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Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.

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1 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Prof. Flávio Yamanaka

2 “Projeto Integrador” Prof. Flávio Yamanaka
Disciplina: Governança de Tecnologia da Informação Eixo Temático: Disciplina Integradora “Projeto Integrador” Prof. Flávio Yamanaka

3 Apresentação Professor Alunos Dinâmica de Integração

4 Ser especialista em Governança de Tecnologia da Informação .
Objetivo Geral Ser especialista em Governança de Tecnologia da Informação .

5 Ser capaz de (1-2): Entender e aplicar os processos de governança de forma aderente aos objetivos estratégicos da organização; Gerenciar os processos de Governança de acordo com os principais padrões e abordagens mundiais como COBIT, ITIL, CMMi, PMBOK, RUP, BS7799, ISO 20000, BSC, dentre outros.

6 Ser capaz de (2-2): Criar processos de controle para a área de TI da empresa Gerenciar equipes e processos da tecnologia da informação de acordo com os principais padrões do mercado; Atuar no apoio a decisão a partir do tratamento de informações, agregando valor ao negócio, como colaborador ou consultor.

7 Ementa (1- 2) Visão geral do processo de mudanças organizacionais.
Fases do processo de mudança. Comportamentos e Resistência à mudança. Problemas comuns. Boas práticas.

8 Ementa (2-2) Projetos de Implantação de Boas Práticas de Governança;
Adequação da Visão de Projetos; Desenvolvimento de um Projeto ou Programa de Implantação de boas práticas de Governança para um caso real.

9 Cronograma de Encontros

10 Propósito Aplicar os conceitos apresentados ao longo do curso pelas disciplinas na prática de uma empresa. Fazer um diagnóstico geral e identificar uma melhoria de processo. Realizar em equipes de 4 pessoas.

11 Apresentação Estrutura Projeto Integrador
Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Presenciais. (ANEXO - 1)

12 Apresentação Gráfica Formato: Apresentado na disciplina de Técnicas de Pesquisa. Utilizar como base o “MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS”. (ANEXO - 2)

13 Orientador (1-2) São 6 horas de orientação por projeto. 4 horas EAD
2 horas presenciais Entra após o terceiro encontro. Função: Auxiliar na construção do processo de melhoria. Revisar e sugerir temas no referencial teórico.

14 Orientador (1-2) Número máximo de trabalhos por Orientador: 5 equipes

15 Seminário 4º Encontro da disciplina Integradora: 06 e 07/12/2013
Entrega do Projeto Integrador (impresso); Presença no seminário: Orientador como convidado, Prof. Integrador. Aberto aos participantes. 45 minutos por apresentação.

16 Avaliação O Prof. Integrador possui o poder de desempatar.
Prof. Disciplina Integradora. Orientador. Prof. Técnicas de Pesquisa. Consenso para o Conceito final O Prof. Integrador possui o poder de desempatar.

17 Conceito Final Análise dos trabalhos (orientador e prof. integrador) serão efetuados em 10 dias; Após terão 20 dias para finalização (alunos).

18 Livros - Pesquisa Biblioteca Senac – Criciúma - Florianópolis
Outros títulos (Consulta on line)

19 Cronograma CRONOGRAMA: (ANEXO - 3)

20 Roteiro do Projeto Integrador
GOVERNANÇA DE TI: ROTEIRO DO PROJETO INTEGRADOR - (ANEXO - 4)

21 Apresentação do Roteiro do Projeto Integrador
Encontro 1 - Atividades 03/08/2012 a 04/08/2012  Apresentação do Roteiro do Projeto Integrador Apresentar as regras do Projeto Integrador; Dividir os grupos de trabalho (4 pessoas); Especificar o tema; Objetivos (Geral e Específicos); Justificativa; Fundamentação teórica; Metodologia (visão inicial) ,

22 1.1 APRESENTAÇÃO A introdução é o texto inicial, que deve apresentar uma visão geral do trabalho, indicando a delimitação do tema, do assunto abordado, objetivos do trabalho e outros elementos que situam a temática abordada.

23 1.2. OBJETIVOS 1.2. Objetivos 1.2.1. Objetivo geral:
Visão macro do que se pretende pesquisar. O uso de verbos ajuda à construir este item. Objetivo Geral define explicitamente o propósito do estudo. 1.2.1 Objetivos Específicos: Os objetivos específicos caracterizam etapas ou fases do projeto, ou seja, é um detalhamento do objetivo geral e não a estratégia de análise dos dados.

24 1.3 JUSTIFICATIVA Deve-se justificar a escolha do tema, a finalidade, relevância e foco do assunto.

25 1.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Deve-se justificar a escolha do tema, a finalidade, relevância e foco do assunto.

26 1.5. METODOLOGIA Metodologia é uma palavra composta por três vocábulos gregos: metà (“para além de”), odòs (“caminho”) e logos (“estudo”). O conceito faz alusão aos métodos de investigação que permitem obter certos objetivos numa ciência.

27 1.6 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Nome e Endereço da empresa estudada Histórico do Segmento Abrangência de atuação Produtos/Serviços Missão e Visão

28 Encontro 2 22/03/2013 e 23/03/2013 Apresentação dos grupos dos itens 1.1 ao 1.6; Inicio do Diagnostico (Item 2 roteiro) Avaliação do ambiente de TI da Organização; Análise de Stakeholders; Avaliação da utilização de boas práticas de governança de TI; Priorização e seleção das boas práticas a serem implementadas.

29 Encontro 3 13/09/2013 e 14/09/2013 Apresentação dos grupos do diagnóstico (item 2 roteiro); Iniciação do Projeto (Item 3 roteiro) PLANO DE GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO ESCOPO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO TEMPO; PLANO DE GERENCIAMENTO DO CUSTO; PLANO DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE; PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS; PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES; PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS; PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES.

30 4. CONCLUSÃO Parte final do texto na qual são apresentadas as conclusões correspondentes aos objetivos propostos na parte introdutória do trabalho.

31 REFERÊNCIAS É um elemento obrigatório e deve seguir as orientações da NBR Devem ser relacionadas às fontes de informação mencionadas ao longo do trabalho. A lista de referências deve ser apresentada em ordem alfabética de autores pessoais ou entidades e títulos, ao final do trabalho.

32 ANEXOS O anexo é opcional e destina-se a complementar as ideias, sem prejuízo do tema do trabalho.

33 Encontro 4 06/12/2013 e 07/12/2013 SEMINÁRIO


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