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Introdução à Cidadania
Constituição Brasileira Artigo 6º- São direitos sociais a Educação, a Saúde, o Trabalho, o Lazer, a Segurança, a Previdência Social, a proteção à maternidade e à infância, a Assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
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X O que é Cidadania? Esfera Pública Esfera Privada/Íntima (poder)
Pólis Cidade Político (bem da pólis) Cidadão
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Esfera Privada/Íntima
ALARGAMENTO Fenômeno Atual X Esfera Pública encolhimento
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Esfera Privada/Íntima Distorção: PRIVILÉGIOS x CARÊNCIAS
INDIVIDUAL(IDADE) INDIVUDUAL(ISTA) X Esfera Pública Espaço do DIREITO Distorção: PRIVILÉGIOS x CARÊNCIAS
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Dois conceitos de Cidadania
FORMAL: indivíduo é pertencente a uma nação; existem leis que garantem igualdade... SUBSTANTIVA: garantia e efetivação de DIREITOS UNIVERSAL (para todos)
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Tipos de Direitos Século XVIII CIVIS: livre expressão, ir e vir, contrato, justiça, corpo... POLÍTICOS: votar e ser votado (participar do bem da pólis)... SOCIAIS: bem estar, educação, saúde... Liberdade Século XIX Fraternidade Século XX Igualdade
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Como e por que esses dois desenvolvimentos ocorrem em paralelo?
Dilemas: Como pode conviver a igualdade formal de direitos com a desigualdade de bens materiais? Como e por que esses dois desenvolvimentos ocorrem em paralelo? Paradoxo das visões sobre juventude: “juventudocêntrica” X visão negativa
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Missão Principal, que causa CRISES
Cidadania é... Criação e manutenção dos espaços sociais / coletivos Direito à Vida no sentido pleno ...e como conseqüência... Transformar Carências e Privilégios em Direitos Missão Principal, que causa CRISES
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Efetivação dos Direitos
Acontece por: Lutas e mobilizações populares Políticas Públicas importância do acúmulo de reflexões das Pastorais da Juventude sobre Políticas Públicas para que estejamos representados hoje no Conselho de Juventude do Governo Federal e nos diversos conselhos municipais e estaduais; Novas formas de participação.
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O que é o espaço urbano? • Organização caótica
Pujança e diversidade cultural Vários centros e periferias (fortalezas das elites isoladas do aglomerado de excluídos) • Contrastes repetitivos • Violência da invisibilidade
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Espaço urbano... • Concentração de oportunidades culturais e econômicas Anestesiamento e naturalização x afetar-se Repele os que não entram no ritmo econômico Terreno em que surgem mobilizações coletivas
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Formas de participação
Ações individuais; Participação em campanhas; Trabalhos em Organizações Sociais, ONGs; Inserção Projetos Públicos, grupos. Escolha por afinidade e com dedicação de tempo adequada à pessoa. Intensificação na década de 90
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Pontos favoráveis, segundo os jovens
“Não basta cobrar, é preciso fazer.” Forma de fazer algo independente do governo. Percepção de que consegue interferir e alterar a realidade com resultados relativamente imediatos. Preparo e experiência profissional ampliando chances de emprego. Maior flexibilidade de horário e freqüência para adequar-se à disponibilidade dos jovens. Trabalho em grupo. Fortalecimento da autonomia. Fonte: “Juventude e Participação Social” (Pólis/Ibase)
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Pontos contra, segundo os jovens
Assume funções e obrigações que são do governo. “Trabalhar de graça” (exploração e não formação) Rouba a vaga de profissional. “Ataca os efeitos e não a causa.” Possibilidade de se resumir a uma ação assistencialista. Fonte: “Juventude e Participação Social” (Pólis/Ibase)
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Ordem de frases que alunos da PUC-SP concordam plenamente:
As pesquisas revelam... Nas regiões metropolitanas, foi a escolha principal das formas de participação social, segundo pesquisa do Inst. Pólis/Ibase (2005) Ordem de frases que alunos da PUC-SP concordam plenamente: 1) Para mim, a vida tem sentido. 9) Sinto muita alegria em reuniões em que todos estão alertas para a realidade. 11) Estou disposto a me engajar numa causa social, humanitária ou política. 18) Minha fé me motiva a me engajar na transformação da sociedade.
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Problemas que mais preocupam o jovem atualmente
[espontânea, em %]
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Assuntos que gostaria de discutir com os amigos (as)
(estimulada, em %) CENÁRIO A CENÁRIO B
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Assuntos que considera mais importantes para serem discutidos pela sociedade - (estimulada, em %)
CENÁRIO A CENÁRIO B
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Atividade dos grupos dos quais participa (Espontânea e múltipla, em %)
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Já pensou em fazer algum trabalho social ou montar negócio no bairro, que fosse bom para a comunidade?[estimulada e única, em %] TOTAL HOMENS MULHERES
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TODOS/AS são chamados/as
... A construir Um Projeto Popular Participativo para o Brasil e para sua realidade local... Construir as atividades permanentes e Celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) como fruto de um processo de elaboração e mobilização.
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