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Concepções Teóricas em Psicologia II

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Apresentação em tema: "Concepções Teóricas em Psicologia II"— Transcrição da apresentação:

1 Concepções Teóricas em Psicologia II
Aula II Antecedentes Panorama Filosófico

2 Antecedentes Filosóficos de Jung
Heráclito – Platão – Gnose Alquimistas Medievais – Renascença Heráclito (de Efeso) – séc. V – AC 100 fragmentos (logos Heráclitico – Damião Berge – R. de Janeiro INL 1969) O obscuro – 1º filósofo do pensamento dialético – Pensamento Fundamental: A realidade é: Móvel – uma – regida pelo conflito dos opostos Elemento primordial: O fogo

3 Platão: (Academia) 428 a 347 AC
Discípulo de Cratilo e Sócrates (399 AC) O Mito da Caverna A Alma: se move por si mesma é simples Causa a vida – incor porea Imortal Gnose: (Início da era Cristã); Busca dos Mistérios da Fé através da Filosofia.

4 Alquimistas Medievais
(Paracelso) (1943 – 1541) Médico – Alquimista – Astrólogo Precursores da Química Moderna O Opus Alquímico: A Busca do Ouro (Pedra Filosofal) Via Substancial (Comuns). O laboratório – O Vaso Alquímico – Análise: Busca de um novo nascimento a partir do que já existia.

5 A Renascença (fim do séc. XIV ao fim do séc. XVI)
Libertação do jugo dos procedimentos dogmáticos na Arte – Literatura – Ciências – Pensamento Volta aos padrões de perfeição Grego – Romanos Humanismo (retorno à antiguidade clássica) Renovação Religiosa (Reforma) Renovação Política O Naturalismo.

6 Protestantismo Crítica à autoridade institucional 1517 – Wurtemberg as teses Cisão Renovação Espiritual Ênfase na fé como experiência individual Compreensão da Escritura

7 Multiplicidade Suiça Étnica Lingüística Religiosa
(Fragmentação defendida com princípios democráticos fortes) Federação Forte Oásis de liberdade e democracia Ordem – Estabilidade diária Austeridade – Pragmatismo

8 Colonialismo: Formação Clássica: Europeu contata com outros povos
Sai do isolamento Necessidade de compreender o repertório dos chamados Primitivos (Cultura) Alto grau de avanço em estudos Históricos Filosóficos Da Antiguidade Clássica Formação Clássica: Escolarização Abrangente Grego, Latim, História e Filosofia Européias

9 Panorama Filosófico Político da época de C.G.Jung
Pensamento vigente no fim do séc. XIX e início do séc. XX Positivismo – Empirismo – Idealismo – Romantismo Positivismo: Augusto Conte (2ª metade do séc. XIX) Ciência: único conhecimento possível (veto à “metafísica”) O método da ciência é descritivo: valem os fatos e a Relação entre eles constatável. A ciência Experimental. Esse o único método válido para todos os campos da Idagação Humana. Estudos das leis universais do Conhecimento. O poder da razão.

10 Empirismo: (séc. XVIII) Lock e Hume
Nega-se o conhecimento inato Nega-se o supra-sensível Vale apenas a realidade atual (controlada pelos sentidos) O conhecimento Humano é parcial e limitado (ceticismo) O método empírico exige: Hipótese Observação Teste da hipótese com experimentos.

11 Jung aprende com essas influências:
O hábito da dúvida O método crítico A evitação de afirmações apressadas Defendia hipóteses intuitivas após quantidades de material empírico coletado (o falo solar) Pesquisa empírica Observação clínica acurada Cuidadosas histórias de caso.

12 Romantismo e Idealismo Alemães
Valorização da intuição e da realidade interior individual Tentativa de salvar os valores espirituais. Exploração do desconhecido e do enigmático Dúvida quanto à crença irrestrita nos sentidos e na razão Inconformismo com o materialismo vigente Procura de algo além do plano concreto Busca do irracional e do mito Estuda os Estados alterados da mente

13 Goethe – O Fausto: Luta c/ o mal
Nietzsche – Análise dos instintos auto-destrutivos A presença simultânea do bem e do mal na interação Humana. Goethe – O Fausto: Luta c/ o mal Esforço em manter a tensão dos opostos Schelling: Dinâmica da bissexualidade fundamental Anima – Animus Schopenhauer: Angústia pessimista Realidade absoluta do mal Carus: Funçao autônoma, criativa e curativa do inconsciente.


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