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Concepções Teóricas em Psicologia II Aula II Antecedentes Panorama Filosófico.

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Apresentação em tema: "Concepções Teóricas em Psicologia II Aula II Antecedentes Panorama Filosófico."— Transcrição da apresentação:

1 Concepções Teóricas em Psicologia II Aula II Antecedentes Panorama Filosófico

2 Antecedentes Filosóficos de Jung Heráclito – Platão – Gnose Alquimistas Medievais – Renascença Heráclito (de Efeso) – séc. V – AC 100 fragmentos (logos Heráclitico – Damião Berge – R. de Janeiro INL 1969) O obscuro – 1º filósofo do pensamento dialético – Pensamento Fundamental: A realidade é: Móvel – uma – regida pelo conflito dos opostos Elemento primordial: O fogo

3 Platão: (Academia) 428 a 347 AC –Discípulo de Cratilo e Sócrates (399 AC) –O Mito da Caverna –A Alma: se move por si mesma é simples Causa a vida – incor porea Imortal Gnose: (Início da era Cristã); Busca dos Mistérios da Fé através da Filosofia.

4 Alquimistas Medievais (Paracelso) (1943 – 1541) Médico – Alquimista – Astrólogo Precursores da Química Moderna O Opus Alquímico: A Busca do Ouro (Pedra Filosofal) Via Substancial (Comuns). O laboratório – O Vaso Alquímico – Análise: Busca de um novo nascimento a partir do que já existia.

5 A Renascença (fim do séc. XIV ao fim do séc. XVI) Libertação do jugo dos procedimentos dogmáticos na Arte – Literatura – Ciências – Pensamento Volta aos padrões de perfeição Grego – Romanos Humanismo (retorno à antiguidade clássica) Renovação Religiosa (Reforma) Renovação Política O Naturalismo.

6 Protestantismo 1.Crítica à autoridade institucional 1517 – Wurtemberg as teses 2.Cisão 3.Renovação Espiritual 4.Ênfase na fé como experiência individual 5.Compreensão da Escritura

7 Multiplicidade Suiça –Étnica –Lingüística –Religiosa –(Fragmentação defendida com princípios democráticos fortes) Federação Forte –Oásis de liberdade e democracia –Ordem – Estabilidade diária –Austeridade – Pragmatismo

8 Colonialismo: –Europeu contata com outros povos –Sai do isolamento –Necessidade de compreender o repertório dos chamados Primitivos (Cultura) –Alto grau de avanço em estudos Históricos Filosóficos Da Antiguidade Clássica Formação Clássica: –Escolarização Abrangente –Grego, Latim, História e Filosofia Européias

9 Panorama Filosófico Político da época de C.G.Jung Pensamento vigente no fim do séc. XIX e início do séc. XX Positivismo – Empirismo – Idealismo – Romantismo Positivismo: Augusto Conte (2ª metade do séc. XIX) –Ciência: único conhecimento possível (veto à metafísica) –O método da ciência é descritivo: valem os fatos e a Relação entre eles constatável. A ciência Experimental. –Esse o único método válido para todos os campos da Idagação Humana. Estudos das leis universais do Conhecimento. –O poder da razão.

10 Empirismo: (séc. XVIII) Lock e Hume –Nega-se o conhecimento inato –Nega-se o supra-sensível –Vale apenas a realidade atual (controlada pelos sentidos) –O conhecimento Humano é parcial e limitado (ceticismo) –O método empírico exige: Hipótese Observação Teste da hipótese com experimentos.

11 Jung aprende com essas influências: –O hábito da dúvida –O método crítico –A evitação de afirmações apressadas –Defendia hipóteses intuitivas após quantidades de material empírico coletado (o falo solar) –Pesquisa empírica –Observação clínica acurada –Cuidadosas histórias de caso.

12 Romantismo e Idealismo Alemães –Valorização da intuição e da realidade interior individual –Tentativa de salvar os valores espirituais. Exploração do desconhecido e do enigmático –Dúvida quanto à crença irrestrita nos sentidos e na razão –Inconformismo com o materialismo vigente –Procura de algo além do plano concreto –Busca do irracional e do mito –Estuda os Estados alterados da mente

13 Nietzsche – Análise dos instintos auto-destrutivos –A presença simultânea do bem e do mal na interação Humana. Goethe – O Fausto: Luta c/ o mal –Esforço em manter a tensão dos opostos Schelling: Dinâmica da bissexualidade fundamental Anima – Animus Schopenhauer: Angústia pessimista Realidade absoluta do mal Carus: Funçao autônoma, criativa e curativa do inconsciente.


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