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Plataformas de Computação Algébrica Delfim F. M. Torres MICEI.ProjSemi0607, Universidade do Minho 12 de Janeiro de 2007.

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Apresentação em tema: "Plataformas de Computação Algébrica Delfim F. M. Torres MICEI.ProjSemi0607, Universidade do Minho 12 de Janeiro de 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Plataformas de Computação Algébrica Delfim F. M. Torres http://www.mat.ua.pt/delfim MICEI.ProjSemi0607, Universidade do Minho 12 de Janeiro de 2007

2 Sistemas Universais vs Específicos Sistemas Específicos: – Bons no âmbito restrito a que se destinam – Ex.: Cinderella, SketchPad, etc. Sistemas Universais (SCA): – Difíceis de definir (ferramenta para investigação/ensino, cálculos simbólicos/numéricos, análise e representação gráfica, ambiente programação, processador de texto…) – Úteis nas mais diversas áreas da Matemática; e também fora da Matemática (Biologia, Química, Física, etc.) – Ex.: Reduce, Macsyma, Derive, Maple, Mathematica, Axiom, MuPAD, Maxima, etc. Ver http://www.symbolicnet.org

3 Algumas Potencialidades dos SCA Precisão infinita! Manipulação de expressões algébricas, não numéricas Diferenciação Determinação de soluções de equações Gráficos a duas e três dimensões …

4 Os SCA são mesmo Universais! Usados em Análise, Álgebra, Geometria, Teoria dos Números, Optimização, Grafos… Centenas de livros publicados sobre o uso do Maple (Mathematica, etc) nas mais diversas áreas da matemática – Vários livros disponíveis na Biblioteca da Universidade de Aveiro Várias revistas e conferências periódicas Vários SCA disponíveis gratuitamente

5 Desafio Como é que os SCA podem contribuir positivamente no Ensino? F. Vivaldi. Experimental Mathematics with Maple, Chapman&Hall,2001. David H. Bailey and Jonathan M. Borwein, Experimental Mathematics: Examples, Methods and Implications, Notices of the AMS, 2005, pp. 502-514. António José Mendes, Luís Reis, Manuel Teles Lagido. EDU.CAS?, Educação e Matemática - Revista da APM, 2005, pp. 73-75. J. Carmo, A. Sernadas, C. Sernadas, F. Miguel Dionísio, C. Caleiro, Introdução à Programação em Mathematica, IST Press, 1999.

6 Conclusão Os SCA são muitos usados em Investigação e Ensino (Universidades e Escolas Secundárias) a nível internacional (EUA, Canadá, Brasil, Alemanha) Proporcionam um ambiente científico completo, permitindo a concepção, análise, elaboração e teste de conjecturas, ideias, etc. Ainda pouco divulgadas em Portugal (algumas teses de Mestrado, acções de formação, … mas muito/tudo ainda para fazer/investigar…)

7 http://www.symbolicnet.org WWW: – Maple: http://www.maplesoft.com – MuPAD: http://www.mupad.comhttp://www.mupad.com Muita informação disponível na Internet (ver links na página do MICEI.ProjSemi0607!) – http://elearning.ua.pt http://elearning.ua.pt Computadores no Ensino da Matemática (13282)

8 Questão Embora a Computação Algébrica tenha dado os seus primeiros passos há cerca de 30 anos, no domínio da investigação, encontrando hoje aplicações nos mais variados campos da Ciência e Tecnologia, só mais recentemente está a ser explorada como ferramenta de Ensino. Que vantagens veria na adopção de um Sistema de Computação Algébrica, como seja o Maple, no ensino da programação?


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