A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria dos Sistemas em Administração 1. Origem da Teoria Geral dos sistemas. 1. Origem. 2. Conceitos e Características. 2. Tipos de sistemas. 1. Quanto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria dos Sistemas em Administração 1. Origem da Teoria Geral dos sistemas. 1. Origem. 2. Conceitos e Características. 2. Tipos de sistemas. 1. Quanto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Teoria dos Sistemas em Administração 1. Origem da Teoria Geral dos sistemas. 1. Origem. 2. Conceitos e Características. 2. Tipos de sistemas. 1. Quanto à sua constituição: concretos ou abstratos. 2. Quanto à sua natureza: fechados ou abertos. 3. Parâmetros dos sistemas. 1. Entrada ou insumo (input). 2. Saída, produto ou resultado (output). 3. Processamento ou processador (throughput). 4. Retroação ou retroalimentação (feedback). 5. Ambiente. 1. Origem da Teoria Geral dos sistemas. 1. Origem. 2. Conceitos e Características. 2. Tipos de sistemas. 1. Quanto à sua constituição: concretos ou abstratos. 2. Quanto à sua natureza: fechados ou abertos. 3. Parâmetros dos sistemas. 1. Entrada ou insumo (input). 2. Saída, produto ou resultado (output). 3. Processamento ou processador (throughput). 4. Retroação ou retroalimentação (feedback). 5. Ambiente.

3 ORIGEM DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Origem nos trabalhos de Ludwig von Bertalanfy publicados em 1950 e Sua finalidade é a identificação das propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e das relações entre eles. Procura entender como os sistemas funcionam.

4 A revolução da abordagem sistêmica Abordagem Clássica: 1.Reducionismo. 2.Pensamento analítico. 3.Mecanicismo. Abordagem Clássica: 1.Reducionismo. 2.Pensamento analítico. 3.Mecanicismo. Abordagem Sistêmica: 1.Expansionismo. 2.Pensamento sintético. 3.Teleologia. Abordagem Sistêmica: 1.Expansionismo. 2.Pensamento sintético. 3.Teleologia. Fonte: CHIAVENATO, 2005

5 CONCEITO DE SISTEMA Um conjunto de elementos, dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados/energia/matéria. Para fornecer informação/ energia/ matéria. (CHIAVENATO, 1983) Um todo organizado ou complexo; um conjunto ou combinação de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário. Um complexo de elementos em interação de natureza ordenada e não fortuita. Um conjunto objetos ou entidades que se inter-relacionam mutuamente para formar um todo único. (PARK, Kil H;DE BONIS, Daniel F.; ABUD, Marcelo R., 1997)

6 Sistemas abertos e fechados Um sistema aberto é aquele que troca matéria e energia com o seu meio externo. E, como diz Bertalanffy, a organização é um sistema aberto, isto é, um sistema mantido em importação e exportação, em construção e destruição de componentes materiais, em contraste com os sistema fechados de física convencional, sem intercâmbio de matéria com o meio. Considerando a perspectiva de sistema aberto, podemos dizer que um sistema consiste em quatro elemento básicos:

7 Características obrigatórias dos sistemas sociais: Funcionalismo cada elemento de um subsistema tem um papel ou função a desempenhar num sistema mais amplo. Holismo o sistema só pode ser explicado como uma globalidade e não é uma simples soma das partes. O holismo opõe-se ao elementarismo, que encara o total como a soma das partes individuais.

8 A organização como um sistema aberto Nascem, herdam seus traços estruturais. Morrem, seu tempo de vida é limitado. Têm um ciclo de vida predeterminado. São concretos – o sistema é descrito em termos físicos e químicos. São completos. O parasitismo e a simbiose são excepcionais. A doença é definida como um distúrbio no processo vital. Nascem, herdam seus traços estruturais. Morrem, seu tempo de vida é limitado. Têm um ciclo de vida predeterminado. São concretos – o sistema é descrito em termos físicos e químicos. São completos. O parasitismo e a simbiose são excepcionais. A doença é definida como um distúrbio no processo vital. São organizados, adquirem sua estrutura em estágios. Podem ser reorganizados, têm uma vida ilimitada e podem ser reconstruídos. Não tem ciclo de vida definido. São abstratos – o sistema é descrito em termos psicológicos e sociológicos. São incompletos: dependem de cooperação com outras organizações. Suas partes são intercambiáveis. O problema é definido como um desvio nas normas sociais. São organizados, adquirem sua estrutura em estágios. Podem ser reorganizados, têm uma vida ilimitada e podem ser reconstruídos. Não tem ciclo de vida definido. São abstratos – o sistema é descrito em termos psicológicos e sociológicos. São incompletos: dependem de cooperação com outras organizações. Suas partes são intercambiáveis. O problema é definido como um desvio nas normas sociais. Sistemas Vivos Sistemas Organizados (Organismos) (Organizações) Fonte: CHIAVENATO, 2005

9 Exemplo de sistema Entradas: Dados Energia Informação Saídas: Energia Informação Matéria Fonte: CHIAVENATO, 2005 Retroalimentação

10

11 Retomando as idéias debatidas... Idéias básicas: Os todos são formados de partes interdependentes. A natureza dos sistemas é definida pelo observador. Para enfrentar a complexidade é preciso ter a capacidade de enxergá-la. Quem utiliza o enfoque sistêmico aprende a enxergar sistemas e a sua complexidade. (MAXIMIANO, Antonio Cesar A., 2000) ELEMENTOS COMPONENTES DE UM SISTEMA: ENTRADA PROCESSAMENTO, caixa preta SAIDA OU PRODUTO FEEDBACK ou RETROAÇÃO AMBIENTE

12 Retomando as idéias debatidas... Características obrigatórias dos sistemas sociais: Funcionalismo cada elemento de um subsistema tem um papel ou função a desempenhar num sistema mais amplo. Holismo o sistema só pode ser explicado como uma globalidade e não é uma simples soma das partes. O holismo opõe-se ao elementarismo, que encara o total como a soma das partes individuais.


Carregar ppt "Teoria dos Sistemas em Administração 1. Origem da Teoria Geral dos sistemas. 1. Origem. 2. Conceitos e Características. 2. Tipos de sistemas. 1. Quanto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google