A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática e educação Claudio de Oliveira Carga horária 54 horas Ementa Material Forma de avaliação Metodologia de ensino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática e educação Claudio de Oliveira Carga horária 54 horas Ementa Material Forma de avaliação Metodologia de ensino"— Transcrição da apresentação:

1 Informática e educação Claudio de Oliveira Carga horária 54 horas Ementa Material Forma de avaliação Metodologia de ensino

2 Ementa Abordagem histórica dos recursos tecnológicos na educação. A sociedade do conhecimento. O computador e os instrumentos de ensino. Conhecimento teórico e prático do computador como ferramenta aplicada ao ensino. Paradigmas educacionais no contexto dos softwares educativos e sua aplicabilidade. Ensino à distância auxiliado pelo computador. A Internet como agente de pesquisa. As ferramentas básicas do computador (editores de texto, software de apresentação).

3 PRODUTO DE MAIS VALIA TERRA ANTIGUIDADE CAPITAL MODERNIDADE INFORMAÇÃO ATUALIDADE

4 TERRA ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE

5 CAPITUAL / INDUSTRIA ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE

6 INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE

7 Características da sociedade tecnológica Grandes centros urbanos Globalização Valorização do conhecimento Desemprego Meios de comunicação de massa Desenvolvimento Tecnológico FILME

8 CONCEITOS EDUCAÇÃO: Ato de ensinar e aprender.

9 CONCEITOS TECNOLOGIA: Artefatos que servem para ampliar as possibilidade humanas.

10 CONCEITOS CONHECIMENTO:Relação entre sujeito e objeto. O estudo do conhecimento é a epistemologia

11 CONCEITOS INFORMAÇÃO: Matéria prima do conhecimento, dados organizados e sistematizados.

12 O que é tecnologia educacional? Entendemos a Tecnologia Educacional como o corpo de conhecimentos que, baseando-se em disciplinas científicas encaminhadas para as práticas do ensino, incorpora todos os meios a seu alcance e responde à realização de fins nos contextos sócio-históricos que lhe conferem significação. Servem para ampliar as possibilidades de ensinar e aprender. aprender meio professor aluno Ensinar

13 Por que utilizar tecnologias educacionais? 10% 20%30% 50% 70%

14 Explicaram e realizaram praticamente 90%

15 TECNOOGIAS EDUCACIONAIS Retro projetor Quadro de GizQuadro brancoDataShowEpiscópioFlanelografoComputadorInternetRádioTelevisãoDVDLivro DidáticoFlipchart

16 PAPEL DO PROFESSOR Segundo Jose Manuel Moran, A aquisição da informação, dos dados dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel principal - é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Cabe ao professor integrar os vários espaços de aprendizagem, a sala de aula, o laboratório de informática conectado a internet e também os diversos recursos educacionais: o quadro verde, o rádio, a televisão, o retro projetor e computador ligado em rede.

17 QUAL É O PAPEL DO PEDAGOGO FRENTE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL?

18 HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1939 – 2ª Guerra Mundial Calculo balístico Tabelas de tiro

19 ENIAC válvulas 1500 reles Sem teclado Sem mouse

20 EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

21 INCLUSÃO DIGITAL Renda Acessos as TICs Educação

22 Aprendizagem por associação

23 MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EDUCAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS FACILIDADE DE ACESSO A INFORMAÇÃO

24 Friedrich Engels Os homens que, nos séculos XIX e XX, contribuíram para o advento do computador, não suspeitavam que, assim, estavam dando forma a um instrumento que, como nenhum outro, ia revolucionar as condições sociais em todo o mundo, dando lugar à concentração da informação em mãos de uma minoria e provocando a submissão da imensa maioria.

25 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL INFORMÁTICA E SOCIEDADE -, ANTONIO NICOLAU YOUSSEF VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: JOSÉ ARMANDO VALENTE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE ENSINO EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS RECENTES: FABIA MAGALI PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO: MOACIR GADOTTI :


Carregar ppt "Informática e educação Claudio de Oliveira Carga horária 54 horas Ementa Material Forma de avaliação Metodologia de ensino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google