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Editoração Eletrônica e Diagramação
Revisão - Aula 001 e 002 Princípios básicos de diagramação de impressos
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Editoração Eletrônica e Diagramação
O que é Diagramação? É a junção de textos a ilustrações, imagens, tabelas ou gráficos respeitando uma programação visual estabelecida anteriormente, tendo como foco principal a hierarquia das informações, equilíbrio entre textos e outros elementos, cores e também a tipografia utilizada.
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E Editoração? Tendo em mãos o texto, o material publicitário, fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, o editor cuida de distribuir esse material pelas páginas, de acordo margens e colunas pré-estabelecidas. Ele tem que ter em mente o espaço que cada página lhe proporciona para ser coberto.
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Beaux-Art (a) Arts & Crafts (di | a) Art Nouveau (di | a) Construtivismo Russo (p | f) De stijl (di) Bauhaus (di | a) Art Déco (a) *Vernacular (a) *New Wave (t | c | m) Cubismo (p)
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Beaux-Arts
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Arts & Crafts
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Art Noveau
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Construtivismo Russo
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Movimentos que evoluíram a diagramação: De Stijl
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Bauhaus
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Art Déco
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Vernacular
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Movimentos que evoluíram a diagramação: New Wave
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Movimentos que evoluíram a diagramação: Cubismo
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Design Editorial O design editorial promove a organização na forma de projeto gráfico das informações e o aspectos da publicação, concebendo e propagando a identidade do periódico, por meio da diagramação, um grid, imagens, anúncios, organização dos elementos, entre outras características.
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Design Editorial Componentes relevantes: • Organização do conteúdo; • Padrão visual; • Definição da estrutura.
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Design Editorial Componentes do layout: • Cores; • Formato; • Grid; • Tipografia.
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Design Editorial • Cores • Qual a sua influência perante o público-alvo; • Serve para diferenciar, evidenciar ou camuflar determinados elementos da página; • Paleta de cores específica para transmitir a identidade da publicação.
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Design Editorial • Cores
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Design Editorial • Formato • Podem ser predefinidos, a sua escolha será de acordo as questões pautadas. • Delimitado pela margem e mancha gráfica. • Formatos conhecidos: Tablóides e Broadsheet.
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Design Editorial • Formato
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Design Editorial • Grid • Sistema modular de organização e dinamização do conteúdo; • Rede de linhas-guia relativas aos eixo axial do documento; • Preocupação com a legibilidade do componente textual do periódico.
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Design Editorial • Grid
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Design Editorial • Tipografia • Elemento mais importante no design de um impresso; • Compreende tanto a criação quanto a composição de caracteres para transmitir mensagens.
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Design Editorial • Tipografia 1. Presença de serifa na fonte; 2. Design particular da fonte (estilo); 3. Composições de letras em caixa alta e baixa; 4. Espaçamento entre letras (kerning); 5. Espaçamento entre linhas (leading);
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Design Editorial • Tipografia 6. Extensão da coluna; 7. Alinhamento dos parágrafos do texto; 8. Relação entre figura (tipografia) e o fundo.
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Design Editorial contemporâneo • Valorização do conteúdo pela organização da página; • Modulação como forma de padronização da diagramação; • Divisão dos conteúdos em peças para os diferentes gêneros; • Rigor no uso da tipografia; • Sensatez no uso de cores e respeito aos preceitos da informação; • Uso eficiente e frequente da infografia.
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Revisão - Aula 003 Planejamento Gráfico , Informes editoriais e agrupamento
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Representação gráfica e leitura Tipos básicos de diagramação: • Horizontal • Vertical • Modular
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Representação gráfica e leitura Tipos básicos de diagramação: • Horizontal
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Representação gráfica e leitura Tipos básicos de diagramação: • Vertical
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Representação gráfica e leitura Tipos básicos de diagramação: • Modular
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Representação gráfica e leitura Técnicas básicas de diagramação: L U T
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Representação gráfica e leitura Técnicas básicas de diagramação: H I 4
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Representação gráfica e leitura Técnicas básicas de diagramação: Suporte
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Representação gráfica e leitura Leituras: Diagonal Triangular S
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Representação gráfica e leitura Leituras: Z L Cruz
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Representação gráfica e leitura Leituras: Círculo
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Simetria e Assimetria • Simetria: • Assimetria: Centro Geométrico Centro Óptico
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Simetria e Assimetria • Simetria: Centro Geométrico A composição simétrica dá ao layout uma fisionomia ponderada, estática, muito utilizada em materiais mais sérios. Observe que, na simetria, os pesos são divididos proporcionalmente, tornando a composição estática.
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Simetria e Assimetria • Simetria: Centro Geométrico
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Simetria e Assimetria • Assimetria: Centro Óptico A composição assimétrica quebra a monotonia dos layouts simétricos, usando como referência o centro óptico. A composição assimétrica é mais dinâmica. Sua característica é baseada no contraste, expressado mediante um estilo, uma ilustração, caracteres, variação tonal, etc.
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Simetria e Assimetria • Assimetria: Centro Óptico
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Leis Compositivas Então, à partir dessa técnica, surgiram as leis compositivas, que regem as diagramações segundo sua funcionalidade e estética: Unidade e Ritmo.
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Leis Compositivas - Unidade A unidade diz respeito a harmonia das forças tipológicas e ilustrativas relacionadas à estética. Analisamos a unidade levando em conta a escolha de caracteres, ilustrações, formatos, etc.
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Leis Compositivas - Unidade
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Leis Compositivas - Ritmo É a sucessão harmoniosa dos movimentos do layout. Os elementos ficam dispostos visando o aproveitamento do ciclo que a vista humana faz ao se deparar com uma página impressa.
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Leis Compositivas - Ritmo
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Leis Compositivas - Ritmo
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Leis Específicas São os recursos que utilizamos para compor as leis compositivas de unidade e ritmo. São elas: • Variedade; • Proximidade; • Tipo. • Harmonia; • Repetição; • Destaque; • Alinhamento; • Equilíbrio; • Contraste;
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Leis Específicas - Proximidade Itens relacionados entre si devem ser agrupados.
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Leis Específicas - Repetição É uma forma mais marcante de criar consistência em um material. Avalie se é apropriado fazer com que um dos elementos fique mais marcante e utilize-o como o elemento repetitivo.
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Leis Específicas - Alinhamento Nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada item de ter uma conexão visual com algo na página.
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Leis Específicas - Alinhamento
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Leis Específicas - Contraste Intensidade de visualização de cada elemento com relação aos que lhe rodeiam e ao grafismo completo.
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Leis Específicas - Tipo A combinação de fontes diferentes visa aperfeiçoar a comunicação, porém, algumas vezes esta combinação pode confundi-la. Há dois tipos: • Tipografias funcionais (texto corrido e de uso eclético) Tradicionais Diferenciadas
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Leis Específicas - Tipo • Tipografias Características (As fontes características tem um uso mais limitado, porém fornece exclusividade à peça)
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Leis Específicas - Tipo Tome cuidado ao utilizar vários tipos de fontes, crie sempre um contraste para melhorar o entendimento. Há seis maneiras claras e diferentes de contrastar a tipografia: • tamanho; • forma; • peso; • direção; • estrutura; • cor.
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Leis Específicas A utilização eficaz e combinando o que vimos anteriormente de forma coerente, permite um agrupamento consistente e esteticamente bem apresentável.
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Leis Específicas - Agrupamento
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Leis Específicas - Agrupamento
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Leis Específicas - Agrupamento
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Revisão - Aula 005 Princípios de Tipografia
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O que e tipografia? • É a arte, o processo de criação e a classificação do desenho de letras do alfabeto e de caracteres usados para formar as palavras; • É a principal ferramenta de comunicação, que permite dar expressão ao documento, transmitindo instantaneamente uma atmosfera e imagem.
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As tipografias podem ser avaliadas de acordo sua: • Anatomia • Genealogia • Classificação • Composição
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• Anatomia Claro que nenhum designer/publicitário seria demitido de um emprego por se referir à orelha da letra g, por exemplo, como “aquela coisinha bonitinha que sai da parte de cima e que faz um ‘rabinho’”, ou por não saber a diferença entre uma terminal e um remate, mas certamente não custa nada aprender.
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• Anatomia
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• Anatomia
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• Anatomia Bojo = pança ou barriga (olho) Haste = fuste ou poste Barra = Travessão
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• Anatomia Ligação = enlace Volta presente na letra g Espora = rebarba E ainda temos o arco (s | S) e o eixo (o) de uma tipografia.
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• Anatomia A tipografia pode ser apresentada de 3 formas:
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• Genealogia ou família É um conjunto de tipograficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes.
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• Genealogia ou família Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, condensed, dentre outros.
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• Genealogia ou família
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• Classificação Tradicionalmente a tipografia é classificada em 6 grandes grupos: estilo antigo, moderno, serifado, sem serifa, manuscrito/cursivo e decorativas.
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• Classificação Outra forma de classificar os tipos é agrupá-los segundo correntes históricas, esse tipo de classificação leva em consideração os diferentes movimentos tipográficos ao longo do tempo e as suas consequentes transformações estéticas.
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• Classificação Estilo Antigo Exemplos de sensações: antigo, tradição, requinte, confiabilidade, artesanal, sofisticação.
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• Classificação Estilo Antigo
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• Classificação Moderno Exemplos de sensações: solidez, força, robustez, destaque.
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• Classificação Moderno
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• Classificação Serifado Exemplos de sensações: padronização, seriedade.
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• Classificação Serifado
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• Classificação Sem serifa Exemplos de sensações: clean, rigidez, exatidão, inovação.
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• Classificação Sem serifa
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• Classificação Manuscrito Exemplos de sensações: realidade, verídico, artesanal.
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• Classificação Manuscrito
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• Classificação Decorativo Exemplos de sensações: luxo, encanto, requinte, riqueza, extravagância, excesso.
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• Classificação Decorativo
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• Classificação
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• Classificação CUIDADO AO SELECIONAR UMA TIPOGRAFIA!!!
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• Classificação • O que vai ser lido? • Por quem vai ser lido? • Em que vai ser aplicado o texto? • Onde vai ser lido?
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• Classificação • A personalidade da fonte; • A natureza da ideia/conceito; • O perfil do cliente-anunciante; • O Público-alvo; • A Legibilidade.
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• Composição Esta é a atividade que ocupa maior tempo do designer – de maneira bem direta, dispor as letras em palavras, palavras em frases, frases em parágrafos e parágrafos em layout. Alguns princípios e semânticaa respeito de espaçamento, organização e uso adequado de pontuação são imperativos para uma composição competente.
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• Composição Alinhamento; Espaço entre linhas (leading); Espaço entre letras/entreletras (tracking); Kerning;
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• Composição Órfãs e Viúvas (Forcas); Pontuação pendente; Pontuação; Legibilidade e Leiturabilidade.
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• Composição » Alinhamento
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• Composição » Espaço entre linhas (leading) Também chamado de entrelinha, é o espaço colocado entre duas linhas de texto. O inglês ‘leading’ vem das tiras de chumbo (‘lead’) que eram usadas para este efeito.
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• Composição » Espaço entre linhas (leading) A medida da entrelinha é igual ao corpo mais o espaço ou, mais corretamente, de linha de base a linha de base.
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• Composição » Espaço entre linhas (leading)
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• Composição » Espaço entre letras (tracking) Também chamado de entreletras, é o espaço total entre cada letra. É possível espaçar as letras de maneira fechada ou mais aberta. Versaletes e maiúsculas se beneficiam de uma espaçamento mais generoso.
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• Composição » Espaço entre letras (tracking) Trata-se de um processo de adicionar ou remover espaço em todo um bloco de texto, ou seja, mexe-se no espaçamento existente em todo o conjunto de letras por igual, seja uma única palavra, frase, parágrafo inteiro.
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• Composição » Espaço entre letras (tracking) Normal, aberto e mais aberto
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• Composição » Espaço entre letras (tracking) O espaçamento entre palavras deve ser o menor possível e sobretudo consistente. Espaço inconsistente cria ‘rios’ no texto, dificultando a leitura. Estes espaços são também conhecidos como ‘dentes de cavalo’ ou ‘janelas’.
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• Composição » Espaço entre letras (tracking)
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• Composição » Espaço entre letras (tracking)
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• Composição » Kerning É o espaço entre duas letras específicas. É ajustado independente do tracking. Cada par de letras tem o seu kerning definido na fonte digital, mas por vezes são necessários ajustes manuais, sobretudo em tamanhos grandes.
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• Composição » Kerning Parte das letras que ‘sai fora’ do bloco para permitir o encaixe de outras letras que caso contrário ficariam demasiado afastadas, opticamente.
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• Composição » Kerning
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• Composição » Órfãs e viúvas (Forcas) • Órfãs: ocorrem quando a primeira linha de um parágrafo começa no final de uma página ou coluna. • Víuvas: ocorrem quando a última linha do parágrafo é a primeira de uma coluna ou página. • Forcas: são sílabas de palavras hifenizadas que ficam soltas no final ou no inicio de uma coluna ou página.
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• Composição » Órfãs e viúvas (Forcas)
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• Composição » Pontuação pendente
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• Composição » Pontuação pendente
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• Composição » Pontuação • Aspas: “aspas” • Primo: ‘primo’ | 15’ (minutos) | 30’’ (segundos) • Hífen: neo-acadêmico | pre-pa-ra!
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• Composição » Pontuação • Travessão-n: aberto das 13:00 – 15:00 (alt ) • Travessão-m: Então — timidamente — beijaram-se. (alt ) • Reticências: E … Ação! (alt )
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• Composição » Legibilidade Refere-se ao aspecto geral de cada letra e a habilidade do leitor em distinguir uma das outras. • C – G • I – l – 1 • c – e • E – F • i – j • rn – m • N – H • b – h • Ti – T1
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• Composição » Legibilidade A legibilidade deve manter um equilíbrio entre: • Necessidades expressivas; • Tamanho do texto; • Corpo de fonte; • Adequação à mídia.
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• Composição » Leiturabilidade Refere-se a como o tipo se comporta em um texto. • Tipografia de leitura contínua ou de longa durabilidade (funcionais) • Tipografia efêmera ou de impacto (características) Funcionais = Livros | Jornais | Revistas | Manuais | Hipertexto • Caracteristicas = Cartazes | Capas | Logotipos | Embalagens | Anúncios | Sinalização
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leitura contínua ou de longa durabilidade
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leitura contínua ou de longa durabilidade
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efêmera ou de impacto
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efêmera ou de impacto
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