras Fazendo o seu caminho melhor. O posicionamento é perfeito para o mercado de atuação, pena que deixe o Governo Federal em xeque-mate. A idéia central do slogan é sentida dentro dos carros da Ford, pois o seu forte são o conforto e potência do seu motor, o que torna uma viagem mais confortável e rápida.

17 Honda Civic Automóveis : Importados Parque Farroupilha Condomínios residenciais Além de tudo é lindo. Rápido, fácil e objetivo é o tipo de slogan padrão. O problema é que não carrega a idéia central do produto, portanto, não pode ser lido desassociado, pois perde completamente o sentido ou remete para outros tipos de objetos que não um carro.

18 O Boticário Beleza : Cosméticos Cooperativa de hortifrutigranjeiros Agência de modelos Natural do Brasil. Além de não expressar nada que lembre a empresa esse slogan ainda reforça a idéia do principal concorrente: a Natura. Se um consumidor tem pouco contato com esse tipo de produto ou está desavisado vai ter dificuldades em ligar o slogan ao Boticário.

19 Natura Beleza : Cosméticos Seguradoras Remédios (laxantes em especial) Bem estar bem. É o tipo de slogan capcioso, são necessários alguns segundos para assimilar a mensagem. Não expressa com facilidade o tipo de produto que representa, passa mais a idéia de bem-estar com a vida que a idéia de que o produto causa bem-estar no consumidor.

20 Campari Bebidas : Destilados Armani Brastemp Só ele é assim. Super abrangente e ao mesmo tempo definidor. É rápido e objetivo, porém não explicita com facilidade a idéia central do produto. O slogan é inteligente, porém não diz o que ele fala, ou seja, não dá idéia de qual característica o Campari tem de diferente dos concorrentes.

21 Brahma Bebidas : Fermentados Condicionadores de ar Sorvete (Kibon) Refresca até pensamento. O slogan diz muito a que veio. Define o tipo de produto: bebida, é ainda reforça a diferença da marca para as concorrentes. Tem o foco bastante definido e é claro e objetivo.

22 Claro Digital Serviços : Telefonia Fabrica de microcomputadores Inovando sempre. Casa de swing É bastante focado, explicita o aquilo que a empresa faz: serviço. Ele não poderia focar na diferença que o celular na vida das pessoas e menos na tecnologia, mas.....

23 Ponto Frio Lojas : Eletrodomésticos Bancos Corretor de imóveis Faz melhor por você. É o tipo de slogan dos anos 80, faz a promessa máxima do varejo: aqui fazemos tudo para lhe deixar satisfeito. Apesar de a rapidez de assimilação e a simplicidade serem fundamentais para qualquer slogan ele poderia ser menos cru.

24 Faz tudo por você 1. Faz melhor por você. (Ponto Frio) 2. Onde você quer ir hoje. (Microsoft) 3. Tem coisas que só a Philco faz para você. (Philco) 4. Tudo que você quer ser. (Ulbra) Se vira meu filho 1. É por aqui que você chega lá. (Unisinos) 2. Você é responsável pelas suas escolhas. (Universitário) Categorias

25 Eu sou o máximo 1. A gente tem tudo só falta você. (Itaú) 2. Só ele é assim. (Campari) 3. Inovando sempre. (Claro Digital) 4. Refresca até pensamento. (Brahma) Separatista 1. Melhor porque é nosso. (Banrisul) 2. Simplesmente primeira classe. (Banco de Boston) 3. Além de tudo é lindo. (Honda Civic) Categorias

26 Quebra-cabeça 1. Bem estar bem. (Natura) 2. Conectando pessoas. (Nokia) Faz parte da sua vida 1. A gente se vê por aqui. (Rede Globo) 2. A vida por todos os lados. (Zero Hora) 3. Fazendo o seu caminho melhor. (Ford) 4. Natural do Brasil. (O Boticário) Categorias

27 Disciplina Redação Publicitária III Nome Leandro Leão Turma 53/431 (Gustavo) Créditos


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