A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)"— Transcrição da apresentação:

1 Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
8.1 – Introdução; 8.2 – Uma primeira tentativa de estruturar a DOAR; 8.3 – Conceito de origem e aplicação; 8.4 – Elementos não monetários que interferem no lucro líquido; 8.5 – Técnica de elaboração doa DOAR; Contas não circulante – exemplos. 8.6 – Estrutura da DOAR; 8.7 – Análise da DOAR. Análise Alguns índices para análise da DOAR

2 Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
INTRODUÇÃO Para que serve: Explica a variação do Capital Circulante Líquido, ocorrida em um ano para outro. Ajuda-nos a compreender como e porque a posição financeira mudou de um exercício para outro. Quem está obrigado a fazer a DOAR: Toda Cia. Com capital aberto (Bolsa). Toda a grande Cia. Capital fechado.

3 Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
Conceitos preliminares Capital circulante líquido – CCL = Ativo circulante (-) Passivo circulante (quando o AC > PC) Capital circulante negativo = Ativo circulante (-) Passivo circulante (quando o AC < PC) ATIVO CIRCUALNTE PASSIVO Capital Circulante Líquido Exigível a longoprazo Realizável a longo prazo Permanente Patrimônio ATIVO CIRCUALNTE PASSIVO Capital Circulante Negativo Exigível a longoprazo Realizável a longo prazo Patrimônio Líquido Permanente

4 8 - Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
O primeiro passo, uma vez que estamos tratando de Capital Circulante, é serapar aquilo que é circulante do não circulante. Por sua vez, já conhecemos que os valores circulante s]ao aqueles contidos no Ativo Circulante e Passivo Circulante. Variação do Capital Circulante Líquido – CCL 50.000 = (-) Em (X1) Em X Aumentos Variação Líquida na Posição Financeira Ativo Circulante Passivo Circulante Capital

5 8 - Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
DEMONSTRAÇÃO DE ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS Origens de Recursos Financiamento (-) Aplicação de Recursos Não houve = Aumento do CCL 50.000 -0- Modificações na Posição Financeira Balanço 31-12-(X-1) 31-12-X Aumento ou (redução) Ativo Circulante (-) Passivo Circulante (=) Capital Circulante ( ) ( )

6 8 - Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
Revisando: O objetivo da DOAR é exatamente mostrar o como e o porquê da mutação do CCL só varia com operações Não Circulante X Circulante. Portanto, a alteração do Não Circulante é a causa da variação. Por isso, a DOAR evidencia apenas o resultado das variações do Não Circulante que provocam alterações no Circulante.

7 8 - Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
DOAR – Cia Estruturada Origens Operações Lucro líquido + Depreciação (-) Equivalência Patrimonial De Terceiros Aumento da dívida de longo prazo Aplicações Aumento do RLP Aumento dos investimentos Aumento do imobilizado Dividendos Aumento do CCL ( ) ( )

8 8 - Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
ANÁLISE Observamos que das origens, $ referem-se a aumento financiamentos (LP) Certamente, desses $ , uma parte foi utilizada para aquisição de aquisição de novos permanentes. Investimentos $ - Imobilizado $ Ainda assim há um remanescente de $ ( – ), observe que houve um acréscimo de RLP, ou seja, a empresa transferiu (repassou) $ para coligadas e controladas. Conseqüentemente, há uma sobra final de $ ( – ),que está aplicada no Ativo Circulante,aumento do CCL em $ Da origem de $ resultantes do lucro financeiro, $ foram distribuídos em forma de dividendos e o restante, $ ( – ), foi também aplicado no Ativo Circulante, aumentando o CCL em $ Desta forma, acréscimo no CCL foi de $ ( de terceiros das operações.

9 8 - Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
Alguns índices para análise da DOAR Novas Aquisições no Permanente Origens das Operações + Aumento de Capital Em Bens + Novos Recursos de Terceiros (ELP) Aplicações em Investimentos Origens Origens (Resultantes de Capitais de Terceiros) Origens totais Aquisições de Imobilizado Aplicações

10 8 - Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)
1997 1998 Lucro Líquido Depreciação Total das Origens APLICAÇÕES Dividendos Invest. no Imobilizado Total das Aplicações Aum/Dim do Capital Circulante Líquido (600) (1.042)


Carregar ppt "Demonstrações de Origens, Aplicações e Recursos (D.O.A.R.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google