A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Médica Aula Teórica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Médica Aula Teórica"— Transcrição da apresentação:

1 Informática Médica Aula Teórica http://im.med.up.pt/telemedicina/
Telemedicina Informática Médica Aula Teórica Abril de 2005

2 Introdução Mediclicks 2003 (c)

3 Introdução A oferta de serviços clínicos ligados aos cuidados de saúde, nos casos em que a distância é um factor crítico. OMS – Organização Mundial de Saúde Além da oferta de serviços ligados aos cuidados de saúde, inclui também a educação remota para o médico e paciente. American Telemedicine Association Existem várias definições de telemedicina, segundo a organização mundial de saúde, esta tecnologia define-se como a “oferta de serviços ligados aos cuidados de saúde em casos em que a distancia é uma factor critico. Enquanto para a american telemedicine association esta definição estende-se também a desenvolvimento de ferramentas e aplicações direccionadas para a educação e sensibilização.

4 Introdução NASA aplica esta definição à permanência do homem no espaço (Biotelemetria). Com a generalização da sua aplicação surgem novos termos como Telehealth e e-Health. abrangem não só aspectos relacionados com a prática clínica mas também aspectos administrativos e legais. A Telemedicina insere-se num campo mais vasto, o da telesaude onde se incluem conceitos como procurar na internet informação sobre um caso clínico até processos de gestão administrativa para entidades de prestação de cuidados de saude. A definição de telemedicina e bastante generica permitindo a inclusao de diversos conceitos. Assim outros organismos poderao utilizar outros conceitos como por exemplo a Nasa que utiliza o termo BioTelemetria par definir a monitorização terrestre de sinais biológicos dos astronautas durante missões espaciais. De um modo geral a Telemedicina define-se como a utilização das tecnologias de informação e telecomunicações para a prestação de cuidados e serviços médicos aos doentes e seus familiares e centra-se na perspectiva clínica.

5 Telemedicina Vamos adoptar a definição :
“O conjunto de serviços clínicos e educacionais que realizados remotamente e que visam a melhoria e eficiência da prestação de cuidados de saúde”.

6 Breve História Ao contrário do que possam imaginar a Telemedicina não é um conceito recente fruto de filmes de ficção cientifica. Conceptualmente já existe há muito tempo e tem vindo a desenvolver a sua forma de aplicação e alcance em paralelo com os meios tecnológicos à disposição.

7 Breve História Pré Era Electrónica
Correio (séc. XIX) - Prestação de cuidados por correio história médica <-> diagnóstico, indicações de tratamento, prescrição. Assim a primeira referencia a cuidados de saude prestados À distancia aparece no sec 19 numa altura em que o principal meio de comunicação era o correio. Ai o médico trocava informações com os doentes ou outros médicos através do correio. É claro que como podem imaginar a velocidade com a informação se propagava não era ideal. Alguns autores tem-se reportado a épocas mais longínquas considerando que a comunicação da existência de um surto de peste numa povoação através de fogueiras ou outro tipo de sinais também se pode considerar telemedicina. Essencialmente utilizar os meios tecnológicos de comunicação à disposição para trocar informações de relevância médica. Com a revolução dos sistemas de comunicação iniciada com a invenção do telegrafo e do rádio novas e melhores formas de trocar informação foram introduzidas na sociedade. A telemedicina rapidamente se adaptou a estas tecnologias utilizando meios mais eficazes de trocar informação que permitiam a realização de consultas quase em tempo real. Em 1910 surge o primeiro estetoscópio eléctrico que através da utilização de tecnologia rádio permitia a uma médico utilizar durante uma consulta remota meios auxiliares de diagnostico.

8 Breve História Pós Era Electrónica Telégrafo/Telefone
(séc. XIX) - Indicações de como executar diversas operações. (1906) – Einthoven efectua a primeira transmissão por telefone de ECG’s. Rádio (1910) - Primeiro estetoscópio eléctrico “transtelephonic”. (1916) - Durante a 1º guerra mundial, o rádio foi utilizado para ligar médicos na frente de batalha, com hospitais de retaguarda. (1920) - Consultas a marinheiros em alto mar. (1960) - NASA desenvolve mecanismos para monitorizar sinais vitais de astronautas em missões espaciais.

9 Breve História Televisão
(1955) - Circuito fechado de TV para consulta entre especialistas do Instituto de Psiquiatria do Nebraska e clínicos gerais Norfolk State Hospital. (1966) - Apoio médico a viajantes através de videoconferência entre o aeroporto internacional de Boston e o Massachusetts General Hospital. Comunicação Wireless Transmissão de ECG e vídeo entre ambulâncias e o hospital.

10 Intervenientes Doente/Médico fisicamente separados.
Médicos fisicamente separados entre si. Doentes e familiares de doentes fisicamente separados. A Telemedicina tem como principais intervenientes na sua aplicação médicos e doentes. Mantém-se entre estes a relação de prestador e receptor de serviços de saúde apenas com a diferença de esta não ser presencial mas sim remota. A tecnologia disponível é também um interveniente, mas silencioso uma vez que como vamos ver condiciona fortemente a forma como a relação entre medico e doente se estabelece e desenrola.

11 Cenários de Aplicação Áreas Remotas ou Isoladas (zonas rurais e de difícil acesso). Ambientes Militares. Estabelecimentos Prisionais. Espaço.

12 Formas de Aplicação TeleConsulta TeleIntervenção TeleMonitorização
TeleFormação

13 Paradigmas Tecnológicos
Store and Forward Real Time

14 Store and Forward Recolha de informação (imagem, sinal, vídeo).
Armazenamento da informação. Envio para o centro de análise do conjunto de informação recolhida. Meios de comunicação ( , Internet).

15 Centro de Exames Centro de Análise
Store and Forward Centro de Exames Centro de Análise

16 Real Time Aquisição de imagem, sinais ou vídeo e envio imediato, em tempo real, para visualização e análise. Interactividade durante o processo de aquisição. Possibilidade de conversação entre os intervenientes (texto, vídeo, som). Meio de comunicação (Telefone, Internet, Redes Dedicadas, Comunicação via Satélite).

17 Real Time

18 Store & Forward vs Real Time
Vantagens Menores requisitos em termos de largura de banda. Menores requisitos em termos tecnológicos. Mais barato. Mais fácil de implementar. Desvantagens Menos interactivo ( não permite uma relação cara-a-cara). Menor tempo de reacção.

19 TeleConsulta (Exames Complementares de Diagnóstico)
TeleRadiologia Store & Forward/Real Time Outras TelePatologia TeleCardiologia TeleDermatologia

20 TeleConsulta (consulta presencial)
Real Time TelePsiquiatria Telemedicina de urgência

21 TeleIntervenção (Cirurgia)
TeleCirurgia Real Time com auxílio de Robótica Network

22 TeleMonitorização (doenças crónicas).
Store & forward

23 TeleFormação - Educação e Sensibilização
Store and Forward

24 Telemedicina – Vantagens(1)
Doente Acesso facilitado a especialistas. Conveniência e conforto aos pacientes (menos deslocações). Suavização do factor isolamento. Acesso a formação e informação.

25 Telemedicina – Vantagens(2)
Médico Acesso mais fácil à opinião de especialistas. Maior conveniência. Acesso a formação e informação.

26 Telemedicina – Vantagens(3)
Entidade prestadora de serviços Extensão de cobertura de serviços. Racionalização de investimentos. Flexibilidade acrescida na gestão dos recursos. Melhor articulação entre os diferentes níveis de cuidados de saúde.

27 Telemedicina – Desvantagens
Ético/Sociais Resistência a mudanças organizacionais e comportamentais relevantes nos serviços de saúde. Qualidade da informação. Quanto menor for a informação obtida sobre um doente, tanto maior será a probabilidade de conclusões erradas (efeito "pequena janela"). Pode tornar menos humana (e quase só técnica) a relação médico-doente. Segurança Garantir ao doente privacidade e confidencialidade. Garantir identificação genuína dos intervenientes. Segurança no meio de comunicação (internet). Responsabilidade legal dos intervenientes. Económicos Investimento elevado em tecnologia.

28 Caso real Sistema de TeleConsulta
Discussão de Casos Clínicos entre clínicos de um Centro de Saúde e Especialistas do Hospital de S. João. teleconsulta.wmv

29 Bibliografia Material didáctico sobre Telemedicina
Journal of Telemedicine and Telecare Telemedicine Journal and E-Health IEEE Transactions on Information Technology in Biomedicine Telemedicine Today Disponíveis no SBIM: Medical Informatics & The Internet in Medicine Journal of the American Medical Informatics Association


Carregar ppt "Informática Médica Aula Teórica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google