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PublicouVítor Sardinha Alterado mais de 10 anos atrás
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ALESSANDRA FERNANDA ANNY CAROLINE FREIRE KATYANE BRAZ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO TECNOLÓGICO DE NOVA CRUZ DISCIPLINA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROFESSORA LYRENE ENGENHARIA DE SOFTWARE ALESSANDRA FERNANDA ANNY CAROLINE FREIRE KATYANE BRAZ
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O que é um Software Programa de computador + documentação associada
Software podem ser desenvolvidos para clientes particulares ou mercado geral Eles podem ser: - Genéricos - Personalizados ou Específicos
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O QUE É ENGENHARIA DE SOFTWARE??
É uma disciplina de engenharia que está preocupada com todos os aspectos da produção de software.
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CICLO DE VIDA DO SOFTWARE
Fases: Análise Projeto Implementação Teste
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BASES DAS TENDÊNCIAS MODERNAS DO SOFTWARE
Modelo Cachoeira Modelo Incremental - Prototipação - Evolucionária - Descartável - Modelo Espiral - Planejamento - Análise dos riscos - Engenharia - Avaliação do Cliente
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Modelo Incremental
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DESENVOLVIMENTO OU FERRAMENTA “CASE”
O que é um ‘CASE’? Software que procura fornecer suporte automatizado para atividades de processo de software.
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DESENVOLVIMENTO CASE Planejamento de Projeto
Ferramentas de Gerencia de Projeto Ferramentas de Documentação Ferramentas de Prototipação e Simulação Ferramentas de Projeto de Interfaces Ferramentas de Programação
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MODULARIDADE O que é? Para quê serve?
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Diagramação De classes Estrutural
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Aclopamento Aclopamento de Dados Aclopamento de Controle
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Coesão Designar o grau de relacionamento entre as partes internas de um módulo. Divididas em: - COESÃO DE LÓGICA - COESÃO FUNCIONAL
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Metodologias de Projeto
O desenvolvimento de metodologias para projetar sistemas de software é uma investigação fundamental na engenharia do software. CIMA-BAIXO versus BAIXO-CIMA PADRÕES DE PROJETO DESENVOLVIMENTO CÓDIGO ABERTO
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PADRÃO EDITOR - ASSINANTE
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FERRAMENTAS DE OFÍCIO Sistema notacional para auxiliar na análise e projetos de sistemas. - DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS - DICIONÁRIO DE DADOS - DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENTOS
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DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS
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DIAGRAMA DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO
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TESTE DE SOFTWARE É uma das fases do processo da engenharia de software que visa atingir um nível de qualidade de produto superior. O objetivo, por paradoxal que seja, é o mesmo de encontrar defeitos no produto, para que estes possam ser corrigidos pela equipe de programadores, antes da entrega final.
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TÉCNICAS DE TESTES Tem por objetivo principal encontrar falhas no software. Possui três técnicas mais conhecidas: a. CAIXA BRANCA b. CAIXA PRETA c. CAIXA CINZA
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TESTES ALPHA BETA GAMA
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DOCUMENTAÇÃO Mostra uma parte importante do software. Um sistema de software tem pouca utilidade,a menos que as pessoas possam entendê-lo e mantê-lo. Dividida em: - DOCUMENTAÇÃO DE USUÁRIO - DOCUMENTAÇÃO DE SISTEMA
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ITENS DA RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL
CONFIABILIDADE COMPETÊNCIA DIREITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL “ABUSO” DO COMPUTADOR
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ACM/IEEE CÓDIGO DE ÉTICA
O maior competidor da ACM é o IEEE É difícil generalizar corretamente sobre a diferença entre ambas, mas ACM foca-se em teoria da ciência da computação e em aplicações para usuários finais enquanto o IEEE foca-se mais em hardware e questões de padronização.
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CONSIDERAÇÕES FINAIS A Engenharia de Software (ES) surgiu em meados dos anos 1970 numa tentativa de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software (estruturas de dados e algoritmos) encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.
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BIBLIOGRAFIA FEDELI, Ricardo Daniel. PERES, Fernando Eduardo. POLLONI, Eurico Giulio. Introdução à Ciência da Computação. – São Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2003. BROOKSHEAR, J. Glenn. Ciência da Computação: uma visão abrangente. – Porto Alegre : Bookman, 2005.
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