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Informática e educação Claudio de Oliveira
Carga horária 54 horas Ementa Material Forma de avaliação Metodologia de ensino
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Ementa Abordagem histórica dos recursos tecnológicos na educação. A sociedade do conhecimento. O computador e os instrumentos de ensino. Conhecimento teórico e prático do computador como ferramenta aplicada ao ensino. Paradigmas educacionais no contexto dos softwares educativos e sua aplicabilidade. Ensino à distância auxiliado pelo computador. A Internet como agente de pesquisa. As ferramentas básicas do computador (editores de texto, software de apresentação).
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PRODUTO DE MAIS VALIA CAPITAL MODERNIDADE INFORMAÇÃO ATUALIDADE TERRA
ANTIGUIDADE
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TERRA ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE
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CAPITUAL / INDUSTRIA ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE
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INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO SOCIAL TRABALHO ESCOLARIDADE
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Características da sociedade tecnológica
Grandes centros urbanos Globalização Valorização do conhecimento Desemprego Meios de comunicação de massa Desenvolvimento Tecnológico FILME
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CONCEITOS EDUCAÇÃO: Ato de ensinar e aprender.
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CONCEITOS TECNOLOGIA:
Artefatos que servem para ampliar as possibilidade humanas.
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CONCEITOS CONHECIMENTO:
Relação entre sujeito e objeto. O estudo do conhecimento é a epistemologia
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CONCEITOS Matéria prima do conhecimento, dados organizados e sistematizados. INFORMAÇÃO:
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O que é tecnologia educacional?
Entendemos a Tecnologia Educacional como o corpo de conhecimentos que, baseando-se em disciplinas científicas encaminhadas para as práticas do ensino, incorpora todos os meios a seu alcance e responde à realização de fins nos contextos sócio-históricos que lhe conferem significação. aprender meio professor aluno Ensinar Servem para ampliar as possibilidades de ensinar e aprender.
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Por que utilizar tecnologias educacionais?
50% 10% 20% 30% 70%
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Explicaram e realizaram praticamente
90%
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TECNOOGIAS EDUCACIONAIS
Rádio Televisão DVD Flipchart Livro Didático Internet Flanelografo Quadro de Giz Retro projetor Quadro branco DataShow Episcópio Computador
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PAPEL DO PROFESSOR Segundo Jose Manuel Moran, A aquisição da informação, dos dados dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel principal - é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los. Cabe ao professor integrar os vários espaços de aprendizagem, a sala de aula, o laboratório de informática conectado a internet e também os diversos recursos educacionais: o quadro “verde”, o rádio, a televisão, o retro projetor e computador ligado em rede.
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QUAL É O PAPEL DO PEDAGOGO FRENTE A TECNOLOGIA EDUCACIONAL?
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HISTÓRIA DA INFORMÁTICA
1939 – 2ª Guerra Mundial Calculo balístico Tabelas de tiro
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ENIAC 1946 válvulas 1500 reles Sem teclado Sem mouse
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EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
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INCLUSÃO DIGITAL Renda Acessos as TICs Educação
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Aprendizagem por associação
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MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
EDUCAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS FACILIDADE DE ACESSO A INFORMAÇÃO
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Friedrich Engels “Os homens que, nos séculos XIX e XX, contribuíram para o advento do computador, não suspeitavam que, assim, estavam dando forma a um instrumento que, como nenhum outro, ia revolucionar as condições sociais em todo o mundo, dando lugar à concentração da informação em mãos de uma minoria e provocando a submissão da imensa maioria”.
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REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL INFORMÁTICA E SOCIEDADE -, ANTONIO NICOLAU YOUSSEF VISÃO ANALÍTICA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO NO BRASIL: JOSÉ ARMANDO VALENTE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE ENSINO EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS RECENTES: FABIA MAGALI PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO: MOACIR GADOTTI :
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