A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Progresso científico : O mundo está preparado ? E.E.Dom José de Camargo Barros Nomes: Ana Carolina nº 04 série:2ºB Ana Gabriela nº 05 Carolina Libório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Progresso científico : O mundo está preparado ? E.E.Dom José de Camargo Barros Nomes: Ana Carolina nº 04 série:2ºB Ana Gabriela nº 05 Carolina Libório."— Transcrição da apresentação:

1 Progresso científico : O mundo está preparado ? E.E.Dom José de Camargo Barros Nomes: Ana Carolina nº 04 série:2ºB Ana Gabriela nº 05 Carolina Libório nº 09 Karine nº 27 Rodolfo Valezin nº 35 Victor Fernando nº 44

2 Progresso Científico Com o dramático crescimento, em escala e intensidade, da atividade humana neste planeta desde a Revolução Industrial, a rápida expansão do consumo mundial de energia e matérias-primas e o crescimento da população mundial, de aproximadamente 2,5 bilhões para 6 bilhões de pessoas somente nos últimos 50 anos. O impacto do homem sobre o meio ambiente da Terra atingiu,inquestionavelmente, proporções sem precedentes. Alguns setores soaram o alarme de que a atividade humana está causando um dano irreparável à ecologia da Terra e, talvez, ameaçando o futuro da vida humana e mesmo a toda a vida do planeta. A ciência substituiu o lugar que antes era ocupado pela religião na condução dos homens. Com o dramático crescimento, em escala e intensidade, da atividade humana neste planeta desde a Revolução Industrial, a rápida expansão do consumo mundial de energia e matérias-primas e o crescimento da população mundial, de aproximadamente 2,5 bilhões para 6 bilhões de pessoas somente nos últimos 50 anos. O impacto do homem sobre o meio ambiente da Terra atingiu,inquestionavelmente, proporções sem precedentes. Alguns setores soaram o alarme de que a atividade humana está causando um dano irreparável à ecologia da Terra e, talvez, ameaçando o futuro da vida humana e mesmo a toda a vida do planeta. A ciência substituiu o lugar que antes era ocupado pela religião na condução dos homens.

3 Progresso científico Os cientistas foram apontados como os novos sacerdotes. O balanço desta substituição continua a ser objecto de enormes polémicas, mas três coisas são hoje evidentes: A ciência e a tecnologia mudaram o mundo possibilitando uma melhoria muito significativa da vida de uma parte significativa da humanidade. Apesar do imenso bem estar por proporcionado, a verdade é que as desigualdades a nível mundial não diminuíram antes se acentuaram. Uns não sabem o que fazer a tanto desperdício, outros lutam diariamente por obter restos que lhes permitam sobreviver. Os cientistas foram apontados como os novos sacerdotes. O balanço desta substituição continua a ser objecto de enormes polémicas, mas três coisas são hoje evidentes: A ciência e a tecnologia mudaram o mundo possibilitando uma melhoria muito significativa da vida de uma parte significativa da humanidade. Apesar do imenso bem estar por proporcionado, a verdade é que as desigualdades a nível mundial não diminuíram antes se acentuaram. Uns não sabem o que fazer a tanto desperdício, outros lutam diariamente por obter restos que lhes permitam sobreviver.

4 Progresso Científico Não parecem existir limites para o desenvolvimento da ciência e da técnica.Aquilo que era antes impensável tornou-se hoje banal: manipulações genéticas, clonagem de seres, inseminação artificial, morte assistida, etc. Valores tidos por sagrados são agora quotidianamente aniquilados por experiências científicas. Não parecem existir limites para o desenvolvimento da ciência e da técnica.Aquilo que era antes impensável tornou-se hoje banal: manipulações genéticas, clonagem de seres, inseminação artificial, morte assistida, etc. Valores tidos por sagrados são agora quotidianamente aniquilados por experiências científicas.

5 Clonagem : Pontos Positivos Utilização da técnica de clonagem para obtenção de células tronco a fim de restautar a função de um órgãos ou tecido. Utilização da técnica de clonagem para obtenção de células tronco a fim de restautar a função de um órgãos ou tecido. A clonagem "terapêutica" teria a vantagem de não oferecer riscos de rejeição se o doador fosse a própria pessoa. (ex.: reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente, ou substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto). A clonagem "terapêutica" teria a vantagem de não oferecer riscos de rejeição se o doador fosse a própria pessoa. (ex.: reconstituir a medula em alguém que se tornou paraplégico após um acidente, ou substituir o tecido cardíaco em uma pessoa que sofreu um infarto). Diminuição ou fim do tráfico clandestido de órgãos. Diminuição ou fim do tráfico clandestido de órgãos. Ajudar casais inférteis que não podem ter filhos, mesmo após anos de tratamento de infertilidade. Ajudar casais inférteis que não podem ter filhos, mesmo após anos de tratamento de infertilidade. Melhoramento animal, resgate de material genético, maximização do potencial genético de uma raça. Melhoramento animal, resgate de material genético, maximização do potencial genético de uma raça.

6 Clonagem : Pontos Negativos Técnica de baixa eficiência Técnica de baixa eficiência Vários fetos morrem durante a gestação ou logo após o nascimento Vários fetos morrem durante a gestação ou logo após o nascimento Grande número de anomalias Grande número de anomalias Envelhecimento Precoce Envelhecimento Precoce Os clones seriam maiores do que o normal, denominado de síndrome do filhote grande. Os clones seriam maiores do que o normal, denominado de síndrome do filhote grande. Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade. Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade.

7 Pesquisas com Células Tronco O primeiro relato de pesquisas em células tronco utilizando células embrionárias humanas foi publicado em 1998 pela equipe do Prof. James A. Thomson, da Universidade de Wisconsin/EUA. Neste mesmo ano, a equipe do Prof. John D. Gearhart, da Universidade Johns Hopkins, realizou pesquisas com células tronco fetais humanas. O primeiro relato de pesquisas em células tronco utilizando células embrionárias humanas foi publicado em 1998 pela equipe do Prof. James A. Thomson, da Universidade de Wisconsin/EUA. Neste mesmo ano, a equipe do Prof. John D. Gearhart, da Universidade Johns Hopkins, realizou pesquisas com células tronco fetais humanas. Muitas pessoas tem assumido uma posição contrária a estas pesquisas, pois afirmam que o bem da sociedade não pode ser obtido a partir da morte de alguns seres, mesmo que, em fase embrionária. A Igreja Católica Romana defende esta posição, aceita por muitos cientistas e filósofos não vinculados a ela, de que a vida de uma pessoa tem início na fecundação, desta forma não há justificativa eticamente adequada para para essa pesquisa. Muitas pessoas tem assumido uma posição contrária a estas pesquisas, pois afirmam que o bem da sociedade não pode ser obtido a partir da morte de alguns seres, mesmo que, em fase embrionária. A Igreja Católica Romana defende esta posição, aceita por muitos cientistas e filósofos não vinculados a ela, de que a vida de uma pessoa tem início na fecundação, desta forma não há justificativa eticamente adequada para para essa pesquisa.

8 Ribonuclease II Após três anos de investigação, duas cientistas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, em Oeiras, descobriram uma assassina de moléculas. Após três anos de investigação, duas cientistas do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, em Oeiras, descobriram uma assassina de moléculas. A ribonuclease II é uma enzima que degrada moléculas de ARN o ácido ribonucleico, ou seja, os mensageiros que transportam a informação do genoma para as células. A ribonuclease II é uma enzima que degrada moléculas de ARN o ácido ribonucleico, ou seja, os mensageiros que transportam a informação do genoma para as células. O grupo científico usou a técnica da cristalografia de raios x para conhecer a estrutura da ribonuclease, traçando o retrato da enzima que actua sobre os mecanismos celulares. O grupo científico usou a técnica da cristalografia de raios x para conhecer a estrutura da ribonuclease, traçando o retrato da enzima que actua sobre os mecanismos celulares.

9 Conclusão O progresso científico é muito importante pra o crescimento do ser humano, mas por tantos outros pontos chegamos a uma questão: Será que o ser humano está pronto pra tais conhecimentos ? E se está, como podemos afirmar isso, e quem seria o juiz de tais circunstâncias ? O progresso científico é muito importante pra o crescimento do ser humano, mas por tantos outros pontos chegamos a uma questão: Será que o ser humano está pronto pra tais conhecimentos ? E se está, como podemos afirmar isso, e quem seria o juiz de tais circunstâncias ? O ser humano em busca de um mundo melhor, e de condições de vida mais fáceis, acaba passando de seus limites éticos e familiares. Se o progresso científico é bom ? Sim, não podemos negar tal fato, mas entretanto, suas reações se não calculadas e feitas de maneira correta, causa muito mais prejuizos do que melhorias para a sociedade. O ser humano em busca de um mundo melhor, e de condições de vida mais fáceis, acaba passando de seus limites éticos e familiares. Se o progresso científico é bom ? Sim, não podemos negar tal fato, mas entretanto, suas reações se não calculadas e feitas de maneira correta, causa muito mais prejuizos do que melhorias para a sociedade.

10 Fontes Bibliográficas [25/10] [30/10] [30/10] [30/10] [30/10] [30/10]


Carregar ppt "Progresso científico : O mundo está preparado ? E.E.Dom José de Camargo Barros Nomes: Ana Carolina nº 04 série:2ºB Ana Gabriela nº 05 Carolina Libório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google