A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A relação entre o indivíduo e organização pode ser

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A relação entre o indivíduo e organização pode ser"— Transcrição da apresentação:

1 A relação entre o indivíduo e organização pode ser
expressa pelo real envolvimento deste indivíduo com a missão e objetivos da organização para a qual esteja trabalhando. Esta relação pode ser definida como a relação entre a Estrutura Formal e a Estrutura Informal Quando esta relação está direcionada para o alcance dos objetivos pessoais e organizacionais surgirá naturalmente um COMPROMETIMENTO de ambas as partes.

2 A importância do comprometimento dentro da estrutura do Endomarketing
Organização comprometida com os objetivos dosfuncionários, receberá em retorno o comprometimento do funcionário com os objetivos organizacionais. O comprometimento continua a ser a base da produtividade, seja qualitativa ou quantitativa.

3 A importância do comprometimento dentro da estrutura do Endomarketing
O comprometimento visa observar o comportamento do indivíduo no contexto da organização. Isso significa que, o grau de comprometimento pode resultar do maior ou menor valor que o indivíduo atribui à organização e às relações de trabalho decorrentes.

4 A importância do comprometimento dentro da estrutura do Endomarketing
É necessária a adoção de uma postura organizacional que procure fortalecer o comprometimento do funcionário em relação às suas metas e as da organização em que atua e diante da necessidade de uma concentração de esforços em estratégias mais compatíveis com as demandas.

5 A ação mais importante no processo de
Endomarketing A ação mais importante no processo de endomarketing patrocinada pela organização, é buscar junto aos funcionários o fortalecimento do grau de comprometimento. Os funcionários devem que acreditar na organização, que deve proporcionar-lhes boas condições ambientais, psicológicas e motivacionais, ao lado da oportunidade de crescimento em relação ao trabalho.

6 A importância do comprometimento dentro da estrutura do Endomarketing
A postura organizacional com relação ao comprometimento dos funcionários é definida pela liderança. É dela que parte as primeiras ações de comprometimento. .

7 A importância do comprometimento dentro da estrutura do Endomarketing
A visão de mercado, a missão organizacional as crenças e valores da organização são as bases que definem a postura do líder em relação ao comprometimento da organização com seus colaboradores

8 A importância do comprometimento dentro da estrutura do Endomarketing
Os programas de produtividade e qualidade fracassam se a organização não dispuser de recursos humanos dedicados efetivamente ao trabalho e à organização com a exata noção de comprometimento

9 Endomarketing endomarketing.
O instrumento capaz de melhorar a comunicação e o relacionamento e ainda, fornecer uma base motivacional para o comprometimento entre as pessoas e delas com o sistema organizacional, chama-se endomarketing. Um conjunto de ações e processos voltados para o público interno da organização.

10 Clima e Cultura Organizacional
Clima é a atmosfera resultante das percepções que os funcionários têm dos diferentes aspectos que influenciam seu bem estar e sua satisfação no dia a dia de trabalho. É o reflexo do estado de espírito ou ânimo das pessoas que predomina em uma organização, em um determinado período

11 Clima e Cultura Organizacional
São percepções compartilhadas acerca de diretrizes, cultura, política e estratégia da organização. A dimensão fundamental da Cultura Organizacional é dada pela importância atribuída por uma organização a certos valores, determinada pela quantidade de esforço investida por seus membros e o comprometimento na emissão de comportamentos.

12 Clima e Cultura Organizacional
Quem forma e fundamenta a cultura organizacional é a liderança com base em valores próprios que são repassados ao grupo de funcionários que se vêm na condição de aceitar. Com o passar do tempo vai se estratificando a cultura organizacional. Quando os valores pessoais aceitam os valores organizacionais, somada a motivação, possibilita o aparecimento do comprometimento.

13 Clima e Cultura Organizacional
A essência da organização não são as estruturas físicas nem a tecnologia avançada, mas os sistemas de crenças e valores que interagem entre seus membros e nas atividades que são desenvolvidas no dia a dia. Da mesma forma, os papeis, as normas e os valores irão nortear o funcionamento da empresa.

14 Afetividade nas relações
Clima e Cultura Organizacional Valores Três valores básicos, imprescindíveis ao desenvolvimento das relações de comprometimento nas empresas, na seqüência que segue: Auto – Estima; Empatia; Afetividade nas relações inter - pessoais

15 Clima e Cultura Organizacional Valores
Auto-Estima – significa gostar de si próprio. É um estado caracterizado por uma força interior que leva as pessoas a um maior e melhor estado de motivação para o comprometimento. Este valor preconiza que todos têm o direito de interagir, dando ordens, pedindo ou consultando, mas que devem lembrar-se, por sua vez, que o outro não deve ter sua auto-estima afetada negativamente;

16 Clima e Cultura Organizacional Valores
Empatia – é colocar-se psicologicamente e em sentimento no lugardo outro, sentindo suas necessidades. Isto facilita a aceitação e a adesão interna das outras pessoas. Este valor apregoa que todos estão livres para interagir, mas que devem observar sempre que estão tratando com pessoas;

17 Clima e Cultura Organizacional Valores
Afetividade nas Relações Inter - pessoais – constitui-se em ser razoável nos pedidos e determinações. Este valor, além de grande facilitador da empatia, propala a natureza igualitária das pessoas,independentemente do nível hierárquico em que se situam, não devendo haver relações de prepotência ou discriminação, de ninguém para ninguém..

18 Motivação Motivação é a vontade de se empregar altos níveis de esforços em direção a metas organizacionais, condicionadas pela capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade do indivíduo. A motivação é um processo global que visa comprometer o funcionário com os objetivos da empresa e integrá-lo à cultura organizacional existente. Como um processo, a motivação tem uma seqüência constituída pelas seguintes etapas: estímulo, esforço, desempenho, valorização, recompensa, satisfação e comprometimento.

19 Motivação – Critérios para a criação
Prioridade para a motivação do grupo de trabalho, com chamamento à parceria,cooperação e lealdade; Valorização do indivíduo dentro de seu grupo; Integração baseada nos valores e objetivos da empresa; Reforço contínuo de uma atitude baseada em valores compartilhados;

20 Motivação – Critérios para a criação
Recompensas e prêmios dirigidos ao grupo para que todos se beneficiem dos resultados positivos; Criação de um ambiente de interação dentro da empresa; Envolvimento dos funcionários no planejamento e na tomada de decisões;

21 Motivação – Critérios para a criação
Estímulo à iniciativa e à atitude criativa; Delegação de poderes de acordo com a natureza da função exercida; Remuneração adequada.

22 Motivação Teoria da Motivação de Maslow

23 Fatores Motivacionais
Motivação -Teoria de Herzberg Fatores Motivacionais (Satisfacientes) Fatores Higiênicos (Insatisfacientes) Conteúdo do cargo Como a pessoa se sente em relação ao seu cargo Contexto do cargo Como a pessoa se sente em relação à sua empresa O trabalho em si Realização Reconhecimento Progresso profissional Responsabilidade As condições de trabalho Administração da empresa Salário Relações com o supervisor Benefícios e serviços sociais

24 Comparação entre as teorias de Maslow e de Herzberg
Motivação Comparação entre as teorias de Maslow e de Herzberg

25 Saber ouvir com atenção é valorizar o indivíduo e
Motivação Saber ouvir com atenção é valorizar o indivíduo e esta é a essência do Endomarketing, “que trata o funcionário como cliente e sabe que todo cliente é importante”

26 Endomarketing “São projetos e ações que uma empresa deve praticar para consolidar a base cultural do comprometimento dos seus funcionários com o desenvolvimento adequado das suas diversas tecnologias, visando, principalmente, a prática dos valores estabelecidos como base da nova cultura, a manutenção de um clima ideal de valorização e reconhecimento das pessoas, o estabelecimento de canais adequados de comunicação inter-pessoal que permitirão a eliminação de conflitos e insatisfações que possam afetar o sistema organizacional e a implementação de administração participativa.”

27 Endomarketing “Deve-se ressaltar que o endomarketing começa com a noção de que os empregados constituem o primeiro mercado interno para as organizações. Se os bens, os serviços e as campanhas de comunicação externa não conseguirem ser vendidas ao grupo-alvo interno, o marketing externo tampouco poderá ser bem sucedido junto aos clientes finais.”

28 A premissa do endomarketing é de que uma troca
interna entre a organização e a equipe de empregados deve funcionar eficazmente antes que a empresa possa ter êxito no alcance de suas metas.

29 Endomarketing- Premissas Básicas
O endomarketing deve ser considerado parte integrante da gestão estratégica; O processo de endomarketing não pode ser impedido por uma estrutura organizacional ou por falta de apoio gerencial; e A alta gerência tem que demonstrar constantemente um apoio ativo ao processo de endomarketing.

30 Endomarketing O sentido HOLÍSTICO do Endomarketing permite que toda a organização compreenda e vivencie o negócio e suas várias atividades. O que significa que o todo( contextos internos e externos) inclusive seja amplamente conhecido por todos na organização

31 Endomarketing Definição, segundo Bekim:
· Ações de Marketing para o público interno –FUNCIONÁRIOS – das empresas e organizações. Conceito Um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de Marketing da empresa ou organização que visa ação para o mercado.

32 Endomarketing Objetivo · Facilitar e realizar trocas construindo
relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações.

33 Endomarketing Função · Integrar a noção de “cliente” nos processos
internos da estrutura organizacional propiciando melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e de processos. [Bekin, 1995:XVII]

34 Endomarketing A proposta do endomarketing é fazer com que os empregados tenham a noção e identifiquem áreas clientes dentro da organização, chegando ao cliente externo, além de atrair e manter o capital humano, um dos ativos mais valiosos da empresa da era do conhecimento.

35 Endomarketing Bekim defende, dentro das empresas, a promoção de valores destinados a servir o cliente, transferindo esta noção ao tratamento dos funcionários e estimulando, por conseguinte, o trabalho em equipe, a cooperação e a integração dos diversos setores, com a utilização de grande parte do instrumental fornecido pelo Marketing.

36 mão-de-obra, treinada e motivada.
Endomarketing Condições fundamentais no ambiente interno Criação de estruturas operacionais flexíveis e descentralizadas, com a valorização da mão-de-obra, treinada e motivada. COMPROMETIDA

37 Endomarketing – cenários onde se faz importante a implementação do Endomarketing
Quando uma empresa está sem sinergia; Quando uma empresa foi comprada por outra; Quando uma empresa está diante de uma nova gestão; Quando uma empresa muda radicalmente seu jeito de ser; Quando uma empresa deseja voltar-se um pouco mais para o mercado.

38 Endomarketing As 3 categorias de mudanças
como instrumento de mudanças na busca do comprometimento As 3 categorias de mudanças

39 Endomarketing Além das resistências organizacionais, existem as resistências individuais. As principais fontes de resistências individuais são: ameaça aos hábitos arraigados; ameaça à segurança já estabelecida; o natural medo do desconhecido e os fatores econômicos. (STONER, FREEMAN, 1999).

40 Endomarketing A chave para enfrentar com sucesso o processo de mudança é o gerenciamento das pessoas, mantendo alto nível de motivação e evitando desapontamentos. O grande desafio não é a mudança tecnológica, mas mudar as pessoas e a cultura organizacional, renovando os valores para ganhar vantagem competitiva.

41 Endomarketing Fatores de sucesso
necessários à mudança Reconhecimento da importância de se ter consenso sobre a necessidade da mudança; Comunicação clara dos objetivos e alterações a serem implementadas; Esforço especial no treinamento; Dar tempo ao tempo; Encorajar a idéia da mudança como fator de adequação ao meio.

42 Endomarketing Fatores de sucesso
necessários à mudança Que a mudança seja construída sobre as forças e valores da organização; Que haja participação em todos os níveis; Que a mudança se dê de forma holística, relacionando-se com a estrutura, estratégia, sistemas de recompensa e sistemas de controle; Que seja planejada a longo prazo e executada em etapas; Que a alta gerência dê todo o apoio e que se torne um processo contínuo.

43 Endomarketing Processos Gerenciais do Endomarketing
Gerenciamento de atitudes e Gerenciamento da Comunicação.

44 Endomarketing O gerenciamento de atitudes é considerado como
parte predominante no endomarketing, devido ao seu caráter contínuo. Visa dar ao funcionário consciência da importância estratégica de um serviço orientado para atender corretamente os clientes externos.

45 O gerenciamento de atitudes inclui:
Endomarketing O gerenciamento de atitudes inclui: o envolvimento, a motivação, o comprometimento, a valorização e a qualificação do funcionário, em todos os níveis hierárquicos, para que ele possa tomar iniciativas e assumir responsabilidades.

46 Endomarketing O gerenciamento da comunicação se dá pela divulgação ampla e irrestrita das informações, permitindo que as mesmas cheguem a todos os funcionários, e que esses possam participar das estratégias organizacionais e dos processos de desenvolvimento dos serviços, proporcionando uma interação entre funcionários de diferentes níveis e diferentes áreas, tornando-os conscientes das tarefas que executam e da sua influência no desempenho da organização através de um feedback contínuo.

47 Endomarketing Antes de iniciar um programa de Comunicação Interna, a empresa deve ter com clareza os objetivos a que se propõe. Exemplos: Aumentar a produtividade; Melhorar a qualidade do produto; Aproximar a empresa da comunidade; Conquistar a credibilidade dos funcionários; Melhorar o atendimento do público; Trabalhar com funcionários felizes; Aumentar os lucros da empresa.

48 Endomarketing Formulação dos objetivos e das estratégias do programa de implementação
Um programa eficiente de endomarketing tem de se ajustar à realidade da organização; Torna-se fundamental identificar as prioridades deste programa, verificando os pontos mais vulneráveis da organização que devem ser corrigidos. Desse modo, iremos saber sobre em que ponto específico deve agir o endomarketing, onde e em que medida ou extensão. Duas linhas de ação irão nortear os objetivos e as estratégias do programa de endomarketing: as atitudes e a comunicação interna.

49 Endomarketing Formulação dos objetivos e das estratégias do programa de implementação
As atitudes representam a motivação, o comprometimento organizacional, a valorização e qualificação do funcionário, os relacionamentos, a melhoria da imagem da organização e os desempenhos de um modo geral.

50 Endomarketing Formulação dos objetivos e das estratégias do programa de implementação
A comunicação interna está dividida em quatro etapas: o estabelecimento do feedback; o diálogo interativo; a divulgação dos resultados das metas e dos objetivos alcançados; e a troca de informações relevantes.

51 Operacionalizando o Endomarketing
Fase I - Pesquisa e Diagnóstico; Fase II – Definição da Meta Global; Fase III – Criação dos Ícones de Comunicação Interna; Fase IV – Divisão do Público Interno; Fase V – O programa propriamente dito; Fase VI – Escolha de um momento para o lançamento do programa.

52 Endomarketing- Programa de implantação
Treinamento sob a ótica da educação e desenvolvimento; Motivação, valorização, comprometimento e recompensa; Sistema de informações e rede de comunicação interna; Segmentação de mercado de clientes internos; Cenários para novos produtos, serviços e campanhas publicitárias.

53 Endomarketing – Plano de ações para alcançar objetivos do Endomarketing
Valorização do indivíduo dentro e fora do seu grupo de trabalho; Integração baseada nos valores e objetivos da organização; Reforço contínuo de uma atitude baseada em valores compartilhados; Envolvimento dos funcionários no planejamento e na tomada de decisões;

54 Endomarketing – Plano de ações para alcançar objetivos do Endomarketing
Chamamento às parcerias, à cooperação e à lealdade; Criação de um ambiente de interação dentro da organização; Estímulo à iniciativa e à atitude criativa; Delegação de poderes de acordo com a natureza da função exercida;

55 Endomarketing – Plano de ações para alcançar objetivos do Endomarketing
Estabelecimento de prêmios dirigidos ao grupo para que todos se beneficiem dos resultados; Formas de comunicação interativa, de modo a assegurar o feedback contínuo e a disseminação das informações; Propaganda interna sobre o andamento dos resultados alcançados com o programa de endomarketing .

56 Endomarketing – Plano de ações para alcançar objetivos do Endomarketing
Estabelecimento de eventos sociais com as famílias dos servidores; Reuniões periódicas de caráter motivacional e de celebração pelos resultados alcançados, motivando os outros setores a prosseguir no alcance das metas propostas; Treinamento e Desenvolvimento.

57 Endomarketing – Plano de ações para alcançar objetivos do Endomarketing
O sucesso da implantação do endomarketing depende 10% do próprio programa ou plano. O gerenciamento e a execução ficam com a responsabilidade dos 90% restantes. Daí a importância total do comprometimento e envolvimento pessoal da alta direção da organização. A liderança é fundamental, criando o modelo, o exemplo a ser seguido e disseminado.

58 Endomarketing – Plano de ações para alcançar objetivos do Endomarketing
Toda organização possui sua forma peculiar de ação e sua cultura interna. Tais fatores contem em si elementos positivos que precisam ser maximizados e elementos negativos que devem ser minimizados ou eliminados. O reconhecimento do Clima Organizacional de uma organização, constitui-se no elemento fundamental para o planejamento estratégico do programa de Endomarketing.

59 Endomarketing – Segmentação do cliente interno
Preferências homogêneas – situação onde todos os clientes internos têm aproximadamente as mesmas preferências, sem apresentar segmentos específicos; Preferências difusas – como oposto, os clientes internos têm preferências diversas, evidenciando a divergência de opiniões e objetivos; Preferências conglomeradas – quando há segmentos específicos de preferências distintas.

60 Endomarketing – Segmentação do cliente interno
A técnica de segmentação de mercados deve ser reempregada emintervalos regulares de tempo, pois o comportamento e interesses dos clientes internos se alteram com o convívio social e com a implementação doendomarketing.

61 Endomarketing - Ações e Instrumentos
Manual e vídeo de integração à empresa; Material de acompanhamento do programa; Manuais técnicos e educativos; Revistas de histórias em quadrinhos; Jornal interno; Encarte da área de recursos humanos no jornal interno; Página ou encarte da associação de funcionários no jornal interno; Jornal de parede; Cartazes motivacionais; Cartazes informativos; Painéis motivacionais;

62 Endomarketing - Ações e Instrumentos
Datas festivas e aniversário dos funcionários; Canais diretos entre direção e funcionários; Vídeos informativos e motivacionais; Videoconferências; Palestras internas; Clubes de leitura; Grife interna; Intervenções teatrais; Mensagens virtuais; Valorização de funcionários; Ambientação; Memória da organização;

63 Endomarketing - Ações e Instrumentos
Rádio interna; Vídeo jornal; Correio eletrônico; Intranet; Clipping eletrônico; TV a cabo;

64 Endomarketing – Elementos de Comunicação
no Endomarketing Comunicação informal; Comunicação interpessoal; Símbolos; Exemplos; Mídia eletrônica (correios eletrônicos, intranet); Circuitos internos de televisão, vídeo, etc; Publicações internas; Eventos; Formas de remuneração e reconhecimento; Imprensa; Onbudsman interno;

65 Endomarketing

66 Endomarketing Canais de distribuição em endomarketing e seus níveis

67 Endomarketing Quadro resumo das diferenças entre os compostos de marketing e endomarketing

68 Endomarketing – sete fatores que determinam o sucesso ou fracasso de um programa de Endomarketing
A valorização da cultura e da instituição; O Endomarketing como um processo educativo; Instrumentos que encantem o público interno; Informação como responsabilidade da empresa; A verdade e a mentira sempre aparecem; As mensagens devem ser simples, curtas e claras; O impacto visual a partir dos instrumentos.


Carregar ppt "A relação entre o indivíduo e organização pode ser"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google