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PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
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Apresentação As organizações são as pessoas É uma questão de liderança
Administração Científica Escola Sociotécnica Perspectiva Sociológica e suas limitações Teoria geral contra teorias específicas
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Qual a imagem que temos das Organizações?
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As organizações são as pessoas
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Pessoas e Organizações
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As pessoas são fontes de problemas
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Em outro período da história...
Problemas tecnológicos Problemas de recursos Inexistência de concorrência ou escassez
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Novos níveis de recursos com o desenvolvimento
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A Gol Linhas Aéreas começou a operar em 15 de janeiro de 2001
A Gol Linhas Aéreas começou a operar em 15 de janeiro de Em apenas 9 anos tornou-se a segunda maior companhia aérea do Brasil.
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As Organizações são as pessoas
As pessoas tem características diferentes.
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As Organizações são as pessoas
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Outras questões a serem analisadas
Nem sempre os problemas são representados pelas pessoas. Outros Fatores devem ser avaliados.
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Perspectiva: A Liderança
“O ponto crítico, nas organizações, é o tipo de liderança.” “Nada é possível sem uma boa liderança.” “O problema desta organização é que ela carece de boa liderança.”
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A liderança depende das circunstâncias
Relações Humanas Técnica Planejador e Organizador
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A liderança depende do meio
Época Combinação das Especialidades de Supervisão e Liderança Prática de acordo com o nível de Supervisão
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É uma questão de liderança
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É uma questão de liderança
Época Técnica Planejador e Organizador Relações Humanas
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É uma questão de liderança
Maradona
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É uma questão de liderança
Maradona
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É uma questão de liderança
Quartas de Final: Alemanha 4x0 Maradona Alemanha 4 x Argentina 0
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Outra perspectiva para o problema
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ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
F. Taylor H. Fayol
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Como surgiu e base de pensamentos
- Aumento da Industrialização, necessidade de maximização da produção.
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Tarefas e Processos com
F. Taylor - The Best Way - Recompensa Financeira - Trabalhador ideal
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Estrutura Organizacional com
H. Fayol - Base dos modelos militares e eclesiásticos - Hierarquias bem definidas - Departamentização - respeito de fluxos
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Papel dos Gestores - Não se ocupa com rotina
- Trata as exceções à rotina - Realiza o planejamento - Mantêm sobre os subordinados a ordem
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Críticas ao modelo - Resume-se a pouca valorização do “ser humano” como “ser pensante”
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Organizações ainda aplicáveis
- Mesmo com todas as críticas, o modelo por cargos e funções ainda é base de muitas empresa: - Taylor: “estudo de tempos e movimentos” ou o fazer da maneira certa. - Fayol: Organização por departamentos (cargos/funções)
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Escola Sócio-Técnica
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Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão
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Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia
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Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia Dinamarca
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Um pouco de história Difusão Escola Sócio-Técnica Suécia Dinamarca
Alemanha
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Um pouco de história Difusão Escola Sócio-Técnica Suécia Dinamarca
Alemanha Itália
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Greves Sabotagens Um pouco de história Difusão Combatendo
Escola Sócio-Técnica Um pouco de história Difusão Suécia Dinamarca Alemanha Itália Combatendo Greves Sabotagens
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Escola Sócio-Técnica Anos 80 Contra a simplificação da realidade
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Escola Sócio-Técnica Anos 90 Demanda por flexibilidade
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Fundamentos da Escola Sócio-Técnica
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Romper com o Taylorismo
Escola Sócio-Técnica Romper com o Taylorismo Considerar a complexidade emocional
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Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características
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Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico
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Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta
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Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional
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Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional Desenvolvimento de trabalho em conjunto
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Principais Características
Escola Sócio-Técnica Principais Características Ênfase na inter-relação entre o funcionamento dos seus sub-sistemas social e técnico Defesa do princípio de otimização conjunta A questão da escolha organizacional Desenvolvimento de trabalho em conjunto Preocupação com o aprendizado contínuo
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Finalizando O Trabalho deve gerar... Escola Sócio-Técnica Satisfação
Fonte de experiências de relações humanas Garantia de segurança na sobrevivência
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A Perspectiva Sociológica e suas Limitações
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O que é sociologia?
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História O termo sociologia surgiu no século XVIII, com Auguste Conte . Revolução Industrial Revolução Francesa
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Principais Pensadores
Karl Marx : ( ) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e foi o mais revolucionário pensador sociológico. Émile Durkheim : ( )Acadêmico, sociólogo, antropólogo, filósofo, foi o fundador da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Weber Karl Durkheim Max Weber : ( ) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia e é o pensador mais recente dentre os três, conhecedor tanto do pensamento de Comte e Durkheim quanto de Marx.
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Visão do Sociólogo
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Uma Teoria Geral contra Teorias Específicas
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A busca feita pelos diversos campos do conhecimento tem criado várias teorias clássicas de Administração. O modelo de ciência natural, entretanto, preconiza que as teorias sejam aplicadas de modo geral Entretanto...
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Como teorizar de modo geral sobre as organizações, se há diferentes organizações e sabemos que elas podem se comportar de maneira completamente diferente entre si?
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As diversas contradições surgidas com o Modelo de Administração Científica fizeram surgir a necessidade de um modelo de Administração que seja mais adequado à realidade de uma organização específica.
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Por exemplo, de que forma a comunicação deverá transcorrer dentro da Organização? De forma Vertical? Ou de forma lateral?
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Isso vai depender do tipo de trabalho realizado
Isso vai depender do tipo de trabalho realizado! Acredita-se haver perigo potencial nos trabalhos rotineiros comunicar-se de maneira lateral, ao invés de os subordinados reportarem-se aos seus superiores, ainda mais se há normas cristalizadas a serem seguidas. Conforme ditado pela Administração Científica. Contudo...
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Existem situações em que é mister que haja comunicação entre os colegas de trabalho, e não somente dos subordinados com os superiores, para que a coordenação das atividades não seja prejudicada. Nisto prevalece a Escola de Relações Humanas. Em suma, esses são alguns dos conflitos existentes entre a Teoria da Administração Científica e a Escola de Relações Humanas.
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desde que se prevaleça o bom senso do administrador.
Cada uma das ideias apresentadas pelas duas Escolas têm lugar nas organizações, assim como quaisquer outras que surgirem, desde que se prevaleça o bom senso do administrador.
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