A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL Carolina Andion.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL Carolina Andion."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL Carolina Andion

2 ONG S PIONEIRAS OU HISTÓRICAS GRUPOS DE ONGsMATRIZES DISCURSIVAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICASALGUNS EXEMPLOS Históricas ou de assessoria FORMAS DE ARTTICULAÇÃO ABONG REDE AS PTA Matrizes neo-marxista e da teologia da libertação. Transformação social como construção de uma nova hegemonia a partir da luta de classes ou como parte da mudança ética (cristã) do comportamento individual e coletivo. Atuação junto aos grupos populares de base (no meio rural e urbano). Legitimidade refere-se ao apoio aos grupos desfavorecidos. Apoiadas pelos movimentos sociais e por organismos da cooperação internacional voltadas ao desenvolvimento dos países do Terceiro Mundo e pela Igreja. Atuação tradicionalmente anti- institucional, questionadora do sistema capitalista e da ação do Estado. Centros de educação popular. Algumas ONGs de apoio à agricultura familiar.

3 ONGS FILANTRÓPICAS OU DE ASSISTÊNCIA GRUPOS DE ONGsMATRIZES DISCURSIVAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICASALGUNS EXEMPLOS Filantrópicas FORMAS DE ARTICULAÇÃO INSTITUIÇÕES E REDES DE FILANTROPIA Matriz da assistência social e da filantropia que se redefine nas últimas décadas com a profissionalização e a politização dessas organizações. Atuação ligada à assistência aos pobres e excluídos, vinculada à idéia de caridade. Apoiadas pela Igreja, pelas próprias famílias dos usuários, pelo Estado e pelo setor empresarial. ONGs de apoio à inserção de portadores de deficiências. Hospitais filantrópicos. ONGs de assistência.

4 ONG S LIGADAS AOS NMS GRUPOS DE ONGsMATRIZES DISCURSIVAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICASALGUNS EXEMPLOS Históricas e mais recentes ligadas aos Novos Movimentos Sociais FORMAS DE ARTICULAÇÃO GT DA AMAZÔNIA REDE MATA ATLÂNTICA E OUTRAS Matriz articulista Defendem projetos sociais fora da relação capital- trabalho. Transformação social passa não só pela mudança nas relações materiais da existência, mas por transformações culturais, políticas e ambientais substantivas no cotidiano (micro- iniciativas). Não separação entre organização e movimento social. Afirmação de múltiplas identidades coletivas, pluralidade. Atuação tanto no meio urbano, como rural e junto a grupos populares ou não. Apoiados pela cooperação internacional, pelo Estado e pelo setor empresarial. ONGs ambientalistas. ONGs feministas. ONGs de prevenção da AIDS. ONGs de defesa de direitos dos homossexuais, transexuais e transgênero ONGs de apoio às crianças e adolescentes.

5 ONG S TÉCNICAS GRUPOS DE ONGsMATRIZES DISCURSIVAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICASALGUNS EXEMPLOS Mais recentes formada por técnicos FORMAS DE ARTICULAÇÃO ASHOKA Artemisia Diferentes matrizes Forte ênfase na profissionalização e na resolução de problemas socioeconômicos. Promovem o empreendedorismo social e a Atuação técnica, acima do político. Ênfase na articulação e nas parcerias. Apoiados pelo setor empresarial, e pela cooperação internacional. ONGs de inserção profissional. ONGs de prestação de serviços nas áreas sociais: saúde, educação, cultura e esporte. ONGs ligadas ao empreendedorism o jovem

6 ONG S LIGADAS AO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO (ISP) GRUPOS DE ONGsMATRIZES DISCURSIVAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICASALGUNS EXEMPLOS Mais recentes ligadas ao investimento social privado FORMAS DE ARTICULAÇÃO GIFE Matriz do terceiro setor, focalizando a complementaridade entre ação pública e privada, por meio do investimento social privado, da ação social das empresas e da responsabilidade social. Atuação a-política. Ênfase na ação cívica e no voluntariado. Apoiadas pelo setor empresarial. Fundações e Institutos empresariais.

7 ONGS DE COOPERAÇÃO GRUPOS DE ONGsMATRIZES DISCURSIVAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICASALGUNS EXEMPLOS ONGs que atuam na cooperação internacional FORMA DE ARTICULAÇÃO Aliança Interage e outras redes Humanista/Urgência Desenvolvimentista Atuam no combate aos efeitos de desastres, guerras e outras calamidades públicas ou na promoção do desenvolvimento. Médicos sem fronteiras OXFAM Terre des Hommes AVINA Fundação Kellog


Carregar ppt "TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL Carolina Andion."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google