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Grupo Canopus Gestão Marketing Prof. Sandra Fransolin.

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Apresentação em tema: "Grupo Canopus Gestão Marketing Prof. Sandra Fransolin."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo Canopus Gestão Marketing Prof. Sandra Fransolin

2 AGENDA 1. Administração de Marketing 1.1 Por que estudar Marketing? 1.2 Evolução do conceito e fundamentos do Marketing 1.3 Conceito centrais de Marketing 1.4 Funções do Marketing 1.5 Tipos de Marketing 1.6 Evolução histórica do Marketing 1.7 Capacitação do Profissional do Marketing 1.8 Gerencia de Marketing 1.9 Composto de marketing

3 1. Por que estudar Marketing? Origem da palavra Marketing Marketing como Ciência e Arte O Marketing na Graduação e na Pós-Graduação A Formação do Aluno Aspectos econômicos, políticos culturais e sociais

4 2. Evolução do conceito e fundamentos do Marketing Marketing como Filosofia 1960: Fluxo de Produtos 1965: Composto de Marketing Marketing e Propaganda 1969: Marketing em Instituições não Lucrativas 1969: Willian Lazer – Marketing e a Sociedade 1980/1990: Marketing de Relacionamento 1990/2000: E-marketing ou Marketing Digital

5 A primeira de 1985: Marketing é o processo de planejamento e execu ç ão da concep ç ão, pre ç o, promo ç ão e distribui ç ão de bens, servi ç os e id é ias para criar trocas com grupos-alvo que satisfa ç am os consumidores e os objetivos organizacionais. A segunda, de 2004, é a seguinte: Marketing é uma fun ç ão organizacional e uma s é rie de processos para cria ç ão, comunica ç ão e entrega de valor para o cliente, e gerenciamento do relacionamento com os clientes de forma a beneficiar a organiza ç ão e seus p ú blicos de interesse, ou stakeholders. 2. Evolução do conceito e fundamentos do Marketing

6 3.Conceitos Centrais Marketing Necessidades: Hierarquia de Maslow Desejos: Cliente não compra produto, compra Solução Demandas: De Mercado e de Produto Produtos Troca: As Condições Mercados: Do Primitivo ao Tecnológico Valor: Custos e Benefícios Qualidade: Produtos, Serviços e Clientes Satisfação: Expectativas Relacionamento Fidelidade

7 3.Conceitos Centrais Marketing Necessidades: Hierarquia de Maslow

8 Constru ç ão da Fidelidade com o Cliente 1. Marketing b á sico 2. Marketing reativo 3. Marketing respons á vel 4. Marketing proativo 5. Marketing de parceria 3. Conceitos Centrais Marketing

9 4. Funções do Marketing Planejamento e Analise Ambiental Relacionamento e Atendimento. Pesquisa de Marketing Analise e Segmentação de Mercado Estudo de Comportamento de Compra do Cliente Decisões de Produtos e Marcas Decisões de Preço Decisões de Distribuição e Logística Decisões de Comunicação Integrada em Marketing

10 5. Tipos de Marketing Produtos Serviços Pessoa Lugar Causa Organização

11 5. Tipos de Marketing

12 6. Evolução histórica do Marketing

13 7. Capacitação do Profissional do Marketing Forças Externas e Internas da Empresa Adaptador e Inovador Gerenciamento Integrado dos 4 Ps Força Estratégica e Vantagens Competitiva Participação de Mercado Padrões de Vendas e Preços Lucratividade da Empresa Comportamento dos Concorrentes e dos Clientes Obsolescência do Produto Tendências do Mercado Relação entre Demanda e Capacidade de Produção

14 7. Capacitação do Profissional do Marketing

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17 8. Gerencia de Marketing Oportunidades de mercado e recursos da empresa; Percepções, preferências e exigências dos clientes; Desejos e expectativas dos clientes em relação aos produtos; Os pedidos sejam atendidos e entregues com pontualidade; Clientes receberam instruções, treinamento e assistência técnica em níveis adequados a respeito do uso do produto; Ao posicionamento do produto ou da organização; Contato com os clientes depois da venda, de modo a assegurar sua satisfação; À determinação do marketing mix; À implementação e controle dos programas de marketing; À coleta de idéias dos clientes para melhorias nos produtos.

18 8. Gerencia de Marketing Marketing Holístico Ampliar suas perspectivas a respeito das necessidades e do estilo de seus atuais produtos. Avaliar como seus vários departamentos afetam a satisfação dos clientes. Estender seus horizontes quanto ao setor de atividade, seus atores e sua evolução. Avaliar o impacto de suas ações sobre todos os seus stakeholders – clientes, empregados, distribuidores, revendedores e fornecedores em geral – e não apenas sobre os acionistas.

19 9. Composto de Marketing

20 9.1 Produto

21 Classificação: Bens não Duráveis, Bens Duráveis e Serviços (Bens duráveis)(Não Duráveis)(Serviço)

22 9.1 Produto Classificação: Bens de Consumo e Bens organizacionais (Bens de Conveniência) (Bens de Compra Comparada) (Bens de Especialidade)

23 9.1 Produto Portfolio E Linhas de Produtos: Amplitude e Sortimento (Linha Antarctica)(Linha Bohemia )(Linha Brahma)

24 9.1 Produto Ciclo de Vida do Produto

25 9.1 Produto Marcas

26 9.1 Produto Marca Nominal e Marca Comercial Marca do Fabricante, Marca Própria e Marca Genérica Comercial e Fabricante Nominal Própria Genérica

27 9.1 Produto Embalagem, Rotulagem, Design e Cor Embalagem: Logística, Marketing e Código de Defesa do Consumidor

28 9.1 Produto Novos Produtos

29 9.1 Produto Tipos de Novos Produtos

30 9.2 Preço Conceito Preço: Economia, Empresa e Cliente Curva de Demanda Elasticidade-preço: Mudança e Percentual na quantidade demandada dividida pela mudança percentual no preço Preço Base ou Preço de Tabela

31 9.2 Preço Preço: Segmentação, Posicionamento, Vendas e Lucros, Competitividade e Sobrevivência Abordagens na Formação de Preços: Custos, Concorrências e Valor para o Cliente Custos: Lucro, Custos Fixos e Variáveis, Markup, Taxa de Retorno, e Ponto de Equilíbrio Markup: Razão do Acréscimo pelo Custo ou Preço de Venda Taxa de Retorno: A soma do Custo Total e Retorno de Investimento dividido pelo Numero de Unidade Vendida ROI: Lucro Liquido divido pelo Investimento Ponto de Equilíbrio: Receita igual ao Custo ou os Custos Fixos dividido pela diferença do Preço de Venda e Custos Variáveis Concorrência: Preço abaixo, igual ou acima da Concorrência Valor para o Cliente: Benefícios e Custos Percebidos

32 9.2 Preço

33 Estratégia de Preços: Produtos Novos e Produtos Existentes Novos Produtos: Preços de Desnatamento e Preços de Penetração Produtos Existentes: Perecibilidade, diferenciação, Estágio do Ciclo de Vida Ajuste de Preço: Descontos, Promoções, Liquidações, Preços Psicológicos e Preços Geográficos (CIF e FOB)

34 9.3 Distribuição Conceito de Canais de distribuição Conceito de Intermediários Fabricantes, Atacadistas, Varejistas, e Usuários Finais Cobertura de Mercado ou Intensidade de Distribuição Papel do Atacado Papel do Varejo Varejo: Alimentar e não-alimentar, Varejo tradicional e Auto- Serviço, Varejo com loja e sem Loja Varejo: Rede Corporativa, Loja Independentes e Shopping Center e Franquias Varejo: Imagens e Atmosfera da Loja Logística: Armazenagem, Administração de Estoques, Processamentos de pedidos e Transportes de Produtos Suply Chain Management

35 9.3 Distribuição Fluxo de marketing nos canais

36 9.3 Distribuição Varejo Alimentar no Brasil Fonte: Í ndice varejo alimentar – ACNielsen, Censo dispon í vel em Acesso em: 26 jul www.acnielsen.com.br

37 9.4 Comunicação Integrada de Marketing Conceito de Comunicação O processo de comunicação (Fig. No próximo slide) Comunicação de marketing: conceito e princípios Objetivos: informar, lembrar e persuadir Elementos do composto de comunicação de marketing Elementos pessoais e impessoais A comunicação de marketing: pré-venda, venda e pós- consumo Mensagem: conteúdo, estrutura, formato, fonte. Fatores de escolha: natureza do mercado e do produto Canais: Mídia, pessoas, loja, evento.

38 9.4 Comunicação Integrada de Marketing

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40 9.4A – Propaganda Conceito Tipos de Propaganda Peças de Comunicação Mensagens Brienfing Questões Legais e Ética Agência de Propaganda Audiência da Mídia E Share Cobertura, Freqüência e Impacto

41 9.4B – Publicidade E Relações Publicas Conceito Tipos de Publicidade Diferença entre Propaganda e Publicidade A Publicidade e Relações Publicas Conceito de Relações Publicas Objetivos e Funções RP e Marketing As Ferramentas de RP

42 9.4C – Marketing Direto, E-Marketing E Venda Pessoal Conceito de Marketing Direto Conceito de Comunicação Dirigida Canais Tradicionais de Marketing Direto Bancos de Dados e DataBase Marketing Marketing no Século XXI Venda Pessoal Atividade da Venda Pessoal Etapas do Processo de Vendas

43 9.4D – Promoções de Vendas Conceito Períodos da Promoção Objetivos Promoções ao Consumidor Promoções ao Comercio Atacadista e Varejista

44 9.4D – Promoções de Vendas

45 9.4E – Merchandising Conceito Características: Comunicação, Exibitécnica, Layout, Ações Promocionais Objetivos De Merchandising Atividades Materiais e Ações Promocionais Display

46 9.4E – Merchandising Balcões Balcão para Degustação

47 9.4E – Merchandising Banner Abordagem e Degustação

48 9.4E – Merchandising Cantoneira Bobina Forração

49 9.4E – Merchandising Catálogo Cartaz

50 9.4E – Merchandising Etiquetas e AdesivosClip Strip

51 9.4E – Merchandising Gargaleira Faixa de Gôndola

52 9.4E – Merchandising Inflável Faixa de Gôndola

53 9.4E – Merchandising Stopper Móbile

54 9.4E – Merchandising UrnaTake One

55 9.4E – Merchandising WooblerVitrines


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