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Gestão EaD e Projeto UCA (Um Computador por Aluno

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Apresentação em tema: "Gestão EaD e Projeto UCA (Um Computador por Aluno"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão EaD e Projeto UCA (Um Computador por Aluno
Acadêmicos: Alberto Vinícius Hilario Coitinho Alexsander da Rosa Costa Carlos Eduardo T. Fagundes Edivaldo Cezar João Batista da Silva Lemos Professora: Ana Margo Mantovani

2 EAD no Brasil No Brasil, a modalidade de educação a distância obteve respaldo legal para sua realização com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996

3 REFERÊNCIAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
Não há um modelo único de educação à distância! Os programas podem apresentar diferentes desenhos e múltiplas combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos.

4 Avaliação Duas dimensões devem ser contempladas na proposta de avaliação de um projeto de educação a distância: a) a que diz respeito ao processo de aprendizagem; b) a que se refere à avaliação institucional.

5 A Avaliação da Aprendizagem
Na educação a distância, o modelo de avaliação da aprendizagem deve ajudar o estudante a desenvolver graus mais complexos

6 Avaliação Institucional
As instituições devem planejar e implementar sistemas de avaliação institucional, incluindo ouvidoria, que produzam efetivas melhorias de qualidade nas condições de oferta dos cursos e no processo pedagógico

7 Gestão acadêmico-administrativa
A gestão acadêmica de um projeto de curso de educação a distância deve estar integrada aos demais processos da instituição, ou seja, é de fundamental importância que o estudante de um curso a distancia tenha as mesmas condições e suporte que o presencial.

8 Sustentabilidade Financeira
A educação superior a distância de qualidade envolve uma serie de investimentos iniciais elevados, para a produção de material didático, na capacitação das equipes multidisciplinares, na implantação de pólos de apoio presencia

9 Objetivos O Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, tem como objetivo ser um projeto Educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.

10 Quando começou? O Projeto OLPC
No Fórum Econômico Mundial em Davos - Suíça, em janeiro de 2005. Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas escolas, FacTI (Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação) FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) CenPRA – Centro de Pesquisa Renato Archer; CERTI – Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras e LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico. Ano 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.

11 Como funcionará? Em Janeiro de 2010 o consórcio CCE/DIGIBRAS/METASYS
Cada escola receberá os laptops para alunos e professores

12 UCA Total Por iniciativa dos governos Federal, Estaduais e Municipais.
Os municípios selecionados são: Barra dos Coqueiros/SE; Caetés/PE; Santa Cecília do Pavão/PR; São João da Ponta/PA; Terenos/MS; Tiradentes/MG

13 GTUCA GTUCA - Grupo de trabalho do Programa UCA.
É formado por especialistas no uso de TICs Para execução do projeto dividiu-se em três frentes: GT Formação; GT Avaliação e; GT Pesquisa.

14 Projeto UCA (Foto)

15 Colégio Estadual Dom Alano Marie du Noday – Palmas – TO
400 Classmate PC/Intel CIEP Prof. Rosa Conceição Guedes – Piraí – RJ 400 Classmate PC/Intel Centro de Ensino Fund. Nº 1 do Planalto – Brasília – DF 37 Mobilis Encore

16 EMEF Ernani Silva Bruno –
EEEF Luciana de Abreu Porto Alegre/RS 330 XO – OLPC EMEF Ernani Silva Bruno – São Paulo/SP 330 XO – OLPC

17 Critérios de escolha de escolas
300 escolas públicas que participam do Piloto do Projeto "PROUCA Escolas da rede pública da Rede Estadual e Municipal

18 Critérios de escolha de escolas
Nº de alunos e nº de professores Cada escola deverá ter entorno de 500 (quinhentos) alunos e professores; Estrutura das escolas As escolas deveriam possuir, obrigatoriamente, energia elétrica para carregamento dos laptops e armários para armazenamento dos equipamentos. Localização das escolas Preferencialmente, deveriam ser pré-selecionadas escolas com proximidade a Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTE - ou similares, Instituições de Educação Superior públicas ou Escolas Técnicas Federais. Pelo menos uma das escolas deverá estar localizada na capital do estado e uma na zona rural;

19 Critérios de escolha de escolas
Assinatura do termo de adesão As Secretarias de Educação Estaduais ou Municipais de cada uma das escolas selecionadas deverão aderir ao projeto através do envio de ofício ao MEC (Ministério da Educação) e assinatura de Termo de Adesão, no qual manifesta-se solidariamente responsável e comprometida com o projeto. Anuência do corpo docente Para cada escola indicada, a Secretaria de Educação Estadual ou Municipal deverá enviar ao MEC um ofício, onde o(a) diretor(a) da escola, com a anuência do corpo docente, aprova a participação da escola no projeto.

20 Escola Beneficiada

21 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
DO PROJETO

22 Projeto UCA: Laptops modelo CM 52C fabricados pela CCE
Sistema Operacional Linux® Metasys Processador Intel® Atom™ 1.6 GHz Cache 512K L2 Memória RAM 512 MB DDR2 Flash Disk 4 GB sem [HD] informações armazenadas em memória flash

23 Projeto UCA: Teclado À prova d'água Bateria Li-Ion 4 Células
Acessórios Sistema Antifurto TPM . Sistema de monitoramento Entrada RJ-45 (Rede) Rede sem fio Wireless LAN b/g

24 Projeto UCA 300 escolas receberam 150 mil laptops
Investimento de R$ 82 milhões de reais.

25 Projeto UCA: Suporte projeto UCA
Site com os drivers e o sistema operacional dos laptops do programa. Os softwares e aplicativos dos equipamentos são livres


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