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O RITO DA PRIMAVERA VISÕES DA NATUREZA NA ARTE MODERNISTA.

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1 O RITO DA PRIMAVERA VISÕES DA NATUREZA NA ARTE MODERNISTA

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4 BELL 1. Qualquer teoria estética exige sensibilidade artística (emoção estética) e "pensamento claro" (clear thinking). 2. Deve-se distinguir a obra de arte de um artefacto (a primeira, ao contrário da segunda, suscita emoção estética).

5 BELL 3. O que é a emoção estética? Emoção peculiar provocada pela obra de arte (cada obra produz uma emoção diferente, mas semelhante no tipo [kind]). 4. A qualidade comum a todos os objectos que provocam emoção estética é a forma significante.

6 BELL 5. Na forma significante [visual], linhas e cores combinadas entre si suscitam a nossa emoção estética. 6. A experiência estética é subjectiva; qualquer sistema de estética que pretendesse basear- se numa verdade objectiva seria ridículo; por ex., a crítica de arte pode ajudar-me, mas não me pode substituir na experiência estética.

7 BELL 7. O facto dos sistemas de estética serem subjectivos, não implica que percam validade. Se, por exemplo, A, B, C, D são obras que suscitam em mim emoção estética, enquanto A, D, E, F são obras que suscitam em si essa emoção, pode ser que haja uma qualidade x comum (podemos concordar sobre estética, mas discordar na identificação das obras de arte). Essa qualidade comum é a forma significante da obra.

8 BELL 8. Por que razão não se chama à forma significante beleza? Existem objectos belos que não são obras de arte (seres naturais – o que não impede que alguns consigam ver na natureza o que nós vemos na arte).

9 BELL 9. O Belo é geralmente sinónimo de desejável (não é uma reacção estética). Mas, a palavra em si (por ex., ritmo em vez de forma significante) não é importante, mas, sim, a ideia. 10. Quando uma obra sugere emoções ou nos dá informações, perde, a capacidade de suscitar emoções estéticas, deixando de ser uma obra de arte.

10 BELL 11. Com a fotografia, as obras informativas tornaram-se inúteis. A representação de um objecto é indiferente, irrelevante para uma obra de arte. 12. Qual a natureza moral da obra de arte? A arte está acima da moral; melhor, toda a arte é moral.

11 BELL 13. A obra de arte permite transcender os interesses e as preocupações da vida humana (similitude com a matemática). 14. A forma significante liberta a nossa apreciação de uma obra dos contextos culturais em que foi produzida.


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