A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Representação do Mundo pela Matemática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Representação do Mundo pela Matemática."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Representação do Mundo pela Matemática

2 Equipe Anuar Daian de Morais Cristiano Lopes Lima Eduardo Melloni Lucchesi Elisa Friedrich Martins Fabiana Serres Gabriel Wolf Flores Guilherme Nogueira Igor Cunha Marcus Basso (Coordenador) Milena Wollmann Paula Aguiar Silva Priscila Moraes Rodrigo Sychocki da Silva Rodrigo Orestes Feijó Taís Aline Azevedo Tamiris Duarte Vera Lucia Weiand Vinícius Cardoso Vinícius Teixeira Virgínia Crivellaro Sanchotene Desenvolvimento do material Docentes Tutoras Crediné Silva de Menezes Daniela Stevanin Hoffmann Luiz Mazzei Marlusa da Silva Samuel Bello Caroline Bohrer do Amaral Daniela Silva Perli Damiana Elisa Friedrich Martins Juliana Machado Luciane Mota Melissa Meier Paula Aguiar da Silva Simone Ramminger Suelen Assunção

3 Representação do Mundo pela Matemática Para começar, gostaríamos que vocês observassem o mapa desenhado abaixo. Ele representa uma parte de um bairro de uma cidade. Agora, imaginem que uma pessoa precisa deslocar-se de um ponto a outro nesse bairro e poderá usar somente esse mapa.

4 Se os nomes das ruas e a indicação de pontos de referência estivessem escritos no mapa, a tarefa de deslocar-se de um ponto a outro ficaria facilitada, não é mesmo?

5

6 Pois bem. Para aprender e ensinar Matemática muitas vezes precisamos saber os nomes das ruas para nos orientarmos. Assim, é nossa intenção, no desenvolvimento da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática a de, juntos, docentes, tutores, equipe que desenvolve o material e, principalmente, alunas e alunos do Curso PEAD, criarmos e escrevermos os nomes da ruas necessários para melhor nos orientarmos no ensino e aprendizagem de Matemática.

7 Para que esse trabalho ocorra, criamos algumas atividades para serem desenvolvidas de forma coletiva ou individualizadas, publicamos textos, jogos, vídeos, descrição de materiais concretos com a perspectiva que eles possam servir para ajudá-los nas suas aulas de Matemática. Também disponibilizamos livros digitalizados, indicações de livros, endereços eletrônicos e gostaríamos muito de poder contar com as contribuições de vocês via sugestões de materiais, livros e opiniões.

8 Súmula: O Desenvolvimento psicogenético das noções lógicas elementares, espaciais e numéricas dos alfabetizados. O Currículo, a organização do ensino nas séries iniciais e a construção das primeiras aprendizagens matemáticas.

9 Princípios A interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática seguirá a proposição do Curso no sentido de utilizarmos uma metodologia interativa e problematizadora. Essa metodologia pressupõe a permanente troca de idéias e experiências entre, docentes, tutoras e alunos(as) de maneira que um processo de reflexão e tomada de consciência de seu próprio processo de aprendizagem sejam desencadeados e favoreçam a construção de conhecimentos referentes aos temas e conceitos de Matemática que serão tratados na interdisciplina. A estruturação básica da interdisciplina prevê a articulação entre os estudos teórico-metodológicos e a apropriação tecnológica, em torno de situações de aprendizagem no âmbito da Matemática. O modelo metodológico é centrado em atividades teórico-práticas sistemáticas que serão realizadas pelos professores-alunos a partir da proposição de atividades iniciais. Essas atividades estarão estreitamente relacionadas com as vivências/experiências dos alunos e alunas do Curso; a partir da explicitação e problematização dessas vivências e experiências, juntamente com a proposição de atividades, atividades complementares, leituras, etc., docentes e tutoras provocarão novas situações de aprendizagem para o grupo.

10 Cronograma PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PEAD/ EIXO 4 REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA

11 MÊS SEMANAPERÍODO CONTEÚDO, TÓPICO, TEMA....TEMPO previsto para a atividade QUEM ANALISA, COMENTA, AVALIA? MAR117 a 21Presencial 17hdocente/ tutores 224 a 28Classificação e seriação7hdocente/ tutores ABR331 a 04Classificação e seriação7hdocente/ tutores 4, 5, 607 a 25Números e operações21 hdocente/ tutores 728 a 02Semana destinada à recuperação das atividades

12 MÊS SEMANAPERÍODO CONTEÚDO, TÓPICO, TEMA.... TEMPO previsto para a atividade QUEM ANALISA, COMENTA, AVALIA? MAI805 a 09Presencial 27hdocente/ tutores 9, 10, 1112 a 30Espaço e Forma21docente/ tutores JUN12, 13,14,1502 a 27Espaço e Forma28hdocente/ tutores JUL1630 a 04Semana para colocar em dia atividades pendentes 7hdocente/ tutores 1707 a 10Workshop de avaliação nos pólos 1814 a 18 Avaliação e início da recuperação 7h docente 1921 a 24 Recuperação 7h docente

13 Agenda Onde você tem uma planilha com a data limite para a postagem das atividades e a indicação do lugar onde esta postagem deve acontecer. Lembrete: esta agenda será atualizada seguidamente; é necessário olhá-la de vez em quando. Período de realização TemáticaIdentificaçãoDescrição Onde publicar de 17/03 a 20/03Presencial 1Apresentação Apresentação da interdisciplina Representação do mundo pela Matemática de 24/03 a 29/03 Classificação e seriação Atividade 1Questão para o grupopbwiki coletivo Atividade 2 Manipulação de objetos envolvendo comparação, classificação e seriação Leitura de exemplos de classificação seguindo diferentes critérios; pertinência e inclusão Criação de uma atividade que envolva classificação pbwiki individual de 31/03 a 05/04 Classificação e seriação Atividade 3 Manipulação de objetos envolvendo seriação Leitura de exemplos de seriação e proposição de novos Postagem no mural: material adequado para trabalhar seriação mural Atividade 4 Iniciando o trabalho com leitura e construção de gráficos com os alunos pbwiki individual Atividade 5 Leitura do texto "Aprendizagem e Desenvolvimento: Experiências Físicas e Lógico-Matemáticas" "Re-pensando" a atividade 1 pbwiki coletivo

14

15

16

17


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Representação do Mundo pela Matemática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google