A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alienação Jurídica E.E. Dom José de Camargo Barros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alienação Jurídica E.E. Dom José de Camargo Barros"— Transcrição da apresentação:

1 Alienação Jurídica E.E. Dom José de Camargo Barros
- Indaiatuba, disciplina de Filosofia - Trabalho de Filosofia do 4º bimestre de 2007 Alienação Jurídica André, nº03 Bárbara, n06 Camila, nº09 Franciane, nº16 Guilherme, nº20 Isabel, nº22 Kátia, nº28 Marina, nº33 Renan, nº38 2º A Grupo 4

2 O que é alienação? Etimologicamente, a palavra alienação vem do latim alienare, alienus, que significa "que pertence a outro". E outro é alius. Sob determinado aspecto, alienar é tornar alheio, transferir para outro o que é seu.

3 Alienação Jurídica Alienação jurídica significa a perda do usufruto ou posse de um bem ou direito pela venda, hipoteca etc.

4 Pessoa alienada É uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa. Algumas pessoas são tão alienadas que não sabem nem mesmo a situação que nosso país está vivendo.

5 Pessoa alienada Alienação seria um problema de legitimidade do controle social, um problema de poder. Ela torna o indivíduo separado da sociedade e, quando o indivíduo aliena-se da sociedade ele aliena-se de si mesmo.

6 Motivos Hoje em dia temos vários motivos que alienam, entre eles estão: religiões, partidos políticos, comunicação de massa entre outros.

7 Exemplo A religião tem grande poder de alienação, devido a algumas “verdades” que a ciência não pode dar, contrapondo o raciocínio cientifico. Já nos meios de comunicação de massa em relação à alienação é evidente a manipulação dos indivíduos, causada pela indústria cultural.

8 Exemplo O carnaval, a mais importante festa popular do país, é responsável por um verdadeiro apartheid social na Bahia, com os abadás de R$ 2 mil, acessíveis somente aos filhos da burguesia. A juventude negra e pobre de Salvador acompanha “a festa popular” de fora, da “pipoca”, como se diz por lá, separada dos blocos por uma corda e muitos seguranças. O povo, criador da cultura, é alienado dela.

9 Característica A alienação não trata-se de um conceito setorial de ciência social, como a exploração; é uma categoria global de antropologia histórica, menos esclarecida do que interpretativa mas, por isso mesmo, extensamente crítica, filosófica e essencial para compreender a trajetória da humanidade. Segundo Karl Marx, grande pensador alemão, a Religião é o ópio do povo por causar grande alienação na sociedade.

10 Referências Textos http://okanorun.sites.uol.com.br/trabalie.htm
Imagens


Carregar ppt "Alienação Jurídica E.E. Dom José de Camargo Barros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google