A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO TOCANTINS HISTÓRICO Aos doze dias do mês de outubro de 1960, toma posse na Paróquia de Santa Terezinha o vigário Pe. Cícero e com ele revitaliza-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO TOCANTINS HISTÓRICO Aos doze dias do mês de outubro de 1960, toma posse na Paróquia de Santa Terezinha o vigário Pe. Cícero e com ele revitaliza-se."— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO TOCANTINS HISTÓRICO Aos doze dias do mês de outubro de 1960, toma posse na Paróquia de Santa Terezinha o vigário Pe. Cícero e com ele revitaliza-se com mais força o sonho da população de se ter em Miracema um Ginásio que pudesse atender a educação de seus filhos. E para que tal feito se realizasse, foram necessárias varias negociações e mobilizações: Em novembro de 1960, conseguiu-se a fundação do ginásio com o profº Venerando de Freitas, através dos Educandários Gratuitos da CNEG - (Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos). Em dezembro de 1960 alguns líderes da comunidade, como Carlos Coelho, Derocy Morais, Mustafá Bucar, Nereu Vasconcelos, Américo Vasconcelos e suas respectivas famílias assinaram ata de fundação do Colégio. A nova escola foi denominada de Ginásio Tocantins e em 1961 realizou-se o primeiro exame de admissão, começando as aulas em março com a primeira série de trinta alunos, no prédio onde funciona hoje a casa paroquial.

2 Aos 03 dias do mês de novembro de 1961 a Madre Redempta escreve demonstrando interesse em inserir o Ginásio Tocantins em suas obras, tornado-o assim parte da Assunção, a nova entidade mantenedora. Em fevereiro de 1962, chegam em Miracema as Irmãs Redempta, Ediviges e Severiana que receberam o Ginásio Normal Tocantins (1º ciclo), que funcionou até o final do ano sob a direção da Madre Redempta, no mesmo prédio, hoje Secretaria Paroquial. Apesar de todos os centros de Ensino dirigidos pela Obra da Assunção receberem o nome de Colégio Assunção, em atenção ao Pe. Cícero que muito contribuiu para essa conquista conservou-se o nome Colégio Tocantins. Aos 15 dias do mês de agosto de 1963 o prefeito da época, Sr. Eurípedes Coelho desapropriou e doou o terreno da preferência das irmãs, às margens do Rio Tocantins, ao lado direito da Av. Tocantins, onde localizava-se o canavial do Sr. Pedro Praxedes e uma chácara do Sr. Pedro Piroca. Com a presença de várias pessoas da comunidade, foram enterrados o pergaminho e a pedra no ângulo direito do primeiro pavilhão do Colégio Tocantins.

3 Neste momento o Pe. Pedro proferiu algumas palavras e fez o seguinte trocadilho: Deste canavial, onde o alambique fabricava cachaça para alegrar os homens e, ás vezes, prejudicá-los na embriaguez, vai se erguer uma fabrica de pessoas ilustres para o futuro do Tocantins e do Brasil. No mesmo ano as irmãs foram morar em uma das salas do primeiro pavilhão do colégio, em seu prédio oficial, onde está em total funcionamento até os dias de hoje. mantido pela ASSUNÇÃO-ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL E DE AÇÃO SOCIAL e convênio total com o Estado. O Colégio Tocantins ministra o ensino tendo em vista os princípios e os fins da Educação Nacional e iluminada pelos ensinamentos e diretrizes da Igreja Católica. Tendo seus Educadores o compromisso de ter sempre em mente o pensamento da fundadora da Congregação das Irmãs da Assunção SANTA MARIA EUGÊNIA DE JESUS (ANA EUGENIA MILLERT DE BROU) de tornar Jesus Cristo conhecido como libertador, tornado os educandos sujeitos de seus próprios atos, tendo como elementos fundamentais: verdade, retidão, coragem, lealdade, simplicidade, alegria e bondade.

4 O Colégio Tocantins se empenha ainda em desenvolver os princípios da: Educação Libertadora, Educação baseada em vivência de valores e integração na vida, Educação de qualidade, Educação baseada numa Pedagogia de respeito e diálogo, reflexão e estímulo.Pela sua vasta história, nos seus 48 anos de vida, o Colégio Tocantins, conviveu com varias gestões: 1962 – Irmã Maria Redempta (Nilza J. Reis) - Fundadora 1963 a Irmã Gertrudes Maria 1967 a Irmã Ottilia Horta Boetger 1970 a Irmã Lurdes Irene 1972 a Irmã Maria Rita (Amélia Ramos Cerqueira) 1975 a Irmã Beatriz Aguilar 1984 a Irmã Joana Pedro de Castro 1986 a Irmã Lais Terezinha S. Lacerda 1987 a Irmã Ir. Márcia (Lusia Martins) 1989 a Irmã Maria Naila Nunes Alcântara 1998 a Irmã Diná José de Souza 2001 aos dias atuais- Ana Maria Lucca A partir de 2001 as Irmãs da Assunção entregam a administração do Colégio Tocantins para uma equipe de professoras que passam a assumir com competência, responsabilidade e muita dedicação a direção, a coordenação pedagógica e administração financeira do Colégio.


Carregar ppt "COLÉGIO TOCANTINS HISTÓRICO Aos doze dias do mês de outubro de 1960, toma posse na Paróquia de Santa Terezinha o vigário Pe. Cícero e com ele revitaliza-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google