A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação Nome: Fabíola Pacheco Silva Turma: 91 Professores: Henry e Raquel Disciplina: Retratos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação Nome: Fabíola Pacheco Silva Turma: 91 Professores: Henry e Raquel Disciplina: Retratos de."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação Nome: Fabíola Pacheco Silva Turma: 91 Professores: Henry e Raquel Disciplina: Retratos de la Revolución

2 Poder Executivo: O Presidente da Venezuela é eleito por um voto plural, através de sufrágio universal e direto, e tem funções quer de chefe de estado, quer de chefe do governo. A duração do mandato é de 6 anos, e um presidente pode ser reeleito para um único mandato consecutivo. O presidente nomeia o vice-presidente e decide o tamanho e a composição do governo, fazendo as nomeações dos seus membros, envolvendo no processo o parlamento. O presidente pode pedir ao parlamento que reconsidere porções de leis que ache dignas de objeção, mas uma maioria parlamentar simples pode anular estas objeções. O atual presidente da Venezuela é Hugo Chávez.

3 Poder legislativo O parlamento unicameral da Venezuela é a Assembléia Nacional. Os seus 165 deputados, dos quais três estão reservados para os povos indígenas, servem mandatos de 5 anos e podem ser reeleitos para um máximo de dois mandatos adicionais. São eleitos por voto popular através de uma combinação de listas partidárias e de círculos eleitorais uni nominais.

4 Poder judicial O órgão judicial mais elevado é o Supremo Tribunal de Justiça, ou Tribunal Supremo de Justiça, cujos magistrados são eleitos pelo parlamento para um único mandato de 12 anos. Poder eleitoral O Conselho Nacional Eleitoral controla os processos eleitorais; é formado por cinco diretores principais eleitos pela Assembléia Nacional.

5 Partidos políticos Os principais partidos políticos da Venezuela são: Movimiento V República (MVR), fundado em 1997 por Hugo Chávez Un Nuevo Tiempo, fundado em 2000 por Manuel Rosales Primero Justicia, fundado em 2000 por Julio Borges Por la Democracia Social (Podemos), fundado em (2003) Patria para Todos (PPT), fundado em 1997 Partido Comunista de Venezuela (PCV, fundado em 1931) Comité de Organización Política Electoral Independiente (COPEI, democrata-cristão, fundado em 1946) Acción Democrática (AD, centro-esquerda, fundado em 1941) Movimento Electoral del Pueblo (MEP, fundado em 1967) Unión Republicana Democrática (URD, fundado em 1945) Movimiento al Socialismo (MAS), fundado em 1971 Convergencia, fundado em 1993 por Rafael Caldera La Causa Radical (LCR ou Causa R, fundado em 1971) Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV ou PSUVE, fundado em 2007)

6 Bibliografia: venezuela/politica-da-venezuela.php venezuela/politica-da-venezuela.php

7 Bandeira:


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação Nome: Fabíola Pacheco Silva Turma: 91 Professores: Henry e Raquel Disciplina: Retratos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google