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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital Oficina temática: Algoritmos e Programação Professor: Sandro Rigo.

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1 Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital Oficina temática: Algoritmos e Programação Professor: Sandro Rigo

2 Roteiro Apresentação Entrevista Visão geral da oficina Material e recursos Dúvidas, sugestões Laboratório e biblioteca

3 Apresentação Carga horária: 8hs por semana (21, 41) Abordagem: teórico/ prática Apoio: professores (Sandro Rigo, Túlio Bender) Material: livros, apostilas, indicações de links e sites, resumos, interações no AVA Metodologia: proposições de problemas e projetos visando ao objetivo geral do curso

4 Apresentação Competências: Desenvolvimento da habilidade de representação de problemas através de algoritmos Uso de estruturas de dados na elaboração de algoritmos Uso de estruturas de seqüência, seleção e repetição na construção de algoritmos Uso da linguagem C++ no desenvolvimento de soluções para os problemas propostos Uso de diagramas de caso de uso e classes (UML)

5 Apresentação Competências: Desenvolvimento da habilidade de representação de problemas através de algoritmos Uso de estruturas de dados na elaboração de algoritmos Uso de estruturas de seqüência, seleção e repetição na construção de algoritmos Uso da linguagem C++ no desenvolvimento de soluções para os problemas propostos Uso de diagramas de caso de uso e classes (UML)

6 Apresentação Conteúdos: Variáveis, contadores, acumuladores; Estruturas de armazenamento (estáticas); Arquivos; Expressões e operadores; Seleção, laços; Rotinas, parâmetros; Diagramas de caso de uso e classes.

7 Apresentação Avaliação: Cumulativa Incremental Competência exigida x alcançada Acompanhamento Provas escritas Trabalhos práticos

8 Entrevista - Conhecimentos prévios - Experiências relacionadas - Motivação - Outros comentários } mapeamento do grupo = personalização e colaboração

9 Visão geral Atividades teóricas Atividades práticas em laboratório Desenvolvimento de soluções Básicas Intermediárias Evolução “incremental” Objetivo maior: embasamento e prática

10 Material e recursos AVA (http://www.moodle.unisinos.br)http://www.moodle.unisinos.br Site pessoal: http://www.inf.unisinos.br/~rigohttp://www.inf.unisinos.br/~rigo Biblioteca Aulas práticas em laboratório Contato pessoal com professor e monitores Sugestões de leituras e sites

11 Material e recursos Bibliografia Terada, Routo. Desenvolvimento de Algoritmos e Estruturas de Dados. São Paulo: McGraw-Hill, 1991. Lee, Richard C.. Tepfenhart, William M.. Paschoa, Celso Roberto (trad.). UML e C++: Guia Prático de Desenvolvimento Orientado a Objeto. São Paulo: Makron, 2001. Wirth, Niklaus. Lee, Cheng Mei (trad.). Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro: LTC, 1989-1999. Szwarcfiter, Jayme Luiz. Markenzon, Lilian. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1994. Preiss, Bruno R.. Gouvêa, Elizabeth Ferreira (trad.). Estruturas de Dados e Algoritmos: Padrões de Projetos Orientados a Objetos com Java. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

12 Dúvidas, sugestões? Comentários?

13 Laboratório e biblioteca Laboratório Sala 6L121 Biblioteca Ao lado do centro administrativo www.unisinos.br/biblioteca


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